Para Ribeiro e Yassuda (2007), o estilo de vida pode ser entendido como a escolha dos alimentos e das atividades ocupacionais, sociais e físicas que influenciam a capacidade de evitar doenças, bem como, o nível de funcionamento físico e mental e o engajamento do sujeito com a vida.
Day e Jankey (1996) classificam os estudos sobre qualidade de vida de acordo com quatro abordagens gerais: econômica, psicológica, biomédica e geral ou holística.
Com isso, entende-se que o estilo de vida que uma pessoa leva influencia diretamente a sua saúde como um todo. Os hábitos alimentares, a prática de atividades físicas, as relações sociais e afetivas, os momentos de lazer e o ambiente em que a pessoa vive, entre outros fatores, estão relacionados com sua saúde.
Qualidade de vida e saúde física Da mesma forma, existe uma relação ente uma correta alimentação e a qualidade de vida. A qualidade de vida e alimentação saudável são conceitos que estão estritamente relacionados. Ter uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para o bem-estar do indivíduo.
Ser feliz, realizado e bem equilibrado é um dos aspectos que refletem uma qualidade de vida com bem-estar, algo que muitos desejam conquistar, mas enfrentam diversos obstáculos para conseguir. Essa dificuldade acontece, geralmente, porque o foco das atitudes não está sobre os chamados pilares da qualidade vida.
Qualidade de vida indica o nível das condições básicas e suplementares do ser humano. Estas condições envolvem desde o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, os relacionamentos sociais, como família e amigos, e também a saúde, a educação e outros parâmetros que afetam a vida humana.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma das formas mais tradicionais de se avaliar qualidade de vida em grandes populações.
No que se refere aos fatores ambientais da empresa que poderiam interferir na QVT encontram-se: as condições físicas, a atmosfera de trabalho, as expectativas sociais, o relacionamento e o ambiente externo.
Veja que qualidade de vida tem uma esfera multidisciplinar, que envolve a infraestrutura social gerida pelo Estado, mas também fatores individuais, como a forma como o indivíduo se organiza financeiramente, sua parcela de tempo dedicada à saúde mental e o grau de importância dado ao convívio social. O que seria, então, qualidade de vida?
O estilo de vida é definido por Nahas (2001, p.11) como "conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades na vida das pessoas", e ainda acrescenta que o "estilo de vida, mais do que nunca passou a ser um dos mais importantes determinantes da saúde de indivíduos, grupos e comunidades".
Na psicologia, dentre os critérios considerados para a avaliação da qualidade de vida na velhice, são utilizados o senso de controle, o senso de autoeficácia, o senso de significado, a competência social e cognitiva, e o bem-estar subjetivo (NERI, 2005b).
Mas a baixa qualidade de vida da população não depende apenas do governo. Há questões que passam pela visão de mundo pessoal e pela própria seleção de prioridades de cada cidadão — decisões que, se equivocadas, certamente impactarão sua qualidade de vida no futuro.
Como funciona a promoção todo mundo paga meia?
O que precisa estudar para ser dublador?
Pode passar álcool 70 em pontos?
O que comer na janta para perder barriga?
O que é a verdade em Fullmetal?
Quem tem pertinência temática?
Quantas calorias têm 3 colheres de arroz e 2 de feijão?
Quando cabe ação de prestação de contas?
Pode fazer bocejo com água oxigenada?
O que se sente quando se faz meditação?
Como faço para saber se tenho FGTS inativo pelo número do CPF?