Dores nas costas podem ser causadas por simples hábitos errados como sedentarismo, obesidade e tabagismo. Pode ser também uma manifestação de doenças como depressão, fibromialgia, câncer, artrites, hérnia de disco, osteoartrose (bico de papagaio), cálculo renal, aneurisma de aorta, úlcera gástrica, entre outras.
Na maioria dos casos, esse tipo de dor não é preocupante e não está ligado a nada muito grave, entretanto se estiver acompanhada de outros sintomas, como febre e dor para urinar, pode representar condições médicas que requerem atenção imediata como infecção urinária ou pedras nos rins.
As principais causas de dor nas costas incluem problemas de coluna, inflamação do nervo ciático ou pedra nos rins, e para diferenciar a causa deve-se observar a característica da dor e a região das costas que é afetada.
O primeiro sinal de alerta para tumores na coluna são dores noturnas e que não necessariamente têm relação com movimentos, posturas específicas ou atividade física exagerada. Dependendo do tumor, a dor pode ser constante e o paciente sente que não encontra momentos ou posições de alívio.
Algumas condições médicas podem causar dor nas costas, como: Doenças neurológicas como a hérnia de disco. Doenças ortopédicas como as artroses e o Câncer da coluna; Doenças reumatológicas como artrites e sacroileites.
22 curiosidades que você vai gostar
A dor que tem origem nos rins é mais aguda, forte, constante e aparece repentinamente, principalmente quando se trata de pedra nos rins. Já a dor nas costas pode variar de leve a grave, sendo caracterizada por pontadas, sensação de queimação ou perfuração.
Infecções dentro dos pulmões podem se manifestar como uma dor no meio das costas e comumente vêm acompanhadas de febre, dificuldade para respirar e tosse persistente. Porém, apesar de serem bastante comuns, asma, bronquite, enfisema, fibrose pulmonar e bronquiectasia geralmente não ocasionam nenhum tipo de dor.
Como é a dor do câncer? O Dr. Murta explica que ela é classificada seguindo uma escala numérica verbal: dor leve (1-3), moderada (4-6) ou intensa (7-10). Além disso, ela pode ser aguda ou crônica (mais de três meses) e se manifestar na forma de choque, queimação, frio doloroso, coceira, dormência ou pulsante.
Mas é importante estar ciente dos sinais e sintomas mais comuns do câncer, que podem incluir:Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo.Cansaço inexplicável e perda de energia.Hematomas frequentes.Sangramento anormal.Dor contínua.
Quantos pontos vale a redação da UERJ?
Como sincronizar todo RGB de PC?
Como funciona a recria de gado?
Como sincronizar o Anki no celular?
Quanto está rendendo a poupança antiga?
Como é a prova de redação da UFPR?
Qual o número do canal da Record News?
Porque não consigo sintonizar a Globo digital?
O que é recondução no cargo público?
Como configurar o aparelho rota sat?
Qual braço usar a pulseira FIR Power?