Também chamado de mindfulness eating, “Mindful eating é observar pensamentos, emoções, sensações de fome, saciedade. A resposta dessa comida ao seu corpo enquanto você come”, declara o nutricionista esportivo João Motarelli.
Mais do que comer devagar, o Mindful Eating trabalha a consciência dos sinais físicos e emocionais da alimentação. Permite reconhecer os sinais de fome, vontade, saciedade e os “gatilhos” que despertam o desejo de comer. Com sua prática, aos poucos, é possível perceber outras necessidades, além do ato de comer.
Para manter o equilíbrio e a tranquilidade diante dos alimentos e das bebidas disponíveis, praticar o mindful eating é uma das estratégias que mais pode nos ajudar. Atenção plena ao comer é estar ciente de seus sentimentos e mecanismos de pensamento: estar presente no momento e realmente apreciar cada pedaço de comida.
O comer consciente é perceber que se nutrir é um momento de afeto com o corpo e a mente, é estar completamente presente, é observar se aquele alimento te faz bem ou mal.
Publicado pela SAÚDE, o livro Mindful Eating – Comer com Atenção Plena (clique aqui para comprar) mostra como a proposta do mindfulness pode se aplicar na nossa alimentação. A ideia é dar mais atenção ao que colocamos na boca – e, assim, aproveitar uma refeição de forma mais saudável e saborosa.
O que é Mindful Eating? É um conjunto de técnicas baseadas em exercícios de meditação que tem como objetivo trazer a atenção plena para o que está se passando no momento, com a finalidade de se tornar consciente do que leva para a boca.
Em vez de restrições, o foco é na alimentação espontânea, intuitiva, que ajuda a evitar a compulsão alimentar e trata os sinais de fome integrados às escolhas mais saudáveis. Assim, é possível manter o carinho e cuidado com o seu corpo e principalmente com a sua saúde.
Conhecido como fome emocional, o quadro está ligado justamente a fatores como ansiedade e estresse. Mas, diferentemente da fome física, essa conduta pode ser evitada. E deve, já que comer quando o corpo não precisa mais de alimentos pode ocasionar em problemas à saúde.
A alimentação intuitiva consiste em decidir o que comer com base no que sabemos que é certo ou errado para nosso corpo. A alimentação intuitiva é: Comer em resposta ao que se sente no corpo. Por exemplo, comer quando se tem fome e parar após ter comido o suficiente.
10 Dicas para Comer de Forma Consciente
Como ficar calmo quando está nervoso?
Qual melhor horário para tomar CLO?
Como dar corda no relógio de corda?
Como fazer referência de trabalho acadêmico?
Para que serve o sumo do Assa Peixe?
Quantos dias devo tomar cetoconazol para pano branco?
Como é feita a determinação experimental para o cálculo do Km de uma enzima?
Como devo tomar o mylanta Plus?
Como abreviar a palavra memorando?
O que que significa com participação?
Pode tomar creatina e whey protein?
Qual o melhor horário para tomar o Linfacha?
Qual o melhor horário para tomar o fluconazol?
Qual o melhor horário para tomar cetoconazol?
Para que serve Ignatia amara CH 30?
Qual a dosagem de Rivotril para dormir?
Para que serve o naproxeno sódico 550?