O excesso de peso ocorre quando a pessoa tem um peso corporal maior do que é orientado para a sua altura, mas o mais importante do que o peso é a composição corporal, ou seja, o maior objetivo é que a pessoa fique magra e forte.
O excesso de peso, definido pelo índice de massa corpórea (IMC) > 25kg/m2, está relacionado ao aumento da morbimortalidade por predispor o indivíduo a graves transtornos na pressão arterial e no metabolismo dos lipídios e glicídios, tendo como consequências mais marcantes doenças cardio e cerebrovasculares, principais ...
O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.
Para uma pessoa ser considerada obesa, o critério mais utilizado é o índice de massa corpórea (IMC). O professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Josemar de Almeida explica o cálculo: divide-se a massa (em quilogramas) do indivíduo pelo valor da altura (em metros) ao quadrado.
A obesidade decorre da interação entre fatores genéticos, culturais e familiares. Pode-se ganhar peso fácil com hábitos alimentares errados, inclinação genética, vida sedentária, distúrbios psicológicos, problemas familiares. Contudo, é possível reduzir essas influências mudando a cultura alimentar.
19 curiosidades que você vai gostar
A principal causa de obesidade é a alimentação inadequada ou excessiva. Para manter o peso ideal é preciso que haja um equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia gasta ao longo do dia. Quando há abundância de alimentos e baixa atividade energética, existe o acúmulo de gordura.
Sintomas da obesidade
Falta de ar: causada pela pressão do peso do abdômen sobre o pulmão;
Dores corporais: o excesso de esforço para suportar o peso pode trazer desconforto nos joelhos, pernas e costas;
Falta de condicionamento físico: dificuldade para concluir uma simples caminhada ou algum esforço maior;
Nas crianças e adolescentes, o excesso de peso costuma causar principalmente doenças do coração, Diabetes Mellitus tipo 2 e problemas psicológicos.
IMC é a sigla para Índice de Massa Corpórea, parâmetro adotado pela Organização Mundial de Saúde para calcular o peso ideal de cada pessoa. O índice é calculado da seguinte maneira: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado.
IMC = Peso dividido pela altura ao quadrado ( peso/altura²) ; ou peso dividido pela a altura vezes a altura ( peso ÷ (altura x altura)). A forma mais fácil de calcular o IMC é resolver primeiro o que está entre parênteses: ( altura X altura ) e após dividir pelo peso.
O IMC é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de sobrepeso e obesidade. É calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).
Valores entre 18-24 kg/m² para mulheres / 18-25 kg/m² para homens – consideradas IMC de pessoas normais. Entre 25-30 kg/m² – consideradas pessoas com sobrepeso. Valores entre 35-40 kg/m² – pessoas com obesidade moderada. Valores > 40kg/m² – pessoas com obesidade grave.
Os quilos extras podem ter consequências para as crianças até a sua vida adulta, mesmo que a obesidade seja revertida nesse período. Doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas consequências da obesidade infantil não tratada. A condição também pode levar a baixa autoestima e depressão nas crianças.
Sabe-se que as repercussões da obesidade estão relacionadas com tempo e gravidade de instalação, mas a criança obesa já tem um risco maior de apresentar HAS, hipercolesterolemia, diminuição do hormônio do crescimento, distúrbios respiratórios e problemas ortopédicos.
A obesidade infantil pode gerar alguns problemas de saúde, como:
Colesterol alto.
Pressão alta.
Doenças cardiovasculares precoces.
Diabetes.
Problemas precoces nossos ossos.
Problemas de pele como alergias pelo calor, infecções causadas por fungos e acne.
Quando se está acima do peso, deve-se consultar um nutricionista para que possa fazer uma alimentação adaptada às suas necessidades. A alimentação correta é fundamental antes e depois de correr, já que é necessário oferecer energia adequada às necessidades, reduzir os danos musculares e promover a recuperação física.
Considera-se como obesidade o IMC maior ou igual a 30 Kg/m2. A classificação da obesidade é feita da seguinte forma: Grau I: IMC entre 30 e 34,9; Grau II: IMC entre 35 e 39,9 e Grau III: (obesidade mórbida): IMC acima de 40.
Algumas das consequências que este emagrecimento súbito traz para o corpo são a amenorreia (ausência de menstruação), desbalanceamento hormonal, enfraquecimento de unha e cabelo, alterações do humor e do sono, mudança na cor da pele, queda da imunidade, entre outros.
Causas de obesidade A SBEM afirma que são muitas as causas da obesidade. A pessoa pode ter predisposição genética, comportamentais, metabólicas e hormonais no peso corporal, mas também pode desenvolver principalmente com a adoção de maus hábitos alimentares e sedentarismo.
As causas mais comuns da desnutrição são a falta de acesso a alimentos; problemas no metabolismo ou absorção de nutrientes, como diarreia, anorexia ou diabetes; uso de remédios que diminuam a absorção de nutrientes, como a quimioterapia e situações que aumentam a necessidade de nutrientes, como febre alta ou ...
A obesidade é uma doença que pode ser motivo de diversas doenças metabólicas, como a hipertensão e o diabetes tipo 2. Alterações na dieta, decorrentes de novos hábitos culturais, assim como o sedentarismo, são fatores determinantes no aumento dos índices de obesidade e sobrepeso no Brasil.
Os principais riscos associados ao excesso de peso na infância e na adolescência são o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como o diabetes mellitus tipo 2, a hipertensão arterial (pressão alta) e as doenças cardiovasculares.
Ela está associada a riscos para a saúde devido à sua relação com complicações como aumento da pressão arterial, dos níveis de colesterol e triglicerídeos sanguíneos e resistência à insulina. Entre suas causas, estão relacionados fatores biológicos, históricos, ecológicos, econômicos, sociais, culturais e políticos.
A obesidade infantil, se não prevenida, pode vir a causar sérias doenças no adolescente e na vida adulta como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol alto e deformações na coluna vertebral e na estrutura óssea.
Para as mulheres, é desejável ter um índice de massa corporal entre 19 e 24, enquanto para os homens o IMC deve situar-se entre 20 e 25.
Qual o papel de Agnes Brichta na novela?
Quando foi construída a Capela Sistina?
Quem ganhou a Prova da Fazenda ontem 2021?
Quais eram as cores da bandeira republicana?
Como recuperar a nota fiscal de um produto?
Quando é que dois ângulos são complementares?
Quais são as características do depoimento da testemunha?
O que é um patrimônio imaterial?
Qual o benefício do transporte coletivo?
O que significa altitude para a Geografia?
O que significa medida em milímetro de chuva?
Qual o consumo de um transformador de 7000va?
Quais são os tipos de telecomunicações?
Qual era o nível de QI de Albert Einstein?
Qual o valor de pensão para 1 filho?