Despertar confusional é um transtorno da qualidade do sono (parassonia), mais comum em crianças e idosos, caracterizada por um despertar incompleto do sono. Geralmente desperta de um sono profundo no início da noite. O despertar confusional tem uma prevalência de 4% da população.
O despertar confusional, segundo um estudo, atinge 17% das crianças entre 3 e 13 anos de idade. Trata-se de um quadro que ocorre entre 2 a 3 horas após o início do sono, no qual a criança senta na cama, choraminga, chora ou geme, podendo, algumas vezes, dizer frases do tipo “vá embora”.
Parassonias são comportamentos episódicos, não desejáveis ou desagradáveis que ocorrem no início do sono, durante o sono ou no despertar. Podem ocorrer nos momentos de transição do sono e vigília, durante o período de sono REM ou NREM.
De acordo com estudo, cerca de 15% das pessoas já passaram por isso. São Paulo - Você já acordou meio desorientado, sem saber onde estava e com dificuldade até para andar? Denominado pela ciência como despertar confusional, esse tipo de experiência acontece com cerca de 15% das pessoas.
Parassonias são eventos físicos ou sensações indesejáveis que ocorrem durante o sono REM, o sono não REM ou transições do sono. A faixa etária pediátrica compreende o principal grupo afetado por tais eventos durante o sono, sendo assim relevante no atendimento ambulatorial pediátrico.
16 curiosidades que você vai gostar
As parassonias no início da infância são comuns e normais, e normalmente não é necessário tratamento, sendo geralmente suficiente tranquilizar a criança, já que maior parte das parassonias tende a desaparecer durante a adolescência.
Os casos de parassonia infantil, na maioria das vezes, se resolvem sozinhos, conforme ocorre o crescimento e não requerem cuidados farmacológicos, mas sim orientação dos pais no manejo das situações. Em alguns casos a psicoterapia pode ser uma grande aliada para trabalhar os aspectos psicológicos envolvidos na questão.
O indivíduo permanece vários minutos em um estado confuso e desorientado, até meia hora, capaz apenas de sentar-se e olhar ao redor. Geralmente permanecem na cama atordoados, até recuperar a consciência e depois voltam a dormir. Esses episódios podem ser ou não reativos a estímulos externos como sons e luz.
Estar atordoado e de mau humor ao se levantar é algo comum para aqueles que sofrem de inércia do sono. Essa é uma condição na qual ocorre uma redução de várias capacidades cognitivas e emocionais, logo depois de acordar.
O transtorno comportamental do sono REM é um distúrbio do sono no qual o paciente reage fisicamente aos sonhos vívidos, muitas vezes de maneira desagradável, com movimentos súbitos e violentos de braços e pernas durante o sono REM, além de sons vocais.
O soniloquismo — ou falar enquanto dorme — é uma manifestação normal da atividade cerebral. Por isso, é considerado um distúrbio do sono benigno, ou seja, que não costuma indicar nenhum tipo de doença grave. ... O problema acontece na maior parte das vezes na fase do sono profundo, aquela em que não sonhamos.
O sonambulismo é um transtorno do sono que consiste basicamente em levantar-se da cama, andar ou praticar algum tipo de atividade enquanto ainda está dormindo. Em termos médicos, o sonambulismo é um distúrbio do sono em que as funções motoras da pessoa despertam, mas sua consciência permanece inativa.
Os distúrbios do sono mais comuns são a insônia, a apnéia obstrutiva do sono e a síndrome das pernas inquietas. São comuns também o sono insuficiente e o atraso de fase de sono. Insônia: A insônia é a dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou o despertar antes do horário desejado.
Para o pediatra diagnosticar este distúrbio do sono, é preciso que ao longo do dia a criança apresente sonolência ou fadiga, alterações no desempenho escolar, na capacidade intelectual, no humor ou no comportamento. Os sintomas podem ser manifestados tanto pelo cuidador principal quanto pela própria criança.
Esses transtornos, por sua vez, são subdivididos em Dissonias (caracterizadas por anormalidades na quantidade, qualidade ou tempo de sono) e Parassonias (caracterizadas por eventos comportamentais ou fisiológicos anormais ocorrendo em associação com o sono, estágios específicos do sono ou transições de sono/vigília).
O terror noturno é um distúrbio do sono em que a criança chora ou grita durante a noite, porém sem acordar e acontece mais frequentemente em crianças com idade entre 3 a 7 anos.
Sentir-se tonto ou ter uma sensação de desmaio iminente ao se levantar bruscamente após um período deitado ou sentado são sintomas de uma condição chamada na medicina de hipotensão ortostática.
O despertar confusional, um distúrbio do sono pouco conhecido mas três vezes mais frequente que o sonambulismo, é caracterizado por uma confusão mental ao acordar. ... Durante os episódios de despertar confusional, a pessoa não reponde às tentativas de consolo e geralmente não sabe onde está.
A paralisia do sono ocorre durante a fase REM do sono, um estágio associado a sonhos vívidos. Nele, nossos músculos ficam paralisados, possivelmente para nos impedir de nos movimentarmos conforme nos sonhos. Mas, na paralisia do sono, algo sai erradi e o cérebro acorda, mas o corpo não.
Sabe aquela sensação de estar caindo, logo quando você está pegando no sono, que o faz despertar subitamente? Esse fenômeno é conhecido como espasmo hípnico, e por enquanto, só existem teorias para o explicar. O espasmo hípnico é um espasmo ou contração involuntária dos músculos, que desperta violentamente uma pessoa.
O bebê ainda não sabe que está separado da mãe, que é um indivíduo independente. No útero, ele vivia confortável, protegido e quentinho. Fora do útero, no berço, mesmo com todo o conforto que os pais possam proporcionar, não é a mesma sensação, o que faz com que o soninho seja mais irregular.
Durante o terror noturno, que dura em média 15 minutos, a criança pode manifestar sinais de pânico intenso, conversar, gritar, chorar, se debater, ficar de olhos abertos ou se sentar na cama.
O que é sonambulismo? O sonambulismo é um distúrbio de comportamento que se origina durante o sono quando, por uma alteração no funcionamento normal do cérebro, apesar de continuar dormindo, o indivíduo consegue desempenhar algumas atividades motoras próprias do estado de vigília como caminhar, comer e falar.
Há alguns fatores que contribuem para desencadear o sonilóquio nas pessoas predispostas, tais como privação de sono, estresse, consumo de álcool e sonolência diurna. Se o sonilóquio for dramático e emocional, geralmente é sinal de outra desordem do sono associada.
Dependendo do tipo de distúrbio do sono, as pessoas podem ter dificuldade em adormecer ou podem se sentir extremamente cansadas ao longo do dia. A falta de sono pode ter um impacto negativo na energia, humor, concentração e saúde, em geral.
Como formatar as Referências bibliográficas segundo a ABNT?
Qual é a definição de hipertermia?
Como resetar tablet Samsung SMT560?
Como são classificados os elementos de transmissão?
Como formatar todas as notas de rodapé?
Como saber se o resultado de sífilis é positivo?
Como classificar variáveis estatística?
Como faço para formatar meu tablet Multilaser?
Quais as principais classificações do desenho técnico?
Como formatar um HD interno para externo?
Como formatar tabela dinâmica Excel?
Quanto ao resultado naturalístico Os crimes são classificados em?
Quanto à posição da sílaba tônica Como se classificam as palavras?
Como formatar HD e tirar partições?
Como são classificados os meios físicos de transmissão de dados?
Como editar texto no WhatsApp web?
Como se classifica as vias urbanas?
Como formatar a unidade C no Windows 10?