Monobase: apresenta um único grupo OH-. Exemplo: KOH (hidróxido de potássio). Dibase: se caracteriza pela presença de dois grupos OH-. Exemplo: Mg(OH)2 (hidróxido de magnésio).
Dibases: bases que se caracterizam pela presença de dois grupos OH-. Exemplos: Ba(OH)2 (hidróxido de bário), NiOH2 (hidróxido de níquel). Tribase: a presença de três grupos OH- caracteriza esta base. Exemplo: Fe(OH)3 (hidróxido de ferro).
A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.
Principais basesNaOH: Hidróxido de sódio.Ca(OH)2: Hidróxido de cálcio.Mg(OH)2:Hidróxido de magnésio.NH4OH: Hidróxido de amônio.KOH: Hidróxido de potássio.Ba(OH)2: Hidróxido de bário.Al(OH)3: Hidróxido de alumínio.Zn(OH)2: Hidróxido de zinco.
O íon-hidróxido é a base mais forte possível em soluções aquosas, mas existem bases com forças muito maiores do que pode existir na água. Tais bases são úteis na síntese orgânica e são fundamentais para a físico-química orgânica.
45 curiosidades que você vai gostar
* Bases fortes: Bases dos metais alcalinos (LiOH, NaOH, KOH, RbOH, CsOH) e de alguns metais alcalinoterrosos (Ca(OH)2, Sr(OH)2, Ba(OH)2). O Mg(OH)2 é uma exceção, sendo uma base fraca. * Bases fracas: O hidróxido de amônio (NH4OH) e as bases dos demais metais (das famílias 13, 14 e 15).
Bases fracas: Bases de metais de transição, dos metais das famílias 13, 14 e 15 da tabela periódica, o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) e o hidróxido de amônio (NH4OH).
Monobase: compostos que apresentam um único ânion hidróxido, como NaOH, LiOH, KOH e AgOH. Dibase: compostos que apresentam dois ânions hidróxidos, como Ca(OH)2, Mg(OH)2, Fe(OH)2 e Zn(OH)2. Tribase: compostos que apresentam três ânions hidróxidos, como Al(OH)3, Fe(OH)3, Au(OH)3.
As bases são substâncias comuns na natureza e em nosso cotidiano. Por exemplo, elas estão presentes em várias frutas como caju, bananas e caquis verdes. Existem também vários produtos fabricados em laboratório e em indústrias que têm as bases inorgânicas como principais constituintes.
Bases são substâncias que, em solução aquosa, sofrem dissociação liberando o ânion OH-.
...
Existem três aspectos que identificam uma base:Sofre dissociação iônica parcial na presença de água;Reage com ácido, originando água e sal; ... Tornam a fenolftaleína vermelha.
Os ácidos são toda substância que, em solução aquosa, sofre ionização, liberando como único cátion o hidrônio (ou hidrogênio).
Ácidos mais comunsÁcidos mais comuns na química do cotidiano.Ácido clorídrico (HCl)Ácido sulfúrico (H2SO4)Ácido nítrico (HNO3)Ácido fosfórico (H3PO4)Ácido acético (CH3 - COOH)Ácido fluorídrico (HF)Ácido carbônico (H2CO3)
Características dos ácidos
São condutores de eletricidade devido à liberação de íons em meio aquoso. Em contato com meio básico, sofrem reação de neutralização, formando como produtos dessa reação sal e água. Alteram a cor da solução na presença de substância indicadora, como tornassol ou fenolftaleína.
Uma base é forte quando sofre dissociação (liberação de cátions e ânion) facilmente. Para reconhecer essa característica, basta analisar o grupo Y que acompanha o hidróxido (OH) na fórmula química ou no nome da base.
O nome das bases é formado pela palavra hidróxido seguida da preposição de e do nome do cátion: hidróxido de sódio (NaOH), hidróxido de potássio (KOH), hidróxido de alúminio [A1(OH)3] etc. Alguns metais podem apresentar mais de uma valência e, assim, formar mais de uma base.
Segundo a Teoria de Arrhenius, uma base pode ser definida como toda substância que em solução aquosa sofre dissociação iônica, liberando como único tipo de ânion a hidroxila (OH-). Se esse grau de ionização for aproximado a 100%,a base é considerada forte.
Ácidos: carnes, massas, refrigerante, peixes e etc. Base: frutas, vegetais, algas, sementes etc.
Aplicações dos ácidos mais comunsÁcido clorídrico (HCl)Ácido fluorídrico (HF)Ácido sulfúrico (H2SO4)Ácido nítrico (HNO3)Ácido fosfórico (H3PO4)Ácido sulfídrico (H2S)
BasesFrutas adstringentes (que “amarram a boca”), tais como bananas, caquis verdes e caju;Não pare agora... ... Água de cal, usada em caiação de paredes e árvores (contém hidróxido de cálcio – Ca(OH)2);
Tipos de SaisSal básico (hidróxi-sal): apresenta dois ânions e um cátion. ... Sal ácido (hidrogeno-sal): é formado por dois cátions e somente um ânion. ... Sal neutro: como o próprio nome já diz, este sal é produto da neutralização total de um ácido ou de uma base.
A base de um sistema de numeração é uma certa quantidade de unidades que deve constituir uma unidade de ordem imediatamente superior. ... Os sistemas de numeração tem seu nome derivado da sua base, ou seja, o sistema binário tem base dois, o sistema septimal tem base sete e o decimal tem base dez.
Assim, os sabões e os sabonetes sólidos e líquidos são exemplos de materiais básicos. Isso pode ser visto a seguir: um indicador ácido-base (papel de tornassol) foi colocado no sabonete e ele adquiriu a cor verde. O papel de tornassol adquire cor azul na presença de bases e cor vermelha na presença de ácidos.
As bases fortes são compostas por metais alcalinos e metais alcalino-terrosos, com excepção para o hidróxido de berílio e de magnésio, uma vez que são pouco solúveis, formam bases moderadas. As bases dos demais metais são consideradas fracas, sendo quase insolúveis.
Bases fracas: são aquelas que liberam poucos íons quando estão dissolvidas em água ou fundidas. Bases fortes: são aquelas que liberam muitos íons quando estão dissolvidas em água ou fundidas.
As bases formadas por metais alcalinos e hidróxido de amônio são solúveis. Já as bases formadas por metais alcalinos terrosos são pouco solúveis, com exceção das bases Be(OH) e Mg(OH), que são praticamente insolúveis. As demais bases também são praticamente insolúveis.