Outra fórmula bastante importante é a que chamamos de equação de Gauss, que é formada por 4 itens: a distância focal do objeto (que descobrimos a partir da fórmula acima), a distância do objeto (P), a distância da imagem (P') e o raio de curvatura, o que nos leva à seguinte fórmula: 1/f = 1/P + 1/P'.
Caso um objeto qualquer seja colocado diante de um espelho convexo, usaremos dois raios para construir a imagem. Como mostra a figura, a imagem do objeto estará no encontro dos prolongamentos dos raios refletidos.
Você pode notar nas figuras abaixo. Existem também os espelhos convexos, estes divergem os raios de luz aumentando o campo de visão, porém, quando o objeto forma neste espelho uma imagem que é sempre direita e menor.
Quando dois ou mais raios de luz refletidos cruzam-se, ocorre a formação de imagens. No caso dos espelhos planos, os raios de luz refletidos não se cruzam, em vez disso, são os seus prolongamentos que se cruzam para formar imagens.
Os espelhos mais comuns são formados por uma camada de prata, alumínio ou amálgama de estanho, que é depositada quimicamente sobre a face posterior de uma lâmina de vidro, e por trás coberta com uma substância protetora.
Os espelhos convexos fazem com que os objetos pareçam menores do que realmente são, o que permite uma visão mais ampla em espaços pequenos.
De acordo com a posição do objeto em relação ao centro de curvatura, o espelho côncavo produzirá imagens reais, no entanto, quando um objeto é aproximado do espelho a uma distância menor que a focal, a imagem conjugada será virtual e ampliada.
Eles podem ser de dois tipos: côncavo ou convexo, sendo aplicados em diferentes áreas e situações. Caso um objeto qualquer seja colocado diante de um espelho convexo, usaremos dois raios para construir a imagem.
O foco do espelho convexo é virtual ( espelho divergente ).E a distância entre o foco e o vértice do espelho chamamos de distância focal .Pelos espelhos de Gauss a distância focal é a metade do raio de curvatura. Dado pela equação dos espelhos esféricos como:
Diferentemente do espelho côncavo, o convexo oferece apenas uma opção de construção da imagem que pode ser identificada por apresentar 3 características específicas, conhecidas como: e reduzida, por ser menor do que o objeto original.
Figura 6 – Ilustração dos Raios Incidentes em um espelho convexo. Para a formação das imagens temos, por exemplo, a necessidade de apenas utilizarmos dois feixes de raios de luz incidentes no espelhos. Por esses dois raios, determinamos a posição da imagem refletida, tamanho, e característica.
Como Leonardo teve o João Guilherme?
Qual a única capital do Nordeste que não tem praia?
Quanto custa uma passagem na classe executiva?
Como não sentir dor na depilação a laser da virilha?
O que é transtorno bipolar grave?
Como matar cistos de Entamoeba?
O que fazer para unha crescer em 1 semana?
Qual o percentual que a empresa do Simples paga de INSS?
Pode rasgar a bandeira do Brasil?
Quais países tem família real?
Como descrever o amor em uma palavra?
Quais são os riscos de uma debênture sem cupom?
Que horas postar no TikTok 2022?
Qual a função de um laudo pericial?
Como fazer ventilação em quarto?
Pode lavar a região íntima com Shampoo Johnson?
Quem recebe auxílio-doença conta como tempo de contribuição?