Homeostase corporal: propriedade do corpo humano em regular diversas funcionalidades, como a temperatura corporal, o pH, a pressão arterial (e outras funções), além dos fluidos.
Podemos resumir a homeostase como um mecanismo de regulação do corpo, alguns exemplos são: A composição estável do sangue é o que torna possível a manutenção da invariabilidade do líquido extracelular. Enquanto que a composição constante desse líquido protege cada célula das mudanças que ocorrem no meio externo.
A função principal da homeostase é regular os incontáveis processos que acontecem no corpo de maneira a mantê-lo dentro de uma condição normal. ... Nesse processo evolutivo, a homeostase tem um papel central, já que ela faz com que o organismo reaja mediante certas condições mais extremas.
Homeostase, ou homeostasia (do grego homeo: "similar/igual" e stasis: estático), é a condição estável em que um organismo ou objeto de estudo deve permanecer para realizar suas funções adequadamente, de forma a manter-se em equilíbrio.
A homeostase, de modo geral, é caracterizada como uma condição de equilíbrio do ambiente interno corporal, independentemente das alterações do ambiente externo. Isso garante, por exemplo, a regulação da temperatura corporal mesmo em ambientes frios.
Tipos de homeostase
O mecanismo de feedback, também denominado mecanismo de retroalimentação, corresponde a um conjunto de respostas produzidas pelo nosso organismo diante de alguma alteração.
A temperatura corporal diz respeito a produção de calor e os mecanismos de regulação e manutenção da temperatura interna do organismo (termorregulação), que são essenciais para manter a homeostase (estabilidade fisiológica) sistêmica. ...
O equilíbrio é um fator de grande importância para o ser humano, pois sem ele seria difícil ou até impossível a realização de algumas tarefas. Trata-se de habilidades das articulações que as fazem retornar ao seu estágio inicial após a realização de um movimento que provoca instabilidade.
Assim, ao pensar em equilíbrio do organismo, é essencial relacionar com a homeostase. O termo homeostase vem do grego antigo hómoios, que significa “semelhante”; hístēmi, “parado”; e estase, de stásis, “em pé”.
A homeostase é garantida por processos fisiológicos que ocorrem de maneira coordenada no corpo. Entre os principais mecanismos de controle homeostático, podemos citar aqueles que controlam a temperatura corporal, pH, volume dos líquidos corporais, pressão arterial, batimentos cardíacos, concentrações dos elementos do sangue etc.
Quais fatores afetam a homeostase? A capacidade de sustentar a vida depende da constância dos fluidos do corpo humano e pode ser afetada por diversos fatores, como: Temperatura; Salinidade; pH; Concentrações de nutrientes, como a glicose, de gases como o oxigênio e de resíduos, como o dióxido de carbono e a ureia.
Enquanto que a composição constante desse líquido protege cada célula das mudanças que ocorrem no meio externo. O sistema circulatório é essencial para a manutenção da homeostase, pois proporciona metabólitos aos tecidos e elimina os produtos não utilizados. Além de também atuar na regulação da temperatura e no sistema imunológico.
Como descobrir vazamentos de água na parede?
Como se lê número com vírgula?
O que quer dizer a sigla mmHg?
Como resetar Windows Phone Lumia?
Como se escrever o japonês no Japão?
Como formatar o notebook quando Esqueceu a senha?
Como fazer a formatação de uma monografia?
Como particionar o HD sem precisar formatar o PC?
Como escrever por extenso 3 20?
Como foram organizados os elementos químicos na tabela proposta por Mendeleiev?
Como formatar o Windows 7 pela BIOS?
Como formatar o PC e não perder os arquivos?
Como foram definidas as primeiras fronteiras da colônia portuguesa no continente americano *?