DOMINÂNCIA INTERMEDIÁRIA Há situações em que os dois alelos de um gene se complementam na determinação de um genótipo intermediário em organismos heterozigóticos. Algumas flores, por exemplo, apresentam duas ou mais colorações, como vermelho e branco.
Alelos intermediários ou co-dominantes não apresentam relações de dominância ou recessividade. O genótipo heterozigoto origina um fenótipo distinto dos homozigotos e geralmente intermediário em relação aos fenótipos produzidos pelos homozigotos.
A chamada dominância incompleta é aquela em que os alelos se expressam em heterozigose, no entanto, produzem fenótipo intermediário, haja vista que nenhum é totalmente dominante. No caso da dominância completa, o fenótipo é igual entre homozigotos e heterozigotos.
Em genética existem três tipos de dominância: a dominância total ou completa, a dominância incompleta ou parcial e a codominância. O tipo mais comum é a dominância total ou completa, onde um alelo completamente dominante impede a expressão do segundo alelo, que será completamente recessivo.
A dominância incompleta apresenta heterozigotos com fenótipos intermediários, já na codominância os dois alelos no heterozigoto expressam-se integralmente. Para plantas com flores vermelhas, temos o par de alelos FvFv. ... Já para plantas com fenótipo branco, temos o par de alelos FbFb.
43 curiosidades que você vai gostar
O exemplo mais clássico de codominância é aquele encontrado no sistema ABO. Nesse sistema, há três alelos envolvidos (IA, IB e i) que são responsáveis por determinar os grupos sanguíneos A, B, AB e O. Observe a seguir o genótipo e seu respectivo tipo sanguíneo: IAIA e IAi – Sangue tipo A.
Enquanto na dominância completa o fenótipo é igual ao do homozigoto dominante, na dominância incompleta, expressa-se um fenótipo completamente distinto dos homozigotos. Na planta conhecida como boca de leão, por exemplo, o alelo B determina a cor vermelha, e o b determina a cor branca.
No campo da genética, fala-se em dominância incompleta quando o fenótipo de indivíduos heterozigóticos é intermediário entre os fenótipos de dois homozigóticos. Isto ocorre porque somente uma cópia do gene ativo não é capaz de produzir toda a quantidade de enzima responsável pela manutenção do fenótipo.
O que é recessividade? Dizemos que um alelo é recessivo quando ele só expressa seu fenótipo aos pares. Desse modo, indivíduos heterozigotos não expressam o fenótipo determinado pelo alelo recessivo. Alelo recessivo é expresso no fenótipo apenas em dose dupla.
Como limpar metais com pasta de dente?
Como saber qual número racional é o maior?
Como saber quais são os bens de uma pessoa?
Como descobrir o formato do rosto masculino online?
Como saber o meu tipo de nariz?
Como saber o modelo da geladeira GE?
Como obter o comprovante do CNES?
Como saber se a internet da Claro tem na minha rua?
Como ganhar um jogo de trilha?
Como descobrir o número de série do meu HP?
Como limpar uma lata de tinta?
Como jogar online Age of Empires 2 The Conquerors?
Porque os corpos caem com a mesma aceleração no vácuo?
Como limpar um tatu para comer?
Qual é a relação entre o campo ea cidade?