A descrição é uma tipologia textual usada para retratar personagens, espaços, momentos, pensamentos etc. Em suma, tudo que é nomeado pode ser descrito. A classe gramatical mais usada para essa função é o adjetivo.
Algumas características que podem constar na descrição de um personagem:
Refira-se à aparência de forma geral com muito tato.
Características. Características são atributos físicos externos, observáveis, superficiais. Alto, baixo, gordo, magro, loiro, moreno, bonito, feio, formal, informal, criança, adulto, bem vestido, mal vestido etc.
5 dicas para escrever diálogos com o corpo
Caracterização da personagem: o tipo de vestuário que sua personagem usa é uma maneira de exteriorizar a personalidade dela. Nesse caso, o ideal é descrever suas roupas de forma superficial, não precisa dizer cada peça de roupa que há no seu armário, mas sim focar-se nos pontos em comum dessas roupas: há muitos jeans?
Para descrever outros personagens em primeira pessoa, primeiro você precisa saber como o personagem que está narrando age perto delas, que tipo de coisas ele repara e, basicamente, como a sua mente funciona.
Cite qualidades únicas e dê exemplos específicos, em vez de usar frases genéricas.
Se vai descrever uma pessoa, indique, por exemplo: nome, sexo, idade, características físicas - cor dos olhos, cabelo e pele, estatura, como se veste? características psicológicas - temperamento e modo de falar.
Uma tentativa de brincar com a possível personagem pode criar não uma interpretação, mas um estado de interpretação que, se reconhecido pelo público, pode ser lido como teatralidade. Nesse caso, o espectador lê um conjunto de recursos que o leva a conceber algo como teatral.
Uma boa descrição precisa parecer ser realista, oferecendo imagens vivas sobre a personalidade e o passado do personagem. Comece criando um perfil para o personagem. Consulte e use o perfil preparado como referência durante todo o processo de escrita.
A descrição objetiva é aquela em que não se acrescenta as sensações de quem escreve, enquanto a descrição subjetiva contempla as sensações do seu autor, sendo transformada por seus sentimentos e emoções.
Faça uma lista com descrições concretas para o personagem. Você não precisa usar todas na história, mas será bom ter uma lista de frases descritivas mais específicas sobre o personagem. Mesmo assim, é mais vantajoso incorporar os melhores detalhes dentro da história. Veja alguns exemplos:
O importante é que o leitor saia com uma impressão de como o personagem é como pessoa, não apenas como é a aparência dele. Associe o modo de vestir e os objetos à personalidade do personagem. As roupas dele são cuidadosamente passadas e feitas sob medida ou são amassadas e desalinhadas, como se ele tivesse acabado de se levantar da cama?
Onde vejo se fui aprovada no auxílio emergencial 2021?
Como deixar o monitor em 1920x1080?
Como renovar habilitação em 2021?
Como saber a minha situação militar?
Como importar material para Lumion?
Como saber se seu benefício foi aprovado?
Como saber se o meu IP e fixo ou dinâmico?
Qual a origem da sociedade moderna?
Como foram formadas as doze tribos de Israel?
Como era a vida das pessoas nas cidades do Brasil no período colonial?
Qual a origem da roda gigante?
Qual a origem da realeza britânica?
Como saber se minha carta de concessão já foi enviada?
Quando surgiu a prosa romântica no Brasil?