Como não dá para medir (nem pesar) o Universo inteiro, os astrônomos calcularam a densidade de partes conhecidas e a assumiram como representação de todo o espaço. Como os valores alcançados eram até cinco vezes menores do que o tal 0,00188 g/cm3, a conclusão inicial é de que o Cosmos é infinito.
"Se o universo é perfeitamente plano geometricamente, então ele pode ser infinito. Se for curvo, como a superfície da Terra, então seu volume é finito", afirma o PhD em Física. As medições atuais indicam que o universo é quase perfeitamente plano.
Os cientistas não sabem ao certo. A parte do espaço que há entre os planetas chama-se espaço interplanetário e estende-se até mais de 6000 milhões de quilómetros. Inclui a Terra e os oito grandes planetas que andam em volta do nosso Sol.
Mas se a massa for suficiente para deter a expansão, terá lugar o Big Crunch ou, o que é o mesmo, o Universo, forçado pela grande quantidade de massa, começará a comprimir-se até que, dentro de uns 20 bilhões de anos, acabe por colapsar em uma singularidade, algo parecido ao Big Bang, mas ao inverso ("Big Crunch").
Esse ambiente constitui-se de um vácuo parcial contendo baixa densidade de partículas, predominantemente plasma de hidrogênio e hélio, além de radiação eletromagnética, campos magnéticos, neutrinos, poeira interestelar e raios cósmicos.
39 curiosidades que você vai gostar
Ainda que você imagine que ele tem tamanho finito, o que está fora também faz parte do universo”. Mas o cosmos também pode ser infinito em tamanho. Nesse caso, você nem precisa se preocupar com esse enigma: o universo, sendo tudo o que existe, é infinitamente grande e não tem borda, então não há fora para sequer falar.
A colisão abriria uma pequena bolha de espaço interdimensional no qual as leis da física são diferentes das nossas, levanto a um evento conhecido como falso vácuo. Na física quântica, o falso vácuo implica que, se o espaço interdimensional for grande o suficiente, estamos ferrados.
A expansão do Universo fará com que todas as galáxias além do antigo Grupo Local da Via Láctea desapareçam além do Horizonte de Luz Cósmico, as removendo do Universo Observável. Todas as galáxias c. 47 do Grupo Local coalescerão numa única galáxia.
Segundo uma teoria chamada Big Rip, nessa data o universo terá se expandido tanto que até átomos que formam planetas e galáxias começarão a se desintegrar, gerando o maior apocalipse de todos.
Quando foram criados os óculos escuros?
Como imprimir etiquetas diferentes na mesma folha no Word?
Como montar os acordes maiores?
Como surgiram os jogos tradicionais de tabuleiro?
O que é um texto dissertativo argumentativo exemplo?
Qual foi o primeiro Pokémon que Arceus criou?
Como fazer um brinquedo reciclável fácil e rápido?
Como surgiu os zumbis de Resident Evil?
Como se comunicar quando estão distantes?
Como fazer um caderno de controle de gastos?
Como criar um calendário suspenso no Excel?
Como montar seu cardápio semanal?
Como decorar quarto de menina sem gastar dinheiro?
Como listar as partições no CMD?