CRESCIMENTO POPULACIONAL E OCUPAÇÃO IRREGULAR Os problemas mais comuns são poluição d água, redução da quantidade e qualidade da água para abastecimento, degradação dos solos e, consequentemente, perda da qualidade ambiental.
Em relação à biota aquática das bacias hidrográficas do Cerrado, as principais ameaças são o desmatamento, a poluição industrial e doméstica, os insumos aplicados à agricultura, a construção de barragens e aterros, que modificam os hábitats necessários à sobrevivência dessa fauna (Ribeiro, M.C.L.B., 2007).
Destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção: Pena - detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. Parágrafo único: Se o crime for culposo, a pena será reduzida à metade.
Uma das mais graves consequências do desmatamento do Cerrado é a destruição das nascentes. O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil: são mais de 2 milhões de quilômetros quadrados espraiados por 12 estados. ... A água da chuva no Cerrado penetra o solo e fica armazenada na rocha porosa.
A principal causa de desmatamento no Cerrado é a expansão do agronegócio sobre a vegetação nativa.
23 curiosidades que você vai gostar
A degradação do bioma, causada principalmente pelo desmatamento para ocupação agropecuária, transformou o cerrado em um grande emissor de CO2 na atmosfera, com níveis já equivalentes aos da Amazônia, além da perda de biodiversidade e serviços ecológicos desse importante bioma.
A atividade de maior proporção em termos de área utilizada é a pecuária, estendendo-se por 60% da área ocupada por estabelecimentos agrícolas.
Dentre os mamíferos mais conhecidos, além do lobo guará, há onça pintada, tatu-canastra, veado-mateiro, raposa-do-campo, gato-do-mato, macaco-prego, tamanduá bandeira, lontra, catitu, queixada, paca, dentre muitos outros.
O cerrado tem uma vegetação rasteira e baixa, chamada de gramínea. A vegetação também é arbórea, ou seja, é formada por arbustos e árvores de tamanho pequeno, que não costumam passar de 20 metros de altura. ... A vegetação do cerrado tem uma característica marcante nas suas raízes, que são bem profundas.
As principais consequências do desmatamento do bioma Cerrado envolvem a extinção de algumas espécies animais e vegetais, com a perda da biodiversidade, além do impacto gerado sobre o leito de muitos rios importantes para o país, a exemplo do São Francisco, que passará a contar com cada vez menos nascentes.
O Cerrado apresenta vegetação distribuída em formações savânicas, florestais e campestres. As espécies variam entre plantas arbóreas, herbáceas, arbustivas e cipós. Além das árvores de troncos tortuosos, existem também cactos e orquídeas nesse bioma brasileiro.
Resumo: O clima da região dos Cerrados, de acordo com a classificação de Köppen, é do tipo AW (tropical chuvoso), nas suas partes baixas, em CWh1 (temperado chuvoso de inverno seco), no Planalto Central. A característica principal do clima dessa área, que se estende de 5° a 20° Lat. Sul e de 45° a 60° Long.
São descritos onze tipos principais de vegetação para o bioma Cerrado, enquadrados em formações florestais (Mata Ciliar, Mata de Galeria, Mata Seca e Cerradão), savânicas (Cerrado sentido restrito, Parque de Cerrado, Palmeiral e Vereda) e campestres (Campo Sujo, Campo Limpo e Campo Rupestre).
Muitas delas só existem aqui. Imagine um lugar que tem mais de 11 mil espécies vegetais e a fauna é também muito diversa. Estima-se que o Cerrado possui quase a metade das 1.753 espécies de aves do país, 199 de mamíferos, 180 de répteis, 150 de anfíbios, 1.200 de peixes e 90 mil tipos de insetos.
Animais típicos do cerrado brasileiroAriranha (Pteronura brasiliensis) ... Anta (Tapirus terrestris) ... Gato Maracajá (Leopardus wiedii) ... Jaguatirica (Leopardus pardalis) ... Tamanduá Bandeira (Myrmecophaga tridactyla) ... Lobo-Guará (Chrysocyon brachyurus) ... Onça Pintada (Panthera onca)
No cerrado também tem Leão.
As duas principais ameaças à biodiversidade do Cerrado estão relacionadas a duas atividades econômicas: a monocultura intensiva de grãos e a pecuária extensiva de baixa tecnologia. O uso de técnicas de aproveitamento intensivo dos solos tem provocado, há anos, o esgotamento dos recursos locais.
No Cerrado brasileiro, a principal atividade desenvolvida é a a agropecuária (agricultura e pecuária). Na Região Centro-Oeste, a agricultura é a grande responsável pela devastação desse bioma.
O Cerrado é um dos biomas brasileiros mais ameaçados no Brasil. São inúmeras atividades impactantes que atingem diretamente ou indiretamente o bioma, dentre elas o garimpo, a agricultura e a mineração.
Apesar da sua importância, o bioma tem sido desmatado de forma acelerada, principalmente nos últimos anos, devido principalmente ao consumo de lenha nativa, explorada de forma ilegal e insustentável, para fins domésticos e indústrias, ao sobrepastoreio e a conversão para pastagens e agricultura.
Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. ... Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea.
As formações florestais do Cerrado englobam os tipos de vegetação com predominância de espécies arbóreas, com a formação de dossel contínuo. A Mata Ciliar e a Mata de Galeria são fisionomias associadas a cursos de água, que podem ocorrer em terrenos bem drenados ou mal drenados.
O relevo do Domínio do Cerrado é em geral bastante plano ou suavemente ondulado, estendendo-se por imensos planaltos ou chapadões. Cerca de 50% de sua área situa-se em altitudes que ficam entre 300 e 600 m acima do nível do mar; apenas 5,5% vão além de 900m.
É um clima alternadamente úmido e seco. A umidade ocorre na primavera e verão com a expansão da massa de Equatorial Continental. ... O clima tropical típico também é conhecido como tropical continental ou semi-úmido.
O clima que predomina na Caatinga é o semiárido. ... O semiárido é uma das regiões secas mais quentes do planeta. No período seco, a temperatura do solo pode chegar a 60°C e o sol forte acelera a evaporação das águas dos lagos e rios.
Como usar o Lightroom de graça no PC?
Como usar Nike Run Club na esteira?
Como colocar o Narrador do Windows 7 em português?
Qual o produto para tirar gordura de exaustor?
Como restringir a busca no Google?
Como resgatar o dinheiro da carteira da Steam?