Traduzido de inglês-
A empregabilidade está relacionada à capacidade de conseguir um emprego e de se manter empregado. Ou seja, diz respeito ao conjunto de técnicas aplicadas para conquistar uma oportunidade de trabalho e à aptidão para proteger a carreira dos riscos do mercado.
O uso da empregabilidade como valorização profissional possibilita um aumento nas oportunidades para quem não possui uma formação acadêmica formalizada, auxiliando diretamente no combate à crise e oferecendo empregos para profissionais realmente capacitados.
Na visão de Minarelli (1995), os seis pilares que sustentam a empregabilidade são a adequação vocacional, competência profissional, idoneidade, saúde física e mental, reserva financeira e fontes alternativas e relacionamentos.
No Brasil, a empregabilidade é bastante instável. Com a pandemia do coronavírus, por exemplo, o número alcançou o maior patamar da década, com 13,8% de desocupação, segundo dados do IBGE, em julho de 2020. O desemprego é mais elevado no Nordeste, enquanto o Sul tem o melhor índice.
26 curiosidades que você vai gostar
Os melhores países nos quais trabalhar atualmente. A empregabilidade também está associada à disponibilidade de vagas e à busca de novos talentos por parte do mercado de trabalho. ... Qualificação profissional. ... Habilidades digitais. ... Rede de contatos. ... Inteligência emocional. ... Capacidade de liderança.
De fato, a empregabilidade no Brasil não está em sua melhor fase. Contudo, assim como já aconteceu em outros momentos, a crise passará, e as empresas precisarão de pessoas capacitadas. Por isso, investir em uma graduação agora é mais importante do que nunca. E não se esqueça de que o Ensino Digital também é uma opção!
Os seis pilares da empregabilidade são: (1) adequação vocacional, (2) competência profissional, (3) idoneidade, (4) saúde física, mental e espiritual, (5) reserva financeira e (6) relacionamentos. Primeiro, é preciso ter trabalho alinhado com a vocação.
Alguns fatores são importantes diferenciais para o profissional elevar o seu grau de empregabilidade. Nível de educação, experiência no mercado, flexibilidade, interesse em aprender, visão estratégica e capacidade de inovar são características que normalmente ajudam um candidato a se destacar dos demais.
Quem tem sete títulos e O Quê?
Como calcular um número elevado a uma fração na calculadora científica?
Qual o último órgão a ser formado no feto?
Quem trabalha com edição de fotos e o quê?
Como é produzido o carvão vegetal *?
Qual o nome da serra de Petrópolis?
Como o cavalo se relaciona com o ser humano?
Quem mora em Caldas Novas E o quê?
Como o catolicismo foi trazido para o Brasil?
Como se chama quem recebe algo?
Como o ruído excessivo pode prejudicar o ser humano?
Como se chama quem escreve poema de cordel?
Como o candidato deve se preparar e se comportar na entrevista de emprego?
Qual é o nome das pessoas que limpam as ruas?