A entrevista de desligamento é um processo realizado com os funcionários que saem da empresa, seja de forma passiva ou ativa. Ela busca obter feedback sincero dos seus ex-colaboradores, fornecendo insumos para melhorar o ambiente organizacional.
No caso do desligamento feito pela empresa, o objetivo da entrevista é expor as causas que levaram à demissão e saber do ex-colaborador qual sua opinião sobre os motivos expostos. Além disso, é importante perguntar que ações ele sugere para a empresa sanar os problemas mencionados por ele.
A entrevista de desligamento representa um grande potencial para gerar dados relevantes sobre a cultura empresarial e também de melhoria de processos da organização. Ela deve ser adotada tanto para casos de demissão quanto para pedidos de demissão.
Outro ponto importante a ressaltar é que a entrevista de desligamento não é um procedimento obrigatório, afinal, o funcionário está se desligando da empresa, portanto, pode se recusar a participar de um processo que não seja exigido por lei.
O processo de demissão, também chamado de rescisão, encerra o vínculo entre empresa e trabalhador, gerando obrigações e direitos. Os motivos que levam a um desligando podem ser diversos, assim como específicos.
35 curiosidades que você vai gostar
Qual a diferença entre desligamentos e demissão? Embora não possa parecer óbvio, os processos de desligamento e demissão possuem algumas nuances de diferença entre si. O processo de desligamento, ocorre quando o empregador encerra o contrato de trabalho, literalmente dispensando o trabalhador de suas funções laborais.
14 motivos que causam a demissão por justa causaAto de improbidade. ... Incontinência de conduta ou mau procedimento. ... Negociação no ambiente de trabalho sem permissão. ... Condenação criminal do empregado. ... Desídia no desempenho das respectivas funções. ... Embriaguez habitual ou em serviço. ... Violação de segredo da empresa.
Com base nos resultados de cada colaborador, é possível determinar quais são aqueles que não estão mais produzindo como o esperado. Pense bem: se for o caso de optar por desligamentos da empresa, reduzindo a equipe, saber quais são os funcionários menos produtivos é fundamental para minimizar perdas.
O processo de desligamento é muito importante para a empresa, por ser um fim de um ciclo, a conclusão de um processo. Ele deve ser realizado de forma ética e responsável para preservar o funcionário e a empresa. É importante ser discreto e ter cuidados com o ambiente e com as respostas emocionais que podem surgir.
Como funciona o controle de estabilidade ESP?
Como limpar porta de madeira encardida?
Como funciona EaD do Mackenzie?
Como funciona uma estação de tratamento de água etapas?
Como lavar roupa íntima na lava e seca Samsung?
Precisa lavar a roupa do bebê antes de usar?
Como higienizar alimentos contra toxoplasmose?
Quando o politeísmo foi deixado de lado por essas Civilizacoes?
Como os diferentes polimorfos podem interferir na biodisponibilidade dos fármacos?
Como o polimorfismo promove extensibilidade?
Qual o efeito do remédio Pondera?
Como o poema foi composto Psiu?
Quando uma ação é considerada ética?
Como tirar invasores de sua casa?