Georreferenciamento e geoprocessamento são formas de obter dados geográficos. O geoprocessamento é o processamento de dados georreferenciados, essas ferramentas permitem fazer análises complexas e integrar dados de diversas fontes, criando um banco de dados.
O geoprocessamento consiste basicamente em recolher e processar informações de dados espaciais com o intuito de disponibilizar uma análise sobre o terreno em questão. Já o georreferenciamento está relacionado a imóveis rurais.
O georreferenciamento é a definição da forma, dimensão e localização de um terreno em relação ao globo terrestre, usando métodos de levantamento topográfico para tal ação.
Sistema de geoprocessamento é o destinado ao processamento de dados referenciados geograficamente (ou georeferenciados), desde a sua coleta até a geração de saídas na forma de mapas convencionais, relatórios, arquivos digitais, etc; devendo prever recursos para sua estocagem, gerenciamento, manipulação e análise.
Por que fazer o Georreferenciamento? O Georreferenciamento tem como principal finalidade o levantamento das características do imóvel. No entanto, para que essa determinação seja feita de forma padronizada, adotou-se uma metodologia oficial e padrão, exigida para todos os proprietários de imóveis rurais.
17 curiosidades que você vai gostar
Segundo o INCRA, essa medida permitirá que daqui a uma geração o país conheça a sua malha fundiária. O georreferenciamento é importante no comercio imobiliário rural, uma vez que um imóvel georreferenciado pode ter maior valorização, tendo em vista que está apto a ser comercializado. Ou seja, sem entraves.
O principal objetivo do georreferenciamento, segundo Osmar, é eliminar as falhas de levantamentos topográficos antigos, o que por vezes gerava áreas sobrepostas e discussões jurídicas. Além disso, com a Lei 10.267/01, para que a propriedade seja incluída no CNIR, é obrigatório que seja feito o georreferenciamento.
Geoprocessamento e os sistemas de informações geográfica
Esse conjunto torna possível a coleta, armazenamento, processamento, análise e disponibilização de informações georreferenciadas. Essas informações são usadas principalmente no monitoramento, planejamento e tomada de decisão relativos ao espaço geográfico.
O Geoprocessamento se destaca como uma ferramenta primordial para a análise das formas de uso de ocupação nas unidades de conservação, como o caso da Área de Proteção Ambiental (APA) de Sabiaguaba, áreas que necessitam de monitoramento e alternativas de manejo que estejam harmonizadas com a capacidade de suporte ...
Como regular a altura da geladeira Electrolux?
Qual a voltagem de um gerador?
Como Usar o equalizador do violão?
Qual a distância de Porto Seguro a Santa Cruz Cabrália?
Como ajustar o selim corretamente?
Como colocar corretamente o capacete de ciclismo?
O que é normalizar uma variável?
O que influencia as nossas escolhas?
Como é seu processo pessoal de aprendizagem?
Como ir para Caldas Novas do Rio de Janeiro?
Como nivelar uma rampa de alinhamento?
Como nasceu o mundo grego Brainly?
Qual foi a importância dos recursos naturais para a história de ocupação da região Norte?
Qual é o substantivo de Limoeiro?
O que significa a palavra hummm?