Gestão de pessoas por competências é um sistema para gerenciar os diferentes tipos de competências dos profissionais da organização, a fim de auxiliar a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos. Esse sistema é uma inovação em relação ao que o setor de RH costumava fazer.
A Gestão por Competência é uma metodologia utilizada em Recursos Humanos para gerenciar e desenvolver ao máximo as habilidades técnicas e comportamentais dos profissionais. O objetivo do método é identificar as expectativas das empresas para os colaboradores.
Resumindo facilmente, podemos separar este sistema em 4 etapas e com alguns exemplos de gestão por competências:
Primeira etapa: Mapeamento. ...
Segunda etapa: Avaliação. ...
Terceira etapa: Desenvolvimento. ...
Quarta etapa: monitoramento.
Qual o Passo a passo para implementar?
Promova espaço para troca de ideias como reuniões e brainstorms. ...
Alinhe competências com cargos e funções. ...
Faça avaliações periódicas. ...
Promova treinamentos e capacitações. ...
Defina ações.
5 rotinas da gestão por competência
1 Recrutamento e seleção. O recrutamento e seleção é importante para que os novos colaboradores atendam as competências desejadas pela empresa. ...
2 Treinamento de onboarding. ...
3 Avaliação de desempenho. ...
4 Desenvolvimento de lideranças. ...
5 Remuneração.
27 curiosidades que você vai gostar
A Gestão de Competências se baseia em três pilares básicos: atração, manutenção e aperfeiçoamento constante dos profissionais.
9 exemplos de competências valorizadas pelo mercado
Automotivação e iniciativa. ...
Inteligência emocional. ...
Capacidade para trabalhar em equipe. ...
Adaptabilidade. ...
Ética. ...
Gestão de conhecimento. ...
Capacidade para solucionar problemas. ...
Intraempreendedorismo.
Mapear as competências
O primeiro passo para começar a encontrar a resposta de como implantar a gestão por competências em uma empresa passa pelo mapeamento prévio dessas competências. É preciso ter a lista que mostre como é a atuação de cada pessoa dentro do negócio.
Essas competências dividem-se em: Competências individuais, referentes aos conhecimentos, habilidades e atitudes que cada colaborador possui. Competências funcionais, referentes aos conhecimentos, habilidades e atitudes que cada função/cargo da empresa requer.
Existem dois tipos de competências, as competências comportamentais, que estão diretamente ligadas à atitude e as competências técnicas que estão ligadas aos conhecimentos e habilidades. ... As Competências organizacionais são aquelas comuns a todos da organização.
Para que a implementação desse instrumento se torne mais prática e eficaz, é possível seguir alguns passos.
Pesquisar as competências organizacionais. ...
Definir as metas. ...
Realizar uma avaliação de competências e habilidades. ...
Analisar os resultados.
É o processo através do qual você implementa estratégias para entender e gerenciar eficazmente as emoções para alcançar um determinado resultado. Exemplos incluem: A capacidade de reconhecer e regular suas emoções e comportamentos no local de trabalho.
Tipos de Competências Organizacionais
Competências Organizacionais Básicas. São chamadas assim aquelas que garantem a existência e manutenção da empresa. ...
Competências Organizacionais Essenciais. Já as competências essenciais referem-se à invenção de determinado produto ou serviço.
Competências Organizacionais Seletivas.
Desenvolvimento de Competências é a ampliação dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores de uma empresa para que eles desempenhem melhor suas funções, promovendo o crescimento pessoal de cada um e do negócio.
A gestão de desempenho serve para melhorar a performance da empresa, alinhando o propósito da mesma às expectativas dos colaboradores, tendo em vista que a somatória dos esforços de todos os colaboradores é a chave para alcançar as metas da organização.
Gestão por competências é um sistema de gestão desenvolvido no sentido de identificar e gerir perfis profissionais que proporcionem um maior retorno à um negócio, identificando os pontos de excelência e fortaleza e as oportunidades de melhoria, suprindo lacunas e agregando conhecimento.
As competências podem ser classificadas como humanas (relacionadas ao indivíduo) ou organizacionais (relacionadas à organização). Vale ressaltar que é o conjunto de competências profissionais que sustenta a competência organizacional. Não haverá competência organizacional onde não houver competência profissional.
As competências avaliadas se dividem em três tipos:
Competências conceituais: conhecimentos e domínio dos conceitos e metodologias que devem ser empregados na execução técnica.
Competências técnicas: conhecimento das boas práticas e funcionalidades específicas para um bom desempenho em seu campo de atuação no trabalho.
Já a avaliação por competências define-se como um processo com vários grandes passos, a saber: a) definição de objetivos; b) levantamento de evidências; c) comparação das evidências com os objetivos; d) julgamento (competente ou não competente).
Confira algumas orientações:
Realize brainstorms. Seguindo uma metodologia definida (pode ser a matriz SWOT), pode-se identificar as competências que a sua corporação precisa. ...
Identifique os níveis. ...
Separe a empresa em perfis-chave. ...
Conheça as competências dos funcionários. ...
Faça cruzamentos entre competências.
Desenvolvimento de competências significa adquirir o conhecimento e dominar as habilidades necessárias para desempenhar o seu papel – seja para sua função atual ou para um cargo que ele espera ocupar no futuro.
4 ferramentas da gestão por competências
1 – Matriz 9 Box.
2 – Mentoring.
3 – Sistemas de Incentivo.
4 – Avaliação de 360 graus.
6 principais competências profissionais requisitadas pelo mercado
1 1. Proatividade.
2 2. Autoconfiança.
3 3. Organização.
4 4. Sede de aprender.
5 5. Flexibilidade.
6 6. Foco em resultados.
Competência é a qualidade de ser adequado e bem qualificado física e/ou intelectualmente frente a desafios. É a capacidade de tomar decisões bem informadas e coerentes. Contempla grupos de habilidades, atitudes e conhecimentos necessários para a realização eficaz de tarefas.
Competências Comportamentais são as atitudes e comportamentos dos colaboradores, que os motivam a colocar em prática a habilidade de um determinado conhecimento, contribuindo assim para a realização do trabalho. ... Afinal, é preciso garantir que o novo colaborador realmente irá se adequar ao seu posto de trabalho.
Como fazer um carimbo digital?
O que se refere a um processo de votação?
Quanto ganha um funcionário da Stone?
Como se escreve internar no hospital?
O que é o projeto Brasil Sorridente?
O que significa o termo assistencialista?
Como funciona o processo de retomada de imóvel da Caixa?
Como se escreve a hélice de avião?
O que significa a palavra interna?
Como se escreve Buxinha ou buchinha?
Como é que se escreve atropelado?