O estímulo vestibular é oferecido através do uso de cama elástica, plataforma móvel com balanceio rítmico, atividades de girar e rodar e também variando as posições das crianças na plataforma. De forma gradual, madura e organizada, estes estímulos podem resultar em novas aprendizagens e comportamentos.
Para ativar o sistema vestibular precisamos utilizar atividades de aceleração/desaceleração, ou movimentos que possibilitam a criança experimentar planos diferentes como rotatórios, diagonais, etc. Por isso, os balanços são os primeiros recursos que pensamos ao falar em movimento.
O sistema vestibular detecta a posição e o movimento da cabeça no espaço pela integração das informações dos receptores periféricos localizados no ouvido interno. As células sensórias do labirinto posterior transformam energia mecânica que resulta dos movimentos ciliares em sinal biológico.
O sistema vestibular permite que tenhamos noção de movimento e o sistema proprioceptivo controla os músculos e articulações evitando que o corpo se choque com algum objeto.
Os movimentos da cabeça geram informações redundantes do sistema vestibular, pois o cérebro recebe informações dos canais semicirculares durante a execução do movimento e do otólito sinalizando a posição da cabeça em relação à gravidade antes e depois do movimento (TRIBUKAIT, 2003).
21 curiosidades que você vai gostar
"Pé de Lata, uma brincadeira tão simples de fazer e de brincar. Toda brincadeira que estimula o equilíbrio é ótima para o Sistema Vestibular. Uma boa dica: faça um para você e um para seu filho, daí os dois podem brincar juntos. Além do equilíbrio, estimula muito a concentração e foco".
Proprioceptivo: É o sistema sensorial que permite ao indivíduo perceber a localização, posição e orientação do corpo no espaço, reconhecer a força exercida pelos músculos e o movimento das articulações sem utilizar a visão.
A propriocepção (ou cinestesia), termo empregado por Sherrington por volta de 1900, é definida como sendo qualquer informação postural, posicional, encaminhada ao sistema nervoso central pelos receptores encontrados em músculos, tendões, ligamentos, articulações ou pele.
A propriocepção é possível porque existem proprioceptores, que são pequenas células sensíveis, que se localizam nos músculos, tendões e articulações, e que enviam informações ao sistema nervoso central, de forma a manter a posição correta, seja parado ou em movimento.
Como funciona o Trifasico 220?
Como funciona o leitor do código de barras?
O que fazer depois de ser contemplado no consórcio?
Como vender recarga de celular pelo mercado pago?
Como receber a restituição do IPVA?
Como pedir a taxa de isenção do Enem?
Como funciona o direito à subscrição?
Como saber se ganhei no bolão da Caixa?
Como usar o Bluetooth do celular?
Como funciona a secagem intermitente?