constipação ou desconforto para evacuar; corrimento vaginal anormal, com odor ou cor incomuns; distensão e dor abdominal; febre e mal-estar, sobretudo quando a doença se manifesta de forma aguda.
A endometrite ou inflamação do endométrio (tecido que reveste a cavidade uterina) é causada por uma infecção no útero, que frequentemente resulta da ascensão de bactérias presentes na vagina, inclusive as sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia.
Sintomas da endometrite
Existem vários sintomas que podem sugerir uma endometrite, porém são bastante genéricos, tais como: mal-estar, febre, dores pélvicas ou abdominais, abdômen distendido, hemorragia ou corrimento vaginal.
A endometrite tem cura. O tratamento para remover a infecção pode envolver o uso de antibióticos, como doxiciclina, ciprofloxacina, amoxicilina com clavulanato, azitromicina. Esses remédios são usados para combater as bactérias que causam a inflamação do endométrio.
Exames de imagem
A confirmação da endometrite é feita por histeroscopia ambulatorial, um exame que avalia e explora a cavidade uterina. O procedimento tem início com a injeção de soro fisiológico no colo do útero para que ocorra a distensão uterina.
20 curiosidades que você vai gostar
A endometrite crônica é uma inflamação bacteriana persistente do endométrio, a parede interna do útero. A condição pode impactar diretamente a fertilidade ao diminuir as chances de implantação do embrião no útero e aumentar o risco de aborto.
Consiste da visibilização em tempo real do interior do útero através de um sistema acoplado de ótica com microcâmera e permite a avaliação de alterações anatômicas e funcionais do endométrio/endocérvice como vascularização, espessura, fase do ciclo, concentração glandular e presença de sinais indicativos de infecção.
Um excelente remédio para auxiliar no tratamento da inflamação do útero, a metrite é o chá das folhas de tanchagem, Plantago maior. Esta erva tem propriedades anti-inflamatórias, antibacteriana e cicatrizante muito potentes, tendo indicação medicinal também em casos de amigdalite ou outras inflamações.
Em caso de inflamação no útero causada por vírus ou bactérias, o ginecologista pode indicar o uso de antibióticos ou antivirais como a clindamicina, aciclovir ou metronidazol, que podem ser indicados na forma de comprimidos ou de pomada, podendo o tratamento ser feito em casa.
O que poderia fazer para preencher meu tempo?
Como ocultar uma coluna no Excel com senha?
Como recuperar uma parede mofada?
Pode pintar por dentro da geladeira?
Como reformar a minha casa sozinha?
Como começar um texto dramático?
Como referenciar uma fala oral?
Como referenciar podcast na ABNT?
Como citar uma entrevista em ABNT?
O que diz o Código Civil de 1916?
Como citar fonte de mapa ABNT?
Como reformar a piscina de fibra?
Como executar Tomcat no Linux?
Como se escreve daqui a pouco?