O complemento nominal representa o recebedor, o paciente, o alvo da declaração expressa por um nome.
A função do objeto indireto é completar o sentido de um verbo (porque é um complemento verbal). A função do complemento nominal, por sua vez, é completar o sentido um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio).
Complemento nominal, como o nome sugere, é um termo da oração responsável por completar o sentido de um nome, que para a gramática é representado pelos substantivos, adjetivos ou advérbios.
Tendo em vista que o complemento nominal e o objeto indireto assemelham-se pelo uso da preposição, explique a diferença que há entre ambos no que se refere às suas funções. a – Marcos sempre foi leal com seus amigos. b – Algumas empresas determinaram uma limitação dos lucros.
Vejamos alguns exemplos de complemento nominal. Os termos em negrito são os complementos nominais; os sublinhados são os nomes que os evocam: Eu tenho muito orgulho de você. Numa hora dessas, é preciso ter fé em Deus. Fernanda queria ter aptidão para o desenho. O professor agiu favoravelmente aos alunos.
Os complementos verbais, como o próprio nome indica, ligam-se a verbos transitivos para tornar completo o seu sentido. Observe a oração abaixo: Eu comprei uma casa. Nessa oração, é possível perceber que, se nós interrompermos o enunciado no verbo, ele pedirá uma informação maior.
Qual o remédio de verme mais completo?
Tem colesterol alto pode comer banana?
Como a cultura popular é transmitida?
Como se formaram as cidades satélites?
Quanto tempo dura uma bola de futebol?
Quanto custa para fazer um teto de drywall?
Qual é o significado da palavra compôs?
Quais as linguagens de comunicação da arte?
Qual é a origem da árvore de Natal?
Qual é o país menos povoado do mundo?