A doença não tem cura, mas algumas medidas simples podem ajudar a amenizá-la
O que fazer para aliviar a crise de asma
Crise de asma começa com tosse e cansaço Com o avanço da crise de asma, o paciente começa a sentir também falta de ar e passa a ter a respiração rápida e curta.
As crises de asma podem durar desde pouco minutos até dias, apresentando perigo se o fluxo de ar ficar muito restrito. Os sintomas variam de uma pessoa para outra, sendo os mais comuns a sensação de aperto no peito, chiado, tosse e falta de ar.
Alguns exemplos de remédios para bronquite asmática são as "bombinhas", com Salbutamol por exemplo, ou aerossóis com soro e medicação, como o Berotec, para reduzir a falta de ar. Além disso, pode ser feito uso de xaropes para alívio da tosse e até de antibióticos, como a Amoxicilina, se houver infecção por bactérias.
Um ótimo remédio caseiro para a falta de ar que pode ser utilizado durante o tratamento da gripe, ou de resfriados, é o xarope de agrião.
Além de praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável, assim como tomar um chá calmante como o de camomila, ou cápsulas de valeriana são boas opções.
De acordo com a médica, no caso da asma, especificamente, é comum haver uma piora do estreitamento das vias respiratórias nos períodos de crise, o que causa ainda mais dificuldade para respirar. “É o chamado broncoespasmo, no qual o paciente sente chiado no peito e falta de ar”.
A asma se caracteriza pela inflamação crônica das vias áreas, que nessa condição ficam estreitas, inchadas e produzem mais muco do que o normal, dificultando a respiração. Seus episódios são caracterizados por crises de tosse, chiado e aperto no peito e cansaço.
As crises de asma também podem ser evitadas através da alimentação, por meio do consumo de alimentos anti-inflamatórios que ajudam a controlar a inflamação do pulmão e aliviar os sintomas de asma. Confira no vídeo a seguir como deve ser a alimentação para a asma: O que comer para asma - YouTube.
Quem tem asma sabe, para desencadear uma crise basta um elemento externo, como ácaro, mofo, fumaça de cigarro, pólen e pelos de animais, até mudanças de temperatura, passando por alguns medicamentos (principalmente anti-inflamatórios não hormonais, que atuam em uma via inflamatória mas sobrecarregam a respiratória) e excesso de esforço físico.
Elas podem causar sintomas de asma. Por isso, proteja-se da gripe e do resfriado comum. E não se esqueça: existem medicamentos para aplacar os sintomas e trazer maior qualidade de vida para os pacientes. O tratamento é distribuído gratuitamente aos usuários pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Enfrentar uma crise de asma é um desafio comum para cerca de 6,4 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. Além de incomodar bastante no dia a dia, é preciso se cuidar para que a doença não cause uma complicação mais grave.
Quantos filhos tem Vera Fischer?
Qual o caimento ideal para o piso?
Como fazer uma prova seletiva?
Como deve ser feito o planejamento de enfermagem?
Quem pode usar o Torçal dos Desbravadores?
Como os maias faziam chocolate?
Qual é o esporte que mais cresce no mundo?
Quantas vezes por semana pode fazer lipocavitação?
É papel da vigilância sanitária a fiscalização sobre?
Como tirar os espaços do texto justificado no PowerPoint?
O que significa a palavra Azazel?
Qual é a bactéria mais perigosa?
O que fazer para desinchar um galo na cabeça?
Qual é o significado do nome Luke?
Qual é o país que apresenta menor taxa de urbanização?
Qual é a fórmula do ácido sulfúrico?