Entre diversas modalidades meditativas, existe a meditação zazen – ou meditação sentada. O termo zazen tem origem budista, em que “za” significa sentar-se e “zen” um estado meditativo profundo e sutil. Dessa maneira, a meditação zazen foca em estar consciente de si mesmo na intimidade do silêncio.
Aí está o fim do sofrimento, a iluminação, o nirvana. A essência dos ensinamentos budistas está nas práticas meditativas, que se fundam em tradições anteriores ao próprio Buda. Na meditação busca-se cessar a atividade mental ininterrupta, na qual pensamentos e fantasias bloqueiam a experiência direta e intuitiva.
Isso acalma a mente e evita o seu tagarelar normal, permitindo-nos não nos preocupar tanto e ter mais tranquilidade na vida diária. A visualização da imagem do Buda também pode ser usada como o objeto para o qual direcionar a mente e a concentração. ... Esses são alguns dos muitos tipos de meditação ensinados no Budismo.
A prática formal do kinhin se realiza em grupo, em fila indiana. Com os participantes movendo-se no sentido horário, formando um retângulo na sala de meditação. Os praticantes caminham de acordo com sua própria respiração. Avançando uma pequena distância, correspondente a um pé, a cada ciclo de inspiração e expiração.
A prática do zazen consiste basicamente em sentar-se em uma posição confortável, com a coluna ereta, em períodos de até 40 minutos, intercalados com meditação andando (Kinhin). Durante esse tempo deve-se procurar observar os pensamentos e sensações que surgem, sem buscar reprimi-los, causá-los ou julgá-los.
“Za” significa sentar-se; “zen”, estado meditativo profundo e sutil. “Zazen é estar consciente de si mesmo e da teia da vida na qual somos causas, condições e efeitos”, ensina Coen.
Tenha um alarme por perto. É bom assegurar que a prática de meditação dure por um período suficiente, mas, ao mesmo tempo, não é legal interromper a concentração para olhar as horas. Coloque um alarme com o período que quiser para meditar – seja dez minutos ou uma hora.
Só leve o que funciona para você do Budismo Tibetano (os princípios) e pratique todos os dias. Quanto mais você estudar e meditar, mais tudo vai começar a se mesclar e se unir na sua mente, e você tem que deixar cozinhando por um bom tempo. Quanto mais avançado ou difícil o ensinamento, mais tempo demora para assimilar.
Para criar este artigo, 67 pessoas, algumas anônimas, editaram e melhoraram o texto desde sua criação. Este artigo foi visualizado vezes. Os benefícios da meditação são sempre anunciados por aqueles que a praticam diariamente ou com regularidade.
Evite ocupar sua cabeça com a respiração – apenas tenha esta experiência por meio dos sentidos. Se a atenção se desviar da respiração, traga-a de volta. Mesmo depois de ganhar bastante experiência com a meditação, você vai descobrir que os pensamentos podem voar.
Como é feita a classificação dos hotéis?
Como saber se a mordida é certa?
Quando a abóbora está boa para colher?
Qual marca de manteiga é melhor?
Qual óleo usar quando o motor está fumando?
Como saber se a leitoa está prenha?
Como fazer o teste do cotonete para saber se a menstruação vai descer?
Qual progressiva grávida pode usar?
Como identificar o complemento nominal nas frases?
Como saber se o LED do controle remoto está queimado?
Como usar a escova de dente Bitufo?
Como descobrir se a moto é roubada pelo chassi?
Como saber se a margarina estragou?
Qual é o formato da Lua crescente?
Como usar a escova de rosto manual?
Quando a menstruação fica desregulada?