A esgrima é um esporte que remonta a Idade Média, onde muitas disputas pessoais eram decididas num duelo com espadas. ... Cada uma possui sua regra, zona de pontuação e forma de toque, sendo que, na espada e no florete, o toque só pode ser de ponta e, no sabre, com a ponta, o corte e o contra-corte.
A esgrima é um esporte de luta com o uso de espada, sabre ou florete. Os esgrimistas usam roupas especiais para o combate, com o propósito de evitar ferimentos. Máscara metálica, luvas e colete protetor são equipamentos obrigatórios para os homens.
A esgrima é um esporte de duelos, onde os atletas utilizam armas brancas classificadas como florete, espada e sabre para competir. Sua origem remonta os tempos da Pré-História, quando o homem, pela primeira vez, empregou o uso de um pedaço de madeira para atacar e se defender dos inimigos.
- Os esgrimistas são posicionados a uma distância de dois metros do adversários. - O objetivo é tocar o adversário com a ponta da arma sem ser tocado. - As disputas individuais têm três rounds de três minutos cada ou até um esgrimista tocar 15 vezes o adversário.
Regras Principais A partida começa com os atiradores a uma distância de 2m e só termina quando um dos esgrimistas dá cinco toques válidos no seu oponente, ou quando passam 4 minutos. Na fase eliminatória, a partida vai até aos 15 toques ou aos 9 minutos, com intervalos de 3 em 3 minutos.
As vestimentas de esgrima são tradicionalmente brancas, os esgrimistas devem usar 1 - Jaqueta; 2 - Luvas; 3 - Fios elétricos; 4 - Armas; 5 - Calça; 6 - Máscara; 7 - Plastrom. Enquanto as mulheres usam protetores especiais para os seios.
Equipamento de esgrima: 1 - Jaqueta; 2 - Luvas; 3 - Fios eléctricos; 4 - Armas; 5 - Calça; 6 - Máscara; 7 - Plastrom.
Na classificatória, os combates são feitos entre todos os atletas até que alguém consiga marcar cinco pontos. Na fase seguinte, a disputa é feita num intervalo de três saltos de três minutos cada. A cada salto, há uma pausa de 1 minuto. Ganha a disputa o esgrimista que tiver mais pontos, num total de 15.
Movimentos da esgrima: guarda, parada e os principais golpes
BENEFÍCIOS
As regras da esgrima são as seguintes: Os combates devem acontecer em uma pista estreita, com 14 metros de comprimento e 1,5 a 2 metros de largura; O principal objetivo é tocar o adversário com a ponta da arma, mas sem ser tocado; As disputas individuais têm 3 rodadas de 3 minutos cada ou até que um dos oponentes toque 15 vezes o adversário;
Assim, a esgrima assume-se como esportiva, com benefícios mentais e físicos para os seus praticantes, dentre os quais: aumento da acuidade visual, auditiva e tátil, desenvolvimento da agilidade, concentração, desenvolvimento de reflexos e aumento da auto-confiança.
Equipamentos de esgrima Armas: espada, florete e sabre São as armas que determinam as modalidades da esgrima. Na prática do esporte são utilizadas as seguintes armas brancas, as quais, além do formato, diferenciam-se pelo papel que desempenham na disputa (zona de pontuação):
História da esgrima De acordo com os registros históricos, a esgrima terá surgido como esporte na Europa no século XVI. Mas a sua prática é muito antiga, afinal a humanidade a utilizou como um meio de sobrevivência - para caçar, para combater e se defender do inimigo.
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