Graduação é como é chamado o curso de ensino superior, sendo o primeiro nível da formação universitária. Completar a graduação é o que permite o exercício da profissão escolhida, caso esta seja atrelada a exigência de um diploma, como a medicina e a odontologia.
A palavra “graduação” está relacionada ao ensino superior e pode ser entendida como “título universitário recebido por um indivíduo”. A graduação é o nível de ensino que vem após o Ensino Médio, quando o aluno conclui a Educação Básica.
A graduação, também conhecida como “faculdade”, é o nível acadêmico que vem logo na sequência do Ensino Médio. Trata-se da primeira fase do Ensino Superior. Depois de concluir a graduação, você pode fazer uma pós-graduação ou um MBA. Depois, vêm ainda as possibilidades de fazer mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Por que fazer uma graduação é tão importante? ... A graduação é uma das portas de entrada para o caminho do sucesso profissional, uma vez que com ela é possível fazer especializações, mestrados e doutorados, tipos de estudos que aumentam mais ainda a entrada no tão concorrido mundo profissional.
A principal diferença entre os cursos de licenciatura e bacharelado está no objetivo da formação. Enquanto o primeiro prepara o profissional para ministrar aulas e ensinar aquilo que aprendeu na faculdade, o segundo é voltado para a execução das atividades profissionais, em diversos cargos no mercado de trabalho.
35 curiosidades que você vai gostar
A Pedagogia de Licenciatura ou Bacharelado é um curso voltado para estudar os processos de educação e aprendizado: métodos de ensino, gestão educacional, Psicopedagogia etc. No primeiro caso, o foco é habilitar professores para as escolas, enquanto o segundo busca o mercado da educação de maneira ampla.
O que distingue as duas formações é basicamente sua área de atuação, enquanto um bacharel irá atuar nos diversos segmentos existentes no mercado de trabalho, a licenciatura tem o foco no ensino e forma profissionais capazes de repassar conhecimentos para os demais indivíduos.
Durante o ensino superior, você poderá viver experiências únicas, que certamente contribuirão muito com a sua formação acadêmica e profissional. Exemplo disso são as atividades de extensão. Elas podem ser a oportunidade de desenvolver projetos inovadores ou contribuir, de forma ativa, com a comunidade.
Outra vantagem de se fazer uma faculdade é o aprimoramento de habilidades, como responsabilidade, disciplina e capacidade de resolução de problemas. Por exemplo, quem escolhe um modelo de ensino EAD ou semipresencial também desenvolve outras características, como autonomia, flexibilidade, gestão de tempo e iniciativa.
Onde podem ser encontradas as micotoxinas?
Como excluir empréstimo consignado INSS?
Quais são os processadores 64 bits?
Quando usar a pinça chanfrada E a pinça reta?
Para que serve as teclas de atalho Ctrl Shift Del?
Quem tirou nota 1.000 no Enem?
Quantos são os netos do Chico Buarque?
Quem se classificou Palmeiras ou Atlético Mineiro?
Como tomar amoxicilina 500mg para amigdalite?
Qual a pena para agressão física e verbal?
Como descontar os 6 do vale transporte no Esocial?
Por que o valor das passagens aéreas variam tanto?
O que levar para o inverno em Londres?
Qual a melhor câmera para gravar vídeos para o YouTube?
Como calcular o raio atômico de um elemento?