Para começar, vale a pena saber que as certificações do mercado financeiro são provas que garantem o seu conhecimento sobre o setor. Elas podem ser realizadas por qualquer pessoa, mas em alguns casos são obrigatórias. No Brasil, elas são mais voltadas aos profissionais ou a quem deseja atuar no ramo financeiro.
CNPI – Programa de Certificação da Apimec: a Certificação CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento) É o certificado que visa comprovar a qualificação técnica necessária dos profissionais que atuam nos mercados financeiros e de capitais no Brasil.
Para obter a certificação CEA é preciso fazer a prova da Anbima e atingir no mínimo 70% de acertos. No total a prova contem 70 questões, sendo necessário acertar 49 para obter a aprovação. Deste modo, a prova do CEA tem duração de 3h30 e pode ser agendada no site da Anbima.
A CPA-20 é destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento para clientes dos segmentos varejo alta renda, private, corporate e investidores institucionais em agências bancárias ou em plataformas de atendimento.
Mas, para atuar com a recomendação de investimentos, um analista de investimentos precisa ser certificado com CNPI (Certificação Nacional do Profissional de Investimento). É ela que regulariza os profissionais para exercerem a função de analistas dentro do mercado financeiro.
Para obter sua Certificação CNPI, você precisa se inscrever no site e prestar o exame da Apimec. Ele é realizado em praticamente todo o Brasil em Centros de Teste da Fundação Getúlio Vargas. No entanto, existem três categorias para a certificação, e o profissional terá que optar por uma delas antes de prestar o exame.
Este profissional possui conhecimentos técnicos e práticos para auxiliar seu cliente na busca do produto que irá melhor atender a seus objetivos e necessidades pessoais. Assim como ocorre com outros prestadores de serviços do mercado de valores mobiliários, os consultores devem ser credenciados na CVM.
Assim, o administrador de carteira de valores mobiliários, pessoa natural ou jurídica, deve encaminhar à CVM, até o dia 31 de maio de cada ano, informações relativas às carteiras que administre, com base nas posições de 31 de março do mesmo ano.
O E-Investidor consultou alguns especialistas do mercado que explicaram melhor sobre cada uma das certificações relevantes de cada área e cargo. Para quem deseja fugir dos bancos e ser um Agente Autônomo de Investimentos (AAI), a certificação oferecida pela Ancord é a primeira que a pessoa deve buscar.
Você deverá estar enquadrado em algum dos requisitos da CVM. Por exemplo: considerando que você tenha o capital mínimo de R$ 1 milhão, então você precisa atestar essa condição. Para isso, você deve solicitar à sua corretora um Termo de Investidor Qualificado.
Qual BRT passa no Recreio Shopping?
Como ser invisível na sociedade?
O que irá caracterizar a arquitetura egípcia de modo geral?
O que leva uma pessoa a ser leal?
Como jogar com seu amigo Horrorfield?
Como me tornar uma pessoa mais madura?
Como você pode ser mais organizado?
Como posso ser uma pessoa simples?
Quais as formas de aplicação da aromaterapia?
Qual o fato gerador do issqn Cite 3 exemplos?
Quais são as virtudes que agradam a Deus?
O que é ser humilde no trabalho?
Como ganhar muito dinheiro na Fazenda Verde 3?
Como abordar um cliente em uma farmácia?
O que é uma pessoa com atitude no trabalho?
Como ser mais objetivo na escrita?
Como ser uma pessoa mais instruída?