Empreendedorismo social é um conceito que possibilita a construção de negócios cujo maior impacto são melhorias na sociedade. Ou seja, essas empresas existem, principalmente, para promover soluções que geram mudanças na realidade de pessoas e/ou comunidades vulneráveis.
Como criar um projeto de empreendedorismo social
Neste texto veremos alguns exemplos práticos de empreendedorismo social e o que podemos extrair deles.
No empreendedorismo social, o modelo de atuação é o mesmo, mas a parte central do negócio das empresas tem a ver com a resolução de algum problema social. ... A prostituição infantil é um exemplo de problema social, assim como o desemprego, a falta de atendimento médico, o analfabetismo e a violência.
O empreendedor social é considerado um agente de mudanças no setor civil, pois desenvolve ações que influenciam o desenvolvimento responsável e sustentável da sociedade, propondo inovações com retornos positivos para a população, para o ambiente e para a economia.
Ser um empreendedor social é estar à frente de uma iniciativa de empreendedorismo que agregue valor social. Na prática, significa utilizar as características e ferramentas do empreendedorismo para viabilizar um negócio de impacto socioambiental.
O empreendedorismo social surgiu para suprir necessidades que não são cobertas pelo Estado, atendendo, em especial, demandas de populações vulneráveis.
Saiba mais. O foco do empreendedorismo social é sua característica mais marcante e que o diferencia do empreendedorismo empresarial, pois o foco do empreendedorismo social são os problemas que atingem a sociedade e suas soluções.
Hoje em dia, o empreendedorismo social ocupa uma parte muito importante do mercado, reunindo negócios que pretendem unir o lucro, o desenvolvimento sustentável e o valor social nas mesmas atividades. Quer começar a investir nesse aspecto do seu negócio, mas não sabe por onde começar?