A tecnologia de Realidade Aumentada traz para o mundo real algum conteúdo digital. Diferentemente da Realidade Virtual, a RA não precisa de nenhum outro gadget para funcionar e utiliza apenas a câmera do celular para transportar imagens digitais para o mundo físico.
1968
O marco inicial da realidade aumentada teve início em 1968 com Ivan Sutherland que desenvolveu um sistema Head Mounted Display, abreviado como HMD. É um dispositivo usado na cabeça como um capacete, que possui uma pequena tela na parte da frente.
A realidade aumentada também está transformando o mundo da educação, onde o conteúdo pode ser escaneado ou visualizando uma imagem com a câmera do seu celular. A RA é usada para otimizar ambientes naturais ou situações e oferecer experiências perceptivamente ricas.
A Realidade Aumentada surge da evolução da Realidade Virtual (RV) (TORI et al.;2006). Os primeiros indícios de RA surgem por volta de 1960 com o investigador Ivan Sutherland. Sutherland desenvolveu um capacete de visão ótica direta para visualização de objetos 3D no ambiente real (SUTHERLAND;1968).
O AR Core é uma plataforma de realidade aumentada do Google que está chegando a cada vez mais celulares....A nova lista contempla 24 dispositivos que você pode conferir abaixo:
A realidade aumentada designa a interação entre ambientes virtuais e o mundo físico. Um bom exemplo de realidade aumentada são as etiquetas QR Code em pontos turísticos de cidades. ... A realidade aumentada também é conhecida por “realidade expandida” e “realidade ampliada”.
Além da imersão, da interação do usuário, outro problema na realidade virtual é o envolvimento do usuário. ... No caso da realidade aumentada (RA), o usuário continua vendo o mundo real, complementado de alguns elementos virtuais.
É usada para vídeos ou ambientes totalmente virtuais em 3D, sendo usada para treinamentos, apresentações de espaços como apartamentos decorados, obras futuras e cenários de filmes e séries em uma exposição, por exemplo.
A realidade virtual pode ser aplicada em diversos setores da indústria, desde o planejamento de fábricas, simulação da produção, auxílio na divulgação de produtos, treinamento de funcionários, validação de protótipos.
É usada para vídeos ou ambientes totalmente virtuais em 3D, sendo usada para treinamentos, apresentações de espaços como apartamentos decorados, obras futuras e cenários de filmes e séries em uma exposição, por exemplo.
Várias tecnologias são usadas no render de realidade aumentada, incluindo sistemas de projeção ótica, monitores, aparelhos de mão, e dispositivos com tela, usados no corpo humano. Um “ head-mounted display” ( HMD) é um display utilizado na testa, algo como uma faixa ou capacete.
Resumidamente, a Realidade Aumentada teve sua origem em algo muito simples: etiquetas. Os códigos de barras não estavam mais cumprindo com perfeição a tarefa de carregar todas as informações que se queria obter através de sua leitura.
O uso mais popular da realidade aumentada é o entretenimento através dos filtros para fotos em aplicativos móveis de redes sociais e jogos como o Pokémon GO porém atualmente a realidade aumentada é utilizada de muitas formas tais como no ensino, design de produtos, ações de marketing ou em treinamento e suporte em plantas industriais.
Campanhas com realidade aumentada trazem os benefícios que a virtual não cobre, como o maior alcance a diversos públicos, menor necessidade de programação e instalações, investimento mais econômico, maior engajamento com os usuários e resultados mais rápidos.
Como aliviar urticária na gravidez?
Como prescrever clindamicina IV?
Como conectar o celular no mini system via Bluetooth?
Como prescrever flúor para bochecho?
O que é necessário para se casar com um americano?
Como calcular o índice terapêutico?
Qual o nome do Silvio Santos inteiro?
O que são as fases da fotossíntese?
Qual o significado de 29 anos de casada?