A associação de espelhos planos acontece quando a luz refletida por um espelho E1 atinge um segundo espelho E2, formando assim uma combinação de imagens refletidas. Podemos ter dois tipos de associação. O número de imagens do ponto A, formadas nos espelhos, é infinita.
Um espelho plano dá apenas uma imagem de cada objeto. Unindo-se dois espelhos planos, de fato que eles formam um ângulo entre si, notam-se duas ou mais imagens. O número de imagens é resultado de várias reflexões nos dois espelhos, e aumenta conforme diminui o ângulo entre eles.
Portanto, é correto dizer que o número de imagens e o ângulo entre os espelhos são inversamente proporcionais.
Dois espelhos planos podem ser associados, com as superfícies refletoras se defrontando e formando um ângulo entre si, com valores entre 0° e 180°. Por razões de simetria, o ponto objeto e os pontos imagem ficam situados sobre uma circunferência.
A translação de um espelho plano ocorre quando um espelho se desloca de uma distância d fazendo com que a imagem translada, no mesmo sentido que o espelho, uma distância 2d. ... Sendo assim, podemos dizer que os espelhos planos são objetos que nos permitem ver imagens por eles formadas.
Quando a imagem formada por um espelho é invertida em relação ao seu objeto, essa imagem é chamada de imagem real. Imagens virtuais e reais são duas categorias de imagens formadas por sistemas ópticos, como lentes ou espelhos.
Um espelho plano é aquele em que a superfície de reflexão é totalmente plana. As principais propriedades de um espelho plano são a simetria entre os pontos objeto e imagem e que a maior parte da reflexão que acontece é regular. ...
Ao manusearmos dois espelhos planos, podemos obter a formação de imagens através da associação de espelhos. Se colocarmos dois espelhos planos formando um ângulo de 90º entre eles, obteremos a formação de três imagens. Conforme o ângulo entre eles diminui, o número de imagens formadas aumenta.
Em um espelho plano temos a formação de uma única imagem, mas quando associamos dois espelhos planos formando um ângulo entre eles podemos obter a formação de várias imagens. ... Podemos observar que cada espelho formará uma imagem do objeto (I1 e I2), além de uma imagem da imagem formada pelo outro espelho.
O número de imagens nada mais é do que o resultado de sucessivas reflexões nos dois espelhos, que aumenta a medida que o ângulo entre os espelhos diminui. Figura 5 – Ilustra a associação de dois espelhos com um determinado ângulo.
Imagens como as que são formadas nos espelhos planos são chamadas de imagens virtuais.
Imagem: http://www.dma.uem.br/matemativa/conteudo/exposicao/simetrias/ frisos_rosetas/2_espelhos_articulados/s08_15.JPG De maneira geral, podemos utilizar uma expressão matemática que relaciona o número de imagens n com o ângulo entre os espelhos a.
Figura 3 – Exemplo de imagem real que será invertida ao ser observado por um espelho plano.
Como jogar UNO online pelo WhatsApp?
Como deixar piso de concreto bonito?
Como rastrear um celular Samsung pelo Gmail?
Como ir do Aeroporto de Salvador para o ferry boat?
Como reverter uma prisão preventiva?
Como depilar as pernas e não coçar?
Como baixar jogo de caça níquel?
Como queimar ervas secas para defumação?
Como rastrear encomenda Texbr?
Como se escreve o nome assistindo em inglês?
Para que serve o atalho Ctrl o no Word?
Como irritar pessoas de Áries?