A medida da tensão entre os pólos de um gerador é especificada em Volts cujo símbolo é V. Assim é que a tensão de uma pilha é 1,5V a de uma bateria 12V, a tensão da tomada é 110V.
A função dos reguladores de tensão para gerador solteiro (alternador) é manter estabilizada a tensão que o gerador produz de acordo com os limites da bateria e do sistema elétrico que o alimenta. O AVR (Regulador automático de voltagem - tensão) mantém a tensão de saída mesmo com a existência de variação.
Em um gerador de tensão real a tensão nos seus terminais diminui quando a intensidade da corrente aumenta, isso devido ao fato do gerador apresentar uma queda de tensão interna provocada pela resistência interna( Ri ).
Tipos de Geradores
Regulador de Tensão (Voltagem) Eles servem para estabilizar a energia que chega até seu ambiente e garantir que essa energia seja constante, assegurando que você possa ligar todos os tipos de equipamentos, inclusive os mais sensíveis. Com o gerador de energia isso não é diferente.
Ele é o profissional indicado para identificar a demanda energética necessária do grupo gerador, além de fazer sua instalação de forma segura. Como vimos, dimensionar geradores de energia elétrica é elemento fundamental para que as operações dos equipamentos sigam com exímio desempenho.
Ao efetuar o cálculo, você pode considerar 1CV = 7 W = 1KVa Outra dica importante é verificar a potência de funcionamento (Watt) das placas dos equipamentos que serão ligados ao gerador, onde constam informações necessárias para fazer o dimensionamento correto.
Portanto, o valor mínimo do gerador seria de 8 KVA, sendo no pico de partida, 23.000W. Quais as consequências de não fazer o dimensionamento de geradores de energia elétrica?
Para saber a potência do grupo gerador ideal, você deve somar o índice de consumo de energia elétrica em watts (W) de todos os objetos que serão conectados isolados ou simultaneamente ao dispositivo. O resultado dessa soma corresponde ao total de energia que o grupo gerador deverá produzir.