São espíritos malvados que, hierarquicamente se encontram situados abaixo dos Voduns. Osá Meji é, portanto, um dos Odus mais perigosos. A ele é atribuída a criação de todos os animais ligados à feitiçaria como o gato, alguns antílopes, a coruja, a andorinha, o pintarroxo, o verdalhão, a lavadeira e o engole-vento.
O principal objetivo do Ebó é transformar ou equilibrar dificuldades, seja na saúde, trabalho, família, amor, justiça ou em outras situações da vida. Para os yorubás, tudo que é realizado como trabalho ou oferenda aos Orixás é chamado de ebó.
EBÓ OMO ODU DE OSSA-MEJI “ONIA”
Procedimento: passar o frango na pessoa e soltá-lo no mato. Arriar no mesmo local o pano, os 9 cocos abertos e dentro deles colocar um acaçá, 1 bola de arroz, 1 de farinha, o deburu e o ebo. Acenda as 9 velas e enfeite a obrigação e venha embora.
Ossá é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com nove conchas abertas pela natureza e sete fechadas. Nesta caída responde Oiá, Obaluaiê, Obá, Iemanjá, Egum, Ori.
Etaogundá é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com três conchas abertas pela natureza e treze fechadas.
27 curiosidades que você vai gostar
Quem fala por esse Odu
Yemonjá, Olokun, Xangô, Aganju, Oba, Obatalá, Elegbara e Egun.
Ôdi é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com sete conchas abertas pela natureza e nove fechadas. Nesta caída responde Exu, Ogum, Oba, Oya.
Existem dois Orixás responsáveis pelo Odu Obará, eles são Oxóssi e Xangô.
Os igbo desvendam se aquele odu está em Ibi (negativo) ou em Ire (positivo). Na metodologia que uso, é o Ori da pessoa que trás à luz, os pontos fracos na conduta e comportamento daquela pessoa, e tenho observado que 80% das pessoas, estão com o Òrìsà, que foram iniciados, justamente nesse negativo.
Feitiço a Obará, Odú da Riqueza e Prosperidade
Antes de fazer a oferenda, você deve tomar um banho de equilíbrio – cravo, açúcar e canela – e vestir uma roupa clara. Saiba que qualquer oferenda a Odú ou Ebós deve ser feita de manhã, preferencialmente antes das 10 horas.
Tem quizila com inhame e taioba. Não devem usar roupas vermelhas, pretas ou de cores demasiadamente escuras. Não devem comer acaçá enrolado em folha de bananeira, não usar pérolas negras, Ônix e corais negros.
A energia retirada do Ebó é dissipada ou transferida para esses elementos também por meio de banhos com as ervas ou devolvidas para a natureza como no caso da terra e da água do mar. Para que dessa forma o indivíduo possa retornar ao seu estado de espírito natural.
Pode-se pensar no Odu como uma energia que possui sua positividade e negatividade. Nesse sentindo, o Ebó pode ser tomado para tirar a negatividade do seu Odu. Para a cultura iorubá, no Odu sempre vai existir o positivo e negativo, pois são ordens naturais pelas quais o ser humano foi criado.
Após o ebo também se faz necessário um tempo de abstinência de algumas coisas como sexo, álcool, bebidas escuras e por ai vai.
Quando negativo, esse Odu indica dificuldades nos negócios e no trabalho. Além disso, fala sobre o surgimento de uma série de situações de dificuldades, que precisarão de muito esforço para serem resolvidas devido aos vários obstáculos gerados para os regidos.
Os nativos deste odu não devem assoprar fogo, usar roupas vermelhas e pretas, comer carne de porco, pegar carvão, comer nada que leve azeite de dendê. Sua parte positiva é muito forte e deve ser cuidado para explorar o lado bom do odu, pois Ofun é o odu da prosperidade, da riqueza e da calma.
Como calcular meu Odu de Nascimento. Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento por meio da numerologia dos Orixás, você precisará somar todos os números da sua data de nascimento, como no exemplo abaixo. Como o número é maior que 16, será preciso reduzi-lo. Então, soma-se 3+7=10.
Ejioko é o 2º Odu, do oráculo de ifá. No merindilogun, é representado por duas conchas abertas e quatorze fechadas. Quando cai assim, quem responde é Ibeji e Oxalufan, e têm significados como casamento, disputa por amor, inveja e briga de irmãos com relação a herança.
Odún kódún/ odunkodun/ odun kódun – anos após ano, ano seguido de ano, qualquer ano, todo ano!
Através da sua data de nascimento, por exemplo 17/11/1994, some todos os números até reduzir a um único algarismo. Nesse caso, teríamos: 1+7+1+1+1+9+9+4=33, e depois faça uma nova soma com o resultado 3+3=6. Então, você descobrirá qual é o seu Odu, que nesse exemplo seria Obará, regido por Oxóssi e Xangô.
Para saber seu odu, é só somar sua data de nascimento. Por exemplo, se você nasceu em 31/06/1965, é só somar 3+1+0+6+1+9+6+5=31. Como os odus vão de 1 a 16, some 3+1=4.
Portanto, Odu 9 Osá Meji também possui um orixá regente e que traz algumas de suas características. O orixá que rege este Odu é Iemanjá, que tem a característica da busca pelo autoconhecimento e sabedoria sobre todos os assuntos e situações do mundo.
Oxum é filha de Iemanjá e Oxalá.
Atualmente no Brasil são cultuados apenas 12 orixás. Já foram 16: quatro deles (Obá, Logunedé, Ewa e Irôco) há algum tempo só se manifestam em ocasiões bissextas, basicamente em festas e rituais específicos. Um número pequeno, diante dos mais de 200 existentes na África Ocidental, a célula mater dessas divindades.
O que acontece depois da Limpeza Espiritual? Depois da Limpeza Espiritual você sentirá um grande alívio, como se um grande peso fosse retirado dos seus ombros. A Limpeza Espiritual faz com que sua vida fique mais leve, que tudo comece a dar certo novamente e que os caminhos se abram em sua vida.
Como proteger a orquídea do Sol?
Como inserir linhas e colunas na planilha?
Como tratar não conformidades Bureau Veritas?
Como proteger seu PS4 de poeira?
Como evitar que a lontra coma os peixes?
Como fazer o tratamento da bartolinite?
O que colocar no muro para proteger da chuva?
Qual tratamento para angina de Ludwig?
Como proteger o cabelo no ciclismo?
É bom hidratar o cabelo antes de descolorir?
Como tratar fungo na pele do cachorro?