A Geração de caixa é responsável por apontar a capacidade que uma empresa possui em arcar com as suas responsabilidades financeiras ao final de cada mês. Ou seja, é uma análise capaz de indicar se a pessoa jurídica possui caixa suficiente para pagar todas as suas operações durante determinado período.
A capacidade da empresa em gerar caixa deverá ser mensurada através da sua própria operação, sem contar com outros tipos de receitas que não sejam exclusivamente provenientes de sua atividade como: valorização do dólar, prêmios de fornecedores, engenharia financeira, fiscal e tributária.
Assim, para o cálculo do fluxo de caixa livre é necessário analisar: Lucro líquido + depreciação – investimentos – aumento no capital de giro – juros pagos (ajustado pelo ganho com impostos).
A demonstração do fluxo de caixa traz os ingressos e desembolsos de recursos financeiros num determinado período de tempo e permite a identificação prévia de necessidades ou sobras de caixa.
Para determinar o Burn Rate da sua empresa, é necessário subtrair o balanço financeiro do final do ano do balanço financeiro do começo do ano. Esse cálculo permite que o administrador conheça a queima de dinheiro mensal da sua empresa.
A geração de caixa de uma empresa é o valor líquido do caixa e equivalentes de caixa que se deslocam e saem de um negócio. Quando positivo, ele indica que os ativos líquidos de uma empresa estão aumentando, o que permite liquidar dívidas, reinvestir no negócio ou remunerar os acionistas.
No livro Princípios de Finanças Empresariais, Brealey e Myers apontam 4 motivos para manutenção dos recursos em caixa na gestão: Transações: recursos mantidos no caixa para honrar compromissos tendo em vista o descompasso existente entre as saídas (pagamentos) e as entradas (recebimentos) de numerário
Na Gestão Empresarial, o Saldo de Caixa de sua empresa representa o tamanho da pista de decolagem disponível que a companhia possui para “dar seus voos” e é quem dita o tom sobre o quão rápido as coisas (operação) precisam acontecer ou o quanto a empresa pode trabalhar com calma e tranquilidade.
Os fatores são muitos e seria extensivo demais tentar elencar todos que influenciam em uma boa gestão do saldo de caixa, então vamos parar por aqui. Mas lembre-se que todos eles resumem aos quatro principais grupos do tópico anterior (transações, precaução, especulação e reciprocidade).
Como surgiu a estabilidade no serviço público?
Quem pinta o cabelo de ruivo tem que pintar a sobrancelha?
O que é o princípio da saisine?
O que conduz mais calor cobre ou alumínio?
Quais são os objetivos da Portaria 2048 de 5 de novembro de 2002?
Qual a diferença entre ganache e trufa de chocolate?
Onde é usado o álcool isopropílico?
Por que o Luffy quer ser rei dos piratas?
O que é agricultura de pousio?
Quais as 3 dimensões do desenvolvimento sustentável?
Quais cuidados devemos ter com a utilização de ureia para ruminantes?