Os produtos light (leve, em inglês) são aqueles com teor reduzido de sódio, açúcares, gorduras ou colesterol. Já os diet (dieta, em inglês) têm em sua composição a ausência total de algum ingrediente em particular, como açúcar, gordura ou sal.
Light é quando há redução de pelo menos 25% de algum nutriente presente no alimento original (podendo ser este nutriente: açúcares, gorduras, calorias, sódio ou outros). Diet é quando o alimento não tem um nutriente (que pode ser açúcar, gordura e proteína ou outro).
Os alimentos Light são indicados para pessoas que querem consumir menos calorias, já os alimentos Diet não são necessariamente menos calóricos do que o produto original, e são indicados para pessoas com restrições alimentares. Alimentos com baixo teor calórico ou de determinados componentes, como sódio ou açúcar.
Quando consumir alimentos diet ou light
Por geralmente serem isentos de açúcar, os produtos diet são indicados para quem tem diabetes e os alimentos light podem ser indicados para quem tem gordura no fígado ou está fazendo uma dieta para emagrecer.
O alimento diet é desenvolvido para atender pessoas com alguma necessidade metabólica (diabéticos, fenilcetonúricos, celíacos). Por outro lado, o alimento light pode ser utilizado por essas pessoas também. Por exemplo, um pão light que não tem adição de açúcar pode ser utilizado pelos diabéticos.
26 curiosidades que você vai gostar
Os alimentos diet são indicados, principalmente, para pessoas que precisam eliminar ou restringir um grupo alimentar da dieta, como: – Diabéticos (restrição de açúcar); – Pessoas com taxas altas de colesterol e triglicérides (restrição de gordura); – Hipertensos (restrição de sódio);
Os alimentos light possuem redução de 25% no valor calórico ou na quantidade de algum ingrediente em relação ao original, como gorduras, açúcares ou sódio. É por isso que, para quem deseja emagrecer, os produtos light são os mais indicados.
Por ter uma redução de gorduras normalmente sem acréscimo de outros ingredientes para compensar, os alimentos light costumam ser os mais indicados em dietas de emagrecimento. – No light, você tira um pouco de uma coisa, mas nem sempre acrescenta outra. Tira a gordura, mas não adiciona química.
Entretanto, é importante destacar que, em alimentos light, pode ocorrer a redução de nutrientes, como o sódio, que não causam redução no número de calorias. Além disso, a diminuição de algum nutriente pode ocasionar a adição de outro para manter a consistência e sabor.
O refrigerante light ou zero tem zero caloria, mas a quantidade de sódio é maior. O diet, por sua vez, é recomendado para dietas especiais, como a de pacientes diabéticos. Costuma ter menos carboidrato, açúcar, gordura ou sódio.
Os alimentos diet se destinam a grupos populacionais com necessidades específicas e significa que o produto é isento de um determinado nutriente. Na maioria dos produtos, os diet são sem açúcar, mas é importante comprovar se o nutriente retirado foi mesmo o açúcar, e não gordura, sódio ou outro componente.
Por exemplo, o chocolate diet não contém açúcar, no entanto é mais calórico do que o tradicional, pois tem um teor maior de gorduras. Já o produto light é indicado para quem está preocupado em reduzir calorias. O diabético deve restringir o consumo de açúcar, então pode optar pelos produtos diet isentos de açúcar.
Na hora de comer, é bastante importante saber dividir o seu prato com alimentos saudáveis – e nas quantidades corretas. O ideal é que o recipiente tenha 25% de proteínas, 25% de grãos e 50% de vegetais sem amido. Dessa forma, controlar o diabetes e perder peso fica muito mais fácil.
Na Pirâmide Alimentar, os alimentos são classificados em oito grupos, a saber:Grupo 1: Carboidratos. ... Grupo 2: Verduras e Legumes. ... Grupo 3: Frutas. ... Grupo 4: Leite e derivados. ... Grupo 5: Carnes e Ovos. ... Grupo 6: Leguminosas e oleaginosas. ... Grupo 7: Óleos e Gorduras. ... Grupo 8: Açúcares e Doces.
INDICAÇÃO : É indicado para perda de peso e reeducação alimentar. A composição age reduzindo o apetite, acelerando o metabolismo eliminando assim gorduras localizada. Com a perda de peso, trabalhamos em cima de uma formula que consequentemente age contra flacidez.
A dieta mediterrânea também empatou em primeiro lugar com três dietas: a flexitariana na categoria melhor dieta para diabetes, a do Vigilantes do Peso como dieta mais fácil de seguir e a DASH como melhor dieta para uma alimentação saudável.
Comece dividindo seu prato em quatro partes:
As duas primeiras partes (50% do prato) ficam destinadas para a salada (verduras e legumes). A terceira parte (25% do prato) fica reservada para o carboidrato. A parte que restou (25%) deve ser dividida entre proteína animal e vegetal.
IN NATURA ou MINIMAMENTE PROCESSADOS: não contém sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original. – In natura: são diretamente obtidos de plantas ou animais e adquiridos para o consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza.
A principal diferença está na redução percentual de qualquer componente do pão tradicional ou integral, como por exemplo menor quantidade de gordura ou açúcar. Esta mudança torna um determinado produto light e acaba refletindo no seu valor energético.
Os alimentos “zero” possuem total isenção de algum nutriente, sem adição de outro para repor o sabor – diferentemente dos produtos diet. Logo, se ele for “zero açúcar”, também significará que possui menos calorias.
Na análise dos rótulos de gelatina foi constatado que o teor de sódio apresentado pelo produto diet é 162,7% acima do apresentado pelo mesmo produto em sua versão tradicional, ao passo que a gelatina light apresenta um valor 20,4% menor.
De acordo com a lei para ser considerado zero o produto pode ter até 0,5% do componente especificado. Um alimento zero açúcar, por exemplo, não possui açúcar adicionado (como a sacarose), mas pode conter o açúcar dos próprios ingredientes (como frutose, lactose etc).
Produtos zero
Não apresentam algum ingrediente específico na sua composição ou têm uma quantidade tão pequena que pode ser considerada inexistente de acordo com as regulamentações nutricionais.
Os "alimentos zero" são aqueles que, quando consumidos tem seu teor calórico ingerido durante o processamento no organismo. Adicionando muitos nutrientes, eles são excelentes para dietas de reeducação alimentar, pois podem ser ingeridas porções maiores que ajudam a saciar a fome ou a vontade de comer.
Um biscoito diet, por exemplo, pode não conter sódio, mas possuir a mesma quantidade de açúcar que um biscoito tradicional. Da mesma forma, a diferença entre o pão integral e o pão branco não tem relação com calorias, mas sim com a rica composição nutricional que o integral possui.
Como se chama uma pessoa que fala muito bem?
Como chama aquelas placas de propaganda?
Como ligar para outro estado com Nextel?
Como fazer para recuperar conta do Gmail?
Quanto tempo Plutão fica em Capricórnio?
Como faço para ligar para o Estado do Rio de Janeiro?
Como recuperar fotos apagadas há muito tempo?
Como podar pé de manga para não crescer muito?
Como Recuperar Senha meu INSS?
O que é forte contra cresselia?
Como faço para receber minha carta de Hogwarts?
Quando a pressão alta está baixa?
Como recuperar minha antiga conta do Hotmail?
Onde pegar o cargo Bob no GTA?
Como pegar Ash-Greninja Pokémon Y?
Como reativar minha conta no AliExpress?
Qual o satélite que fornece internet?