Extinção, na Psicologia, refere-se ao enfraquecimento gradual de uma resposta condicionada que resulta no decréscimo ou desaparecimento do comportamento. Em outras palavras, o comportamento condicionado eventualmente para.
É a quebra na relação estímulo – resposta, é o rompimento de um comportamento operante. Como efeitos colaterais ela produz a variabilidade comportamental, o enfraquecimento da resposta, frustração, raiva e cólera.
A extinção é um modo efetivo de remover um operante do repertório de um organismo (Skinner, 1953).
A extinção é a suspensão do reforço para a resposta condicionada, fazendo com que ocorra uma diminuição da frequência da resposta, ate que ela pare de existir e só ocorram comportamentos que já eram frequentes antes do condicionamento.
Assim, enquanto a punição enfraquece a resposta indesejada rapidamente e gera sentimentos de medo e ansiedade, a extinção tem seu efeito de supressão da resposta em longo prazo e gera frustração. Ambos podem gerar raiva e comportamentos de contracontrole.
43 curiosidades que você vai gostar
Por exemplo, ao avistar uma colega na rua, uma pessoa acena e, se não obtém resposta, tenta novamente. Caso ela seja ignorada mais uma vez, deixa de tentar. Podemos dizer, então, que o comportamento de acenar sofreu extinção.
1. Acto ou efeito de punir. 2. Castigo que se impõe a alguém.
O termo extinção refere-se ao processo de desaparecimento de uma resposta do repertório de um indivíduo. No paradigma respondente, a extinção ocorre quando um estímulo condicionado (CS) pára de eliciar uma determinada resposta (CR).
Catania (1999/1998) ressalta duas propriedades diferentes da extinção: a quebra da relação de contingência entre a resposta e a consequência reforçadora e a ausência do estímulo reforçador. Cada uma dessas propriedades tem efeitos diferentes no responder do sujeito que se sobrepõem no processo de extinção.
Conjuntamente, os dados previamente descritos sugerem que a extinção e a apresentação de estímulos independentes da resposta promovem efeitos comportamentais tanto similares (e.g., redução na taxa de respostas, estabelecimento de controle de estímulos, renovação, aumento na variabilidade) quanto distintos (e.g., maior ...
Quando o reforço já não estiver sendo dado, a resposta torna-se menos freqüente, o que se denomina, "extinção operante".
Naquilo que é chamado extinção operante , uma resposta torna-se cada vez menos freqüente quando o reforçamento não mais acontece (SKINNER, 1953, p. 69). Por exemplo, você costumava a ir a uma festa por causa da música. ... A tendência é que, com o reforçamento desaparecendo, o comportamento também desapareça.
comportamentos de esquiva. reforçamento (seja positivo ou negativo) que vinha mantendo um dado comportamento. Quando o reforçamento é retirado, a freqüência do comportamento diminui. resposta declina durante a extinção depende da história passada de reforçamento do indivíduo.
Definição: No condicionamento clássico,a resposta incondicionada é a resposta que ocorre naturalmente em reação ao estímulo incondicionado. Por exemplo, se o cheiro da comida é o estímulo não condicionado, a sensação de fome em resposta ao cheiro da comida é a resposta não condicionada.
O melhor caminho é o reforço, o que significa reforçar os comportamentos adequados e colocar em extinção os inadequados, “o conceito de extinção – que descreve exatamente o que acontece quando uma classe de respostas operante deixa de produzir os reforços que vinha produzindo” (ANDERY; SÉRIO, 2009, P. 23).
(...) a resistência à extinção gerada por reforçamento intermitente [isto é, quando nem todas as respostas de uma determinada classe de respostas são seguidas de reforço] pode ser muito maior do que se o mesmo número de reforços for dado para respostas consecutivas.
Assim sendo, a extinção operante será tida como aversiva se for capaz de provocar respostas ditas emocionais, dentre as quais, alteração na condutância galvânica da pele, aumento na resposta reflexa de sobressalto e indução de agressividade (Azrin et al., 1966; Mackintosh, 1974).
Os efeitos do uso do controle aversivo/coerção, que envolve o uso da punição e do reforçamento negativo, já foram bastante descritos pela literatura analítico – comportamental, sendo estes a eliciação de respostas emocionais, a supressão de outros comportamentos além do punido, a emissão de respostas incompatíveis ao ...
Se o aumento ou diminuição da resposta ocorreu devido a apresentação de um evento, chamamos o reforço ou a punição de positiva. Se o aumento ou diminuição da resposta ocorreu devido a retirada de um evento, chamamos o reforço ou a punição de negativa.
Extinção, na Psicologia, refere-se ao enfraquecimento gradual de uma resposta condicionada que resulta no decréscimo ou desaparecimento do comportamento. Em outras palavras, o comportamento condicionado eventualmente para. Exemplo de extinção: imagine que você ensinou seu cão a levantar as patas.
A lei da intensidade-magnitude estabelece que “a intensidade do estímulo é uma medida diretamente proporcional à magnitude da resposta” (Moreira e Medeiros, 2007, p. 22), ou seja, quanto mais forte o estímulo, mais forte a resposta. Por exemplo, quanto maior a surpresa, maior o susto.
O conceito de extinção operante é composto, em sua definição, de aspectos referentes à operação e ao processo. Para uma resposta reforçada positivamente, a extinção (a) como operação, refere-se à suspensão do reforço do responder; e (b) como processo, refere-se à redução no responder que tal operação produz.
O castigo pode ser comparado a uma mera retaliação, pena, punição, fazer “pagar” com algo que objetiva, e para tal trazer desagrado, incômodo ou dor (caso da punição corporal), sendo que ato e resultado dele advindo não comportam nenhuma relação, nenhum nexo de causalidade.
Significado de Obnóxio
adjetivo Que se submete à punição.
Skinner (1953/2007) apresenta três efeitos da punição que são, de fato, a descrição dos mecanismos comportamentais pelos quais ela funciona: (1) eliciação de respondentes incompatíveis com o comportamento punido e de estados emocionais, devido à utilização de um estímulo aversivo; (2) condicionamento respondente das ...
Qual o nome da esposa de Josué da Bíblia?
Quais são as 5 tribos mais populosas do Brasil?
Como funcionam as armas Semi-automáticas?
Quem inventou o Lean Six Sigma?
Quanto tempo usar sutiã cirúrgico mastopexia?
Como fazer recuperação tributária?
Tem como fazer Engenharia sem saber matemática?
O que é uma citocina dê exemplos?
Qual foi o método utilizado por René Descartes para pesquisar e investigar a verdade?
O que se estuda em história no Ensino Médio?
O que é lançamento e qual a sua importância jurídica?
Quando foi implantado o 9 ano?
Quantas toneladas carrega uma caçamba LS?
O que um casal pode fazer para se divertir?