De acordo com o Ministério da Saúde, há uma escala de pontuações que avalia o nível de consciência dos pacientes: Abertura ocular: espontânea (4); à voz (3); à dor (2); nenhuma (1). Resposta verbal: orientada (5); confusa (4); palavras inapropriadas (3); palavras incompreensíveis (2); nenhuma (1).
O nível 3, que é o mínimo, significa que a pessoa não abre os olhos, não fala nem se mexe ou reage a estímulos.
Muitas vezes, o coma é reversível e, por isso, a pessoa pode voltar a acordar, no entanto, o tempo até que o estado de coma passe é muito variável, de acordo com a idade, estado de saúde geral e a causa.
Coma induzido
É a perda irreversível de qualquer atividade do cérebro.
Do estado mais superficial de coma ao mais profundo, são reconhecidos quatros graus, são eles: 1º- diminuição da consciência, estado de estupor, reflexos presentes, bem como o tônus muscular e controle dos esfíncteres.
32 curiosidades que você vai gostar
E o coma mais longo, de acordo com o Guinness Book of Records, o da americana Elaine Sposito (que entrou nesse estado por conta de uma anestesia mal feita) durou cerca de 37 anos.
Quando está em coma profundo, a pessoa não está consciente e, portanto, não sente, não se mexe e não ouve, por exemplo. Entretanto, existem vários níveis de sedação, a depender da dose do medicamento, por isso, quando a sedação é mais leve é possível ouvir, se mexer ou interagir, como se estivesse sonolento.
A maioria dos neurologistas afirma que os pacientes em coma não sentem nada e não demonstram percepção nenhuma. Mas é uma opinão que varia: apesar de não ter sido comprovado cientificamente, muitos médicos acham que os pacientes que vivem esse estado podem, sim, ouvir e perceber minimamente o mundo ao seu redor.
O “coma induzido” é uma técnica de administração de sedação farmacológica profunda controlada que leva o paciente à inconsciência. Ele é indicado para condições clínicas específicas, em que é necessário manter a segurança e o bem-estar do paciente.
A condição mais grave, chamada coma irreversível ou Estado Vegetativo Persistente (EPV), provoca um coma profundo e prolongado, no qual só estão ativas respostas neurológicas reflexas. Aqui, o paciente já não tem uma vida voluntária, o que pode ser confundido com a morte encefálica.
Infelizmente, não há um tratamento específico para fazer com que alguém retorne do coma. "O tratamento é resolver o que causou o coma, se for o AVC, desentupir a artéria. Mas tratamento para o coma não existe, cuidamos da saúde de forma geral e aguardamos as evoluções", explica Sampaio.
A morte encefálica é reversível? Não. A pessoa com morte cerebral é considerada legalmente morta, e os aparelhos que mantêm a respiração e os batimentos cardíacos serão desligados caso o paciente não seja doador.
Olhos fechados, ausência de resposta motora ou verbal, e estado de profunda inconsciência da qual não se desperta, mesmo diante de estímulos vigorosos. Estas são as características do coma, que não é doença, mas um sintoma que revela a presença de danos temporários ou permanentes das funções cerebrais.
(4) Flexão normal: a mão não alcança a fonte do estímulo, mas há uma flexão rápida do braço ao nível do cotovelo e na direção externa ao corpo. (3) Flexão anormal: a mão não alcança a fonte do estímulo, mas há uma flexão lenta do braço na direção interna do corpo.
A consciência pode ser dividida em dois grupos. O primeiro corresponde ao nível de consciência, também chamado de estado de vigília, o segundo refere-se ao conteúdo da consciência, que consiste nas funções cognitivas e respostas efetivas, tendo relação com a percepção do ambiente.
É através dessa escala que é possível mensurar o nível de consciência dos pacientes. E a partir desses dados podemos encaminhar o paciente de maneira mais segura. É preciso marcar “NT” na pontuação caso não seja possível obter resposta do paciente por conta de alguma limitação!
Já o coma induzido é uma técnica de administração de sedação farmacológica profunda, controlada e que leva a pessoa à inconsciência. Ele é indicado para condições clínicas específicas, em que é necessário manter a segurança e o bem-estar do paciente.
É importante lembrar, que pacientes com lesão cerebral grave, podem não acordar mesmo após a retirada da sedação, é possível que permaneçam em coma por consequência de sua patologia cerebral.
Grande número de pacientes com Covid-19 grave que necessitam de ventilação mecânica, levam dias ou semanas para despertar da sedação, além disso, segundo relatos de especialistas, parece que esses pacientes podem precisar de meses de reabilitação para voltar à sua linha de base neurocognitiva.
Há vidas e vidas em coma. O que dois pacientes podem fazer e sentir varia enormemente, dependendo do grau de inconsciência. A grande incógnita é o estado vegetativo. Se o funcionamento cerebral for mais intenso do que se pensa, o paciente pode se comunicar e sentir dor.
Segundo o neurologista Mauro Atra, nessa situação prolongada, o máximo que acontece é o paciente ouvir sons, mas sem a capacidade de interpretá-los. “A pessoa não sabe se ouviu um violino, uma buzina ou alguém falando o nome dela, mas vai mexer os olhos", diz o especialista.
depende da sedação... tem hora que (o paciente) te responde, tem hora que não. Algumas enfermeiras relatam que não há comunicação com o paciente que se encontra em um grau de sedação profundo, uma vez que não existe resposta aos estímulos. Outras relatam que, nessa situação, a comunicação é dificultada.
A sedação é o ato de suprimir a consciência, mantendo as funções vitais, tais como respiração espontânea e deglutição. Esta inconsciência é realizada através de um medicamento anestésico, utilizada por via oral, inalatória ou venosa.
Em média a permanência de dias com tubo orotraqueal até a realização da traqueostomia foi de 4,7 dias, e a permanência em ventilação mecânica invasiva após a realização da traqueostomia foi de 3,37 dias.
Scott Marr teve morte cerebral decretada após um AVC, mas se recuperou após os aparelhos de suporte de vida serem retirados. O americano T. Scott Marr vem sendo chamado de “homem milagroso” por ter acordado após os médicos terem decretado sua morte cerebral e desligado os aparelhos que supostamente o mantinham vivo.
Estou de 5 semanas quantos meses estou?
É possível perder 20 kg em 2 meses?
Qual o valor máximo que posso levar para o exterior?
Qual a pena para réu primário por tráfico de drogas?
Quanto maior temperatura menor viscosidade?
Para que serve o medicamento Coltrax?
Qual o significado de dois dedos juntos?
Qual a fórmula para calcular a força normal?
Como organizar fotos por mês android?
Para que serve cada tipo de talher?
Por quanto tempo tomar omega 3?
Como evitar dumping na bariátrica?
Qual o nome do nosso principal é famoso grafiteiro brasileiro?
Quanto rende o investimento em ouro?
Onde Vivem os lobos no Brasil?
Que características distinguem os três tipos de tecido muscular?