Um conto de fadas é um tipo de história que tipicamente apresenta personagens fantásticos do folclore, como dragões, elfos, fadas, gigantes, gnomos, goblins, grifos, nuchas, animais falantes, trolls, unicórnios ou bruxas. A história também, via de regra, apresenta encantamentos.
Na língua portuguesa, a expressão contos populares é sinônima de contos folclóricos e também contos tradicionais, vindo indicar um conjunto de histórias mais ou menos curtas com personagens humanos ou animais que falam ou ambos convivendo no mesmo enredo, com seu quinhão de fantasia, magia, humor, ensinamentos práticos ...
Contos populares são lendas, mitos, narrativas do folclore e histórias da literatura que, de tanto serem repetidas de geração em geração, têm importante papel na cultura brasileira.
O conto popular é uma narrativa de pequena extensão, com um número reduzido de personagens, sem qualquer fundo histórico, e cuja acção se situa num espaço indeterminado e num tempo passado indefinido. A intervenção do maravilhoso ocorre em alguns dos contos, mas não na sua generalidade.
As caracteríticas mais marcantes dos contos maravilhosos são: acontecerem no mundo da fantasia, apresentar personagens e fatos mágicos e, geralmente tem um final feliz, A variedade linguística que predomina é a variedade padrão a língua formal sem o uso de gírias ou traços da oralidade.
20 curiosidades que você vai gostar
O conto maravilhoso é uma narrativa recheada pelo fantástico, com fadas, monstros, bruxas, anões e outros seres extraordinários. Geralmente, as histórias se iniciam com o clássico Era uma Vez e se encerram com E viveram felizes para sempre!
11 contos populares comentadosO cágado e a festa no céu. ... O macaco e a cotia. ... A raposa e o tucano. ... A onça e o gato. ... A cumbuca de ouro e os marimbondos. ... O jabuti e a onça. ... O sapo e o veado. ... O caldo de pedra.
12 contos populares brasileiros comentadosA raposa e o tucano. Certa vez uma raposa convidou o tucano para o jantar. ... Malazarte cozinhando sem fogo. ... De como Malazarte entrou no céu. ... A cumbuca de ouro e os marimbondos. ... O macaco e o coelho. ... O sapo com medo de água. ... A raposa e o homem. ... A raposa e o cancão.
Para crianças e jovens: Contos Tradicionais do Brasil para Jovens, Lendas Brasileiras para Jovens, Vaqueiros e Cantadores para Jovens, Couro de Piolho, O Papagaio Real, Maria Gomes, O Marido da Mãe d Água – A Princesa e o Gigante, A Princesa de Bambuluá e Facécias, Prelúdio e Fuga do Real.
Câmara Cascudo, portanto, adota quatro critérios como características do conto popular: antiguidade, anonimato, divulgação e persistência.
Quem conta um conto, aumenta um ponto. Esse ditado é velho, sábio e não sabemos autoria, mas de cunho popular e certeiro. Veja bem quantas pessoas podem ser prejudicadas porque alguém ouviu de outras, um algo qualquer e passou o fato para a frente.
Género da literatura do (sobre)natural teorizado por Tzvetan Todorov em Introduction à la littérature fantastique (1970). Segundo este autor, o maravilhoso é o género onde se incluem as obras nas quais não é possível qualquer explicação racional para os fenómenos (sobre)naturais.
Qual a quantidade de água doce disponível no Brasil?
Quais os impactos negativos da energia solar?
Quando o aposentado morre quem paga o empréstimo consignado?
Como era a logística na Segunda Guerra Mundial?
Qual a função do ferro na viga?
Como fazer para se alistar 2022?
Quando trocar o cateter tipo óculos?
Como se abreviar o nome unidade?
Como saber se o plano da Claro está ativo?
Qual a definição de um projeto?
Qual a melhor maneira de manter um cachorro quentinho?
O que fazer para cachorro parar de morder?
Quanto tempo demora para o estradiol fazer efeito?