Ruptura em Cunha Corresponde ao deslizamento de um bloco em forma de cunha, formado por dois planos de descontinuidades, na direção de sua linha de intersecção.
As falhas de o tipo planar ou cunha, comumente são controladas por estruturas ou descontinuidades pequenas (juntas e falhas menores) e manifestam- se principalmente no nível das bancadas, onde o fator a considerar são as características estruturais que contém o maciço rochoso por trás da face das bancadas e a relação ...
Para Sjöberg (2000), a ocorrência de ruptura por tombamento em taludes de grande altura é governada principalmente por três fatores: • Resistência e orientação das juntas; • Resistência da rocha intacta e • Deformabilidade (ou rigidez) do maciço rochoso.
Movimento de Massa, também denominado como deslizamento, escorregamento, ruptura de talude, queda de barreiras, entre outros, se refere aos movimentos de descida de solos e rochas sob o efeito da gravidade, geralmente potencializado pela ação da água.
Superfícies de ruptura
No que diz respeito à superfície de ruptura, podemos considerar três geometrias principais para essa superfície: ruptura plana, ruptura circular e ruptura com superfície irregular.
40 curiosidades que você vai gostar
Diante disso, a ISRM (2007) propôs algumas características das descontinuidades que afetam o comportamento geotécnico dos maciços rochosos, são elas: orientação, espaçamento, rugosidade, persistência, preenchimento, abertura e infiltração ou percolação de água (Figura 2).
Uma descontinuidade é qualquer quebra mecânica ou fratura presente num maciço rochoso, sendo importante qualificar a sua origem, podendo ser natural ou artificial devido ao desmonte da rocha por explosivos (Fiori & Carmignani 2009).
As descontinuidades mais comuns, presentes em todas os maciços rocho- sos, são representadas por juntas, falhas, contatos litológicos e foliações metamórficas.
Há 4 descontinuidades relativas ao interior da Terra:Descontinuidade de Conrad.Descontinuidade de Mohorovičić ou Descontinuidade de Moho, ou ainda Descontinuidade M.Descontinuidade de Gutenberg ou Descontinuidade de Wiechert-Gutenberg.Descontinuidade de Lehmann.
Quando uma função f(x) é contínua, espera-se que esteja definida para todos os valores de seu domínio, com um gráfico fluido como uma linha solta sobre uma folha de papel. Caso isso não aconteça, o que pode ser comprovado através de limites, há três tipos básicos de descontinuidade: removível, de salto e infinita.
Existem 3 tipos de classificação de descontinuidades: Descontinuidades sedimentares. Descontinuidades estratigráficas. Descontinuidades diastróficas.
Significado de Descontinuidade
[Geologia] Superfície que divide rochas pertencentes a grupos distintos. Geofísica. Área em que há alteração brusca das ondas sísmicas. [Matemática] Ponto de descontinuidade; característica da função descontínua.
Descontinuidade. A matéria possui espaços vazios que representam a descontinuidade. Esses poros são os espaços entre as moléculas, que podem ser maiores ou menores.
Superfície que separa diferentes camadas do interior da Terra, definida em função do comportamento que apresentam quando são atravessadas por ondas sismicas. A energia libertada por um sismo transmite-se em todas as direções sob a forma de ondas.
As principais estruturas geológicas da Terra são os crátons, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos.
O maciço rochoso se divide em duas entidades: matriz rochosa e descontinuidades. Matriz rochosa é o material sólido que forma os blocos e as descontinuidades são como pontos de fraqueza que dividem a matriz rochosa.
Os maciços rochosos sob o ponto de vista de sua utilização na engenharia civil são compostos por um conjunto de blocos originados da rocha intacta, sendo limitados pelas descontinuidades.
Descontinuidade: Toda matéria é descontínua, por mais compacta que pareça. Existem espaços entre uma molécula e outra e esses espaços podem ser maiores ou menores tornando a matéria mais ou menos dura.
As ideias sobre a descontinuidade da matéria, ou seja, sobre a possibilidade da existência de uma última partícula não fragmentável, remontam à época dos antigos filósofos gregos, há mais de 2000 anos. Destacaram-se nessas especulações Leucipo e Demócrito.
Descontinuidade: Toda matéria é descontínua, por mais compacta que pareça, devido à existência de espaços vazios entre as menores partículas que caracterizam a matéria.
A descontinuidade de salto acontece quando o limite bilateral não existe porque os limites laterais não são iguais. A descontinuidade assintótica/infinita ocorre quando o limite bilateral não existe, pois ele é infinito.
Se não existe limf(x) ou se existe limf(x) quando x→c, mas limf(x)≠f(c), dizemos que a função f é descontínua em x=c.
Indestrutibilidade: A matéria não pode ser criada nem destruída, apenas transformada. Ao ser queimada a matéria se trans forma em gases, fumaça e cinzas.
A Descontinuidade de Mohorovicic marca a separação entre a crosta terrestre e o manto. Já a Descontinuidade de Wiechert-Gutenberg indica a divisão entre o manto e o núcleo.
São descontinuidades que apresentam características distintas em relação às duas camadas subjacentes. Essas fronteiras são chamadas de: Descontinuidade de Gutemberg (entre o Núcleo e o Manto); Descontinuidade de Mohovicic (entre o Manto e a Crosta).
Quais alimentos ajudam a hidratar o corpo?
O que passar na bota de couro para conservar?
Pode colocar água sanitária na máquina de lavar louça?
Como esterilizar POWERbreathe?
Como limpar a mangueira do inalador por dentro?
Como hidratar as almofadas dos cães?
Como manter abacate na geladeira?
Como limpar bem a pia da cozinha?
Como hidratar a proteína de soja?
Como adicionar trabalhos no currículo Lattes?
Qual é a ordem para hastear a Bandeira Nacional?
Como tirar passaporte em Três Lagoas MS?
O que passar no cabelo quando NÃO TEM creme?
O que devo fazer para obter um visto canadense de estudante?
Como fazer Hidratacao com vinagre e creme?
O que fazer quando a raiz do cabelo está oleosa?