Os biofilmes microbianos são comunidades de células aderidas a uma superfície e entre si e embebidas por uma matriz de substâncias extracelulares poliméricas. Estas substâncias poliméricas são produzidas pelos próprios microrganismos, com a finalidade de aumentar a sua chance de sobrevivência em um determinado meio.
Biofilmes podem ser definidos como formas de existência microbiana espacial e metabolicamente estruturadas em comunidades embebidas nas matrizes de substâncias poliméricas extracelulares e aderidas a superfícies bióticas ou abióticas5.
De acordo com o processo de formação de biofilme, as possíveis estratégias antibiofilme devem basear-se em: (1) inibição da adesão de micro- organismos à superfície, (2) inibição de moléculas de sinalização que atuam na modulação do desenvolvimento do biofilme e (3) desagregação da matriz exopolimérica (Figura 3).
Os biofilmes permitem o crescimento de bactérias de forma protegida e permitem a sobrevivência mesmo quando as condições não se mostram favoráveis. A troca de nutrientes é assim facilitada e por isso o crescimento torna-se mais propício. Para além disso apresentam uma maior tolerância a agentes antimicrobianos.
Entende-se por biofilme bacteriano, uma comunidade complexa composta por uma única, ou diversas espécies de micro-organismos, estes, se encontram aderidos a uma superfície e revestidos por uma camada heterogênea de matriz extracelular que é capaz de diferenciar o ambiente onde estão presentes.
A principal característica do biofilme é que ele é formado por anaeróbios, gram negativos, proteolíticos, e a maioria é de fusobactérias e espiroquetas.
Os enfermeiros que atuam nas CME necessitam compreender como ocorre a formação dos biofilmes, tendo em mente que as indicações de processamento de artigos devem levar em conta este conhecimento. A remoção dos biofilmes é extremamente difícil.
Basicamente, em qualquer ambiente que combine a presença de líquido + superfície + microrganismos, a presença de biofilmes pode ocorrer.
O padrão de desenvolvimento de um biofilme envolve várias etapas: a adesão inicial à superfície, seguida da formação de microcolónias e, na maioria dos casos, a diferenciação das microcolónias em macrocolónias envolvidas numa matriz de exopolissacárido, formando biofilmes maduros (figura 1).
Para que serve bicarbonato de sódio no alimento?
Tem como jogar dama pelo WhatsApp?
O que faz um estagiário na área de Recursos Humanos?
O que faz um estagiário de Letras?
Como funciona um exaustor de teto?
Como funciona um exaustor de fogão?
O que é motivação na educação?
Para que serve óleo de cártamo com picolinato de cromo?
Quem trabalha com saúde mental?
Como Bauman encara a construção das identidades dentro da modernidade líquida?
Qual o objetivo de trabalhar a oralidade na educação infantil?
Como funciona o pagamento do licenciamento?
Como jogar GTA V da Steam offline?
Como acontece o entrelaçamento quântico?
Como funciona o exame de Ordem dos Advogados?