Um código de conduta é um conjunto de regras para orientar e disciplinar a conduta de um determinado grupo de pessoas de acordo com os seus princípios. É geralmente utilizado por empresas, organizações, classes profissionais ou grupos sociais.
O que é e para que serve o código de conduta
De maneira resumida, o código de conduta, também chamado de código de ética, é um conjunto de regras e princípios que deverão ser adotados por todos os funcionários, colaboradores e prestadores de serviço da empresa.
Código de conduta ou de ética é um documento que reúne os princípios e valores adotados por uma organização, classe profissional ou nação. Ele serve como regimento interno, tendo como objetivo central promover uma postura homogênea entre todos os integrantes do grupo que o formou.
CÓDIGO DE CONDUTA EMPRESARIAL Normas e comportamentos que regem a atuação da organização e definem o que ela espera de seus profissionais, e fornecedores e outros parceiros. PROFISSIONAIS São todos os profissionais que trabalham na empresa, independentemente do cargo, função, atividade ou tempo de casa.
Conceito de código de conduta ética
O código de conduta ética é um documento que reúne todas as regras a serem seguidas pelos membros de uma organização e até terceiros, se a empresa não optar por ter um código específico para terceiros.
39 curiosidades que você vai gostar
O código de ética é um instrumento de realização da filosofia da empresa, de sua visão, missão e valores. “É a declaração formal das expectativas da empresa à conduta de seus executivos e demais funcionários.” O código de ética deve ser concebido pela própria empresa, expressando sua cultura.
Geralmente o código de conduta é determinado pela alta cúpula da empresa. Apesar de poder se definido nas reuniões de planejamento estratégico, o ideal é criar um comitê especial para este assunto.
Considerar confidencial todas as informações pessoais a respeito de indivíduos. Antes de compartilhar informações que possam ser confidenciais, dentro ou fora do Pátria, certifique-se de que pode fazê-lo.
Aprenda como elaborar um código de conduta organizacional
É preciso ir além de “palavras bonitas” ...
Crie um comitê ...
Apresente o conteúdo. ...
Garanta normas para todas as interlocuções possíveis. ...
Discuta. ...
Respeito mútuo. ...
Seriedade para a imagem da companhia. ...
Segurança dos colaboradores e amparo para sanções.
4 passos para criar um código de ética e conduta que funciona
Pense na visão de longo prazo do negócio. ...
Estabeleça princípios em vez de regras. ...
Seja simples e direto. ...
Siga boas práticas de Compliance. ...
Crie o ambiente adequado para aplicar o código de ética e conduta. ...
Dê o exemplo a partir das decisões estratégicas do negócio.
10 mandamentos da conduta ética profissional
Prudência – Respeitar a hierarquia da empresa e não interferir no trabalho dos colegas de forma negativa.
Moralidade – Conduzir o comportamento, ações, decisões e escolhas de forma moral, com valores.
Código de conduta organizacional, também conhecido usualmente como código de ética, serve para definir padrões de comportamento, procedimentos, além de estabelecer maneiras de atuação dos funcionários dentro e fora da companhia.
3: O Código de Conduta precisa ser fácil de compreender por qualquer pessoa. Ou seja, não se deve utilizar linguajar jurídico ou complexo. O conteúdo deve ser objetivo e direto, com frases curtas e em poucas páginas. Isso também evita interpretações erradas ou confusões.
Código de conduta é um documento que busca estabelecer diretrizes de comportamento e ação para os colaboradores (internos e externos) e representantes de uma empresa. Funciona como uma norma interna, que alinha os valores éticos e objetivos da organização e dá ênfase nas leis e regulamentos aplicáveis ao negócio.
Por isso, independente do seu sentimento em relação à organização ou a algum dos seus membros, você deve sempre ser honesto e correto em suas ações. Integridade significa lisura e retidão, portanto, especialmente por sua reputação, faça sempre aquilo que é certo e ético e coloque sempre estes valores em primeiro lugar.
A apresentação do conteúdo do código deve ser clara, objetiva e direta, possibilitando o fácil entendimento por todos. Deverá ser constituído por frases curtas, porém bem explícitas. Deve ser revisto por algum advogado, caso não tenha a presença de um no comitê, para avaliar a sua legalidade.
O Código de Ética Profissional é o conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho. Este código é elaborado pelos Conselhos, que representam e fiscalizam o exercício da profissão.
A missão primordial de um código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.
De acordo com Fernando Bacellar, "o código de ética é basicamente um código que normatiza de acordo com os princípios de determinada profissão o que são dever e direitos de cada profissão para que possa harmonizar as relação sociais entre as pessoas".
Que se opõe à ética; contrário aos valores que regem uma sociedade, grupo ou pessoa: ele teve um comportamento antiético e foi demitido. Que se opõe às razões que ocasionam, alteram ou orientam a maneira de agir do ser humano, através de seus valores morais.
A conduta ética profissional diz respeito ao conjunto de valores morais que conduzem os comportamentos no ambiente de trabalho e durante o exercício da profissão. Em geral, tratam-se dos mesmos princípios exigidos na convivência em sociedade. Sem isso, é impossível construir uma carreira longa e respeitada.
São inaceitáveis situações como postura incorreta, de más intenções, baseadas em algum interesse ou em falta de ética; condutas ilegais; agir desrespeitosamente ou em desleixo; agir baseado em algum interesse ou prazer peculiar, visto como uma má-conduta a outros olhos. ...
6 Exemplos de ética e moral
Ajudar a quem precisa. Quando alguém lhe pede alguma ajuda financeira na rua ou algum idoso lhe pede auxílio para atravessar a rua, você tem a opção de ajudar ou não. ...
Cometer atos ilícitos. ...
Jogar lixo na rua. ...
Furar fila. ...
Maltratar animais. ...
Prejudicar algum colega de trabalho.
Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.
Ainda, são alguns exemplos de atitudes éticas dentro do ambiente de trabalho:
Educação e respeito entre os empregados;
Cooperação e atitudes que visam à ajuda aos colegas de trabalho;
Divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades realizadas na empresa;
Como fala galinha em Tupi Guarani?
Porque a ansiedade tem aumentado?
Como atualizar TV Philips antiga?
Quando Pode-se requerer a exibição de documento ou coisa?
Quem julga recurso especial no STJ?
Como tirar uma mancha do cimento queimado?
O que é delegação de serviço público?
O que é isopor de alta densidade?
Como saber se eu tenho direito Auxílio-emergencial 2022?
O que é texto dissertativo argumentativo exemplo?
Quais são as palavras Denotativas?
Quem pode contribuir com 5% para o INSS?
Como podemos controlar a temperatura?
Qual exame de sangue para detectar artrite reumatóide?
Quanto tempo demora o efeito do colírio?
Como o corpo é visto nos dias de hoje?
Quantas fotos tem um ensaio fotográfico?
Quantos quilos perdemos correndo por 30 minutos?
Qual foi o instrumento de orientação inventado pelos chineses?