Fatoração completa é quando um número é expresso como a multiplicação entre números primos, que são: 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, ... Como 9 não é primo (9 = 3x3), A não é uma expressão que representa uma fatoração completa, mas as outras expressões são.
Decomposição em fatores primos. Os números naturais podem ser escritos através da multiplicação de números primos. A decomposição do número é feita através da divisão dele pela seguinte sequência de números primos: 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19 e assim por diante.
Assim temos 4900 = 2² x 5² x 7².
Determinar a raiz quadrada consiste em calcular o número que, elevado ao quadrado, gera o valor desejado. Por exemplo, a raiz quadrada do número 25 corresponde ao número 5, pois 5² é igual a 25.
A raiz quadrada de 2 é, aproximadamente, 1,41. A raiz quadrada é igual ao número multiplicado por ele mesmo que resulte na raiz quadrada. No caso, temos que procurar um número que multiplicado por ele mesmo resulte em 2. Veja que podemos afirmar que a raiz quadrada de 2 não é exata.
Para resolver esse tipo de fatoração basta extrair a raiz quadrada de cada termo: Agora é só colocar no formato inverso do produto notável: E está pronta a fatoração dessa expressão. É o inverso do quadrado da soma ou o quadrado da diferença: Veja como fazer:
Aprenda a fazer a fatoração de um número e de polinômios, por termo comum em evidência, agrupamento e uso dos produtos notáveis. A fatoração está relacionada a escrever um número ou uma expressão algébrica em forma de multiplicações. Fatorar um número significa escrever esse número como uma multiplicação de dois ou mais números.
A fatoração por agrupamento é decorrente da fatoração por evidência, a única diferença é que, em vez de termos um monômio como fator comum ou fator em evidência, teremos um polinômio, veja o exemplo: Considere a expressão (a + b) · xy + (a + b) · wz 2 Observe que o fator comum é o binômio (a + b), logo, a forma fatorada da expressão anterior é:
Na fatoração de polinômios, existem algumas técnicas. Vamos ver algumas delas. A fatoração pelo fator comum em evidência consiste em colocar em evidência um fator que aparece em todos os termos do polinômio. Na fatoração por agrupamento, agrupamos os termos que possuem um fator em comum. Depois, colocamos o fator comum em evidência.
Quanto tempo demora para crescer uma árvore de eucalipto?
Quanto tempo a cola Araldite leva para secar?
Como calcular a porcentagem em massa de uma solução?
Para que serve o débito cesta da caixa?
Qual o melhor horário para fazer o HIIT?
Como habilitar Modo Design no Excel?
Porque o chá de canela não desceu?
Quanto custa o exame de sangue para H. pylori?
Qual é o principal objetivo do planejamento participativo?
Quanto tempo é bom dormir de tarde?
Como fazer o pedido de restituição do Imposto de Renda?
Como evitar a sobrecarga de trabalho?
Porque Archie e Betty se beijam?
Quantos isômeros tem o pentano?
Quando começa valer 40 pontos na CNH?
Quando o sol volta em SP 2022?