O que é citação no processo penal?

Pergunta de Mariana Soares em 27-05-2022
(67 votos)

Citação: é o chamamento do réu a juízo, dando-lhe ciência do ajuizamento da ação, imputando-lhe a prática de uma infração penal, bem como lhe oferecendo a oportunidade de se defender pessoalmente e através de defesa técnica.

Quando o réu é citado?

A citação do réu é um dos procedimentos mais importante em um processo. É com a citação que o réu começa a ter a oportunidade de se defender. E é com a citação que o processo realmente se inicia. Até que ela ocorre, não há um processo pois ainda falta uma parte: o réu.


Para que serve a citação no processo penal?

A citação é o momento processual do chamamento ao processo, dando oportunidade para que o Réu tome ciência de que contra si está sendo movida uma Ação Penal, oferecendo a oportunidade para que possa defender-se. Ausente no Código de Processo Penal, sua conceituação está definida no Art.

O que é uma citação em um processo?

Ato que convoca o réu para fazer parte do processo. Conforme definição do artigo 238 do Código de Processo Civil - CPC, é chamado "citação" o ato processual que convoca o réu, executado ou interessado, para fazer parte do processo. Trata-se de formalidade essencial para a validade do processo.

O que acontece depois do mandado de citação?

Feita a citação com hora certa, o escrivão enviará ao réu carta, telegrama ou radiograma, dando-lhe de tudo ciência”. Quando a citação é realizada pelo oficial de justiça, a audiência só será realizada se ambas as partes se manifestarem. O prazo para resposta do réu é de 15 dias, a serem contados a partir da audiência.

Citação no Processo Penal | Letícia Vilela Simões


20 curiosidades que você vai gostar

Como saber se o réu foi notificado?

Boa Tarde, no processo estará indicando, notificação recebida ou que a parte recebeu tal documento, em último caso entre em contato com seu advogado ou advogada e veja se a outra parte foi notificada ou não.

Quais são os efeitos da citação válida?

Em síntese, a letra do aludido artigo, determina que, a citação valida, torna prevento o juízo, induz a litispendência, faz da coisa litigiosa, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrição.

Qual é a diferença entre citação e intimação?

“A citação é o ato que se dá a notícia ao demandado sobre a existência do processo. Ela convoca o réu ou o executado a integrar o processo”, explica Jaudy. A intimação, por sua vez, é a comunicação pela qual se dá ciência a alguém dos atos e dos termos de um processo já instaurado, de acordo com o artigo 269 do CPC.

Qual a diferença entre citação e intimação?

A citação do réu ou executado é pressuposto de validade do processo, podendo resultar em nulidade do processo, caso não seja executada. Já a intimação, prevista no artigo 269, adquire duplo objetivo: dar ciência de atos ou termos do processo e convocar a parte a fazer ou abster-se de fazer alguma coisa.



Outras questões

Quantos parques de Harry Potter existem?

O que é ato médico?

Quais são as três dicas para uma boa alimentação?

O que fazer quando o F4 não funciona?

Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?

Quanto Israel investe em tecnologia?

Qual bicho que grita igual gente?

Quanto a rainha Elizabeth paga para faxineira?

O que é a perpendiculares?

Como filtrar a água para beber?

O que é efetivamente a causa de pedir assinale?

O que é novação em Direito Civil?

O que significa DET at?

Como descobrir a senha do phpMyAdmin Wamp?

O que é uma caminhada leve?

Qual vai ser a população da Índia em 2050?

Qual o regime de bens não havendo convenção entre as partes?

Pode plastificar a certidão de nascimento?

Quais as desvantagens da depilação com cera?

Como copiar uma caixa de texto no Word?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com