A cervicalgia (dor ou rigidez do pescoço) normalmente é o resultado do enfraquecimento dos músculos ao longo do tempo devido à má postura ou mau uso.
Objetivamente, o principal sintoma da cervicalgia é a dor na região do pescoço, ombro e cabeça, além da dificuldade em movimentar o pescoço e a sensação de peso nos ombros.
Cervicalgia é a dor localizada na parte posterior e lateral do pescoço que acomete grande parte da população. A coluna vertebral é dividida em cervical, torácica, lombar, sacral e cóccix. Na região do pescoço situa-se a porção cervical que é o segmento mais móvel de toda a coluna vertebral.
A cervicalgia músculo-esquelética pode ser aguda, auto-limitada, ou crônica e, freqüentemente, é associada à dor em outras regiões. O diagnóstico clínico mais que os exames complementares são de grande importância no diagnóstico das razões da ocorrência das cervicalgias.
INTRODUÇÃO E DEFINIÇÕES
A cervicalgia é a dor no seguimento cervical da coluna. Afeta cerca de 50% dos indivíduos em algum momento da vida e apresenta predileção pelo sexo feminino. A lombalgia, por sua vez, é a dor no seguimento lombar da coluna. Afeta de 65 a 85% da população mundial ao longo dos anos.
39 curiosidades que você vai gostar
Causas da cervicalgiaMá postura. Seja ela anatômica ou por maus hábitos, gera sobrecarga sobre os músculos cervicais. ... Posição inadequada para dormir. ... Estresse. ... Depressão. ... Bruxismo. ... Doença reumáticas. ... Hérnia de disco. ... Esforços repetitivos.
Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento da cervicalgia?Eletroterapia. É muito indicada para a fase aguda, buscando aliviar a dor e melhorar o ganho de flexibilidade. ... Terapias manuais. ... Cinesioterapia. ... Acupuntura. ... Orientações posturais.
Que remédios podem ser usadosAnalgésicos, como o Paracetamol;Anti-inflamatórios, como o Diclofenaco ou o Ibuprofeno;Relaxantes musculares, como Ciclobenzaprina ou Citrato de Orfenadrina.
A cervicalgia crônica é uma dor localizada nas vértebras cervicais, concentrada normalmente na parte de trás do pescoço. Quando dura algumas semanas, cerca de 3 meses, é considerada dor crônica.
A hérnia de disco cervical causa dor e/ou formigamento que irradia a partir do pescoço, passando pelo ombro até o antebraço e mão (4). A dor pode ser tão grave que o uso do braço fica limitado (2). Dor no pescoço, rigidez e limitação da amplitude dos movimentos pela dor são as manifestações habituais (4).
Cervicalgia é o nome comum às dores na coluna cervical, tendo por causa diferentes fatores tensionais, musculares, mecânicos, ou devido à compressão nervosa.
TREINAMENTO CEREBRAL E O CONTROLE DA TENSÃO DOS MÚSCULOS
Ou seja, a pessoa com cervicalgia tende a apresentar o aumento da atividade basal (de repouso) e a redução da contração voluntária máxima durante a função. Portanto, ocorre um diminuição na capacidade funcional da musculatura em questão.
2. Anti-inflamatórios não esteroides. Em alternativa aos analgésicos, o médico pode recomendar anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno (Alivium, Advil), diclofenaco (Cataflam, Voltaren) ou naproxeno (Flanax), que podem ajudar a aliviar a dor lombar aguda.
O clonixinato de lisina(CL) é um anti inflamatório não esteroide (AINE) e há estudos mostrando sua eficácia em cefaléias de vários tipos, inclusive cefaléias tensionais. O grande potencial analgésico mostrou boa melhora nas dores musculares da cintura escapular e lombar, principalmente se associado com ciclobenzaprina.
O importante é que ele seja ingerido 3 vezes ao dia (a cada 8 horas). Em casos em que é o médico que indica o uso do ibuprofeno, a frequência poderá ser diferente, a depender de sua condição de saúde. Ao esquecer de tomar o remédio, espere até a hora da dose seguinte e reinicie uso do medicamento.
Quais são os sintomas de uma coluna inflamada?Dificuldade para realizar movimentos com o pescoço;Sensação de dormência no ombro, braço, cotovelo, mão ou dedos;Fraqueza em um dos braços;Fraqueza nas pernas;Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga;Dor ou dificuldade para respirar;Incontinência urinária.
A lombalgia crônica inespecífica é definida como uma dor localizada entre a margem costal e a prega glútea inferior, com ou sem irradiação para membros inferiores, que persiste por pelo menos 12 semanas.
Como referenciar uma dissertação de mestrado ABNT?
Qual é a verdadeira voz do Mickey?
Como citar obras estrangeiras?
Como é o nome do dragão do Soluço?
Como recortar uma imagem no Photoshop e colar em outra?
Como é a árvore da fruta pitaya?
Como referenciar IBGE na ABNT?
Como fazer referência da Capes?
Como referenciar uma empresa ABNT?
Como fazer referência de imagem tirada da internet ABNT?
Como citar um trecho de um livro exemplo?
Como referenciar figuras da internet no TCC?
Como usar novo home broker Rico?