6 dicas para quebrar o platô da queima de gordura corporal
Ouça em voz altaPausarAntes de ocorrer a oxidação lipídica, a gordura é quebrada sob a ação de hormônios lipolíticos, liberando ácidos graxos e glicerol para o sangue.
Ouça em voz altaPausarLipólise é um processo pelo qual há a degradação de lipídios em ácidos graxos e glicerol. Ocorre no tecido adiposo. Alguns desportistas, fazem uso de substâncias legais (l-carnitina, sulfato de salbutamol) para aumentá-la, estas substâncias ajudam os ácidos graxos a atravessar a matriz mitocondrial.
As gorduras atuam como mensageiros, ajudando as proteínas a fazerem seu trabalho. Elas também começam as reações químicas que ajudam a controlar crescimento, função imunológica, reprodução e outros aspectos do metabolismo básico. As gorduras ajudam o corpo a estocar certos nutrientes também.
Como funciona a queima de gordura no corpo humano? Na realidade, o corpo armazena o excesso de proteína ou carboidratos da dieta em forma de gordura. Especificamente, como moléculas de triglicérides. Que consistem em apenas três tipos de átomos: carbono, hidrogênio e oxigênio.
Sabendo que as gorduras desempenham um papel tão importante em tantas funções básicas do organismo, pesquisadores resolveram estudá-las em seres humanos e outros organismos. Apesar da importância de gordura, ninguém ainda sabe exatamente como os seres humanos as armazenam e ativam.
Devemos também frisar que, uma vez formadas, as células de gordura (adipócitos) em nosso organismo podem aumentar ou diminuir de tamanho (ou até mesmo se multiplicarem), mas infelizmente nunca desaparecem.