O Apoio Matricial, também chamado de matriciamento, é um modo de realizar a atenção em saúde de forma compartilhada com vistas à integralidade e à resolubilidade da atenção, por meio do trabalho inter disciplinar 1,2.
77-84., o matriciamento consiste em um arranjo organizacional que visa outorgar suporte técnico-pedagógico em áreas específicas às equipes responsáveis pelo desenvolvimento de ações básicas de saúde para a população.
De maneira simples, o matriciamento pode ser definido como um modo de produzir saúde em que equipes complementam suas atividades, num processo de construção compartilhada, com o fim último de tratar das dificuldades de uma pessoa por meio de uma proposta de intervenção pedagógica e terapêutica conjunta.
A proposta do grupo deve ser aquela que permite que seus integrantes tenham voz, espaço e corpos presentes, que seja capaz de fazer com que os usuários sintam-se ativos, ouvidos em suas demandas, para então poder ouvir e colaborar com a demanda alheia (2).
O matriciamento visa transformar a lógica tradicional dos sistemas de saúde: encaminhamentos, referências e contrarreferências, protocolos e centros de regulação, por meio de ações mais horizontais que integrem os componentes e seus saberes nos diferentes níveis de assistência (CHIAVERINI, 2011).
O papel do matriciador não é seguir capitaneando a escuta dos usuários da unidade básica (embora seja tentado a tal, pela sua formação), mas conseguir fazer uma passagem dessa escuta/acolhimento/cuidado à equipe.
Este dispositivo trabalha com três diretrizes: a) levar a lógica do apoio e da cogestão às relações interprofissionais no cuidado compartilhado; b) lidar a partir do referencial da interdisciplinaridade com processos sociais, sanitários e pedagógicos; c) construir equipes multiprofissionais com corresponsabilização no ...
Matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.
O apoio matricial pretende oferecer tanto retaguarda assistencial quanto suporte técnico-pedagógico às equipes de referência. Depende da construção compartilhada de diretrizes clínicas e sanitárias entre os componentes de uma equipe de referência e os especialistas que oferecem apoio matricial.
A proposta do grupo deve ser aquela que permite que seus integrantes tenham voz, espaço e corpos presentes, que seja capaz de fazer com que os usuários sintam-se ativos, ouvidos em suas demandas, para então poder ouvir e colaborar com a demanda alheia (2).
O trabalho tem como objetivo o entendimento e a articulação do texto: “Avaliação de estratégias inovadoras na organização da atenção primária à saúde”, de Campos; Ferrer; Corrêa; Madureira; Gama; Dantas e Nascimento, para que se possa ampliar o conceito sobre matriciamento e discutir quais os benefícios e dificuldades em sua aplicação.
2.2 A interconsulta como instrumento do processo de matriciamento pág25 2.3 A consulta conjunta de saúde mental na atenção primáriapág28 2.4 Visita domiciliar conjunta pág34 2.5 Contato a distância: uso do telefone e de outras tecnologias de comunicação pág38 2.6 Genograma pág40 2.7 Ecomapa pág44 Capítulo 3.
Vale a pena entender o que é e como funcionam as práticas de matriciamento na saúde brasileira..
É nesse contexto, de mudanças e de desenvolvimento da saúde, que surgem as estratégias de Apoio Matricial, ou de matriciamento; medidas tomadas pelo Ministério da Saúde para promover a articulação entre atenção básica, saúde mental e os aparelhos de auxílio integrados a ambas.
Pode pegar insulina na farmácia popular?
Como conseguir o Porsche no cyberpunk?
Como não se molhar na chuva de moto?
Como solicitar o Pronampe MEI?
Tem como pegar o certificado do Encceja pela internet?
Como pegar mel de abelha Minecraft?
Como é feita a medição de energia elétrica?
Como sacar FGTS emergencial 2020?
Como faço para pegar o diploma na Uninove?
Como conseguir o Squirtle no Pokémon Fire Red?
Como usar o bloco de notas no smartphone?
Qual o tratamento para oxiuríase?