A associação de espelhos planos acontece quando a luz refletida por um espelho E1 atinge um segundo espelho E2, formando assim uma combinação de imagens refletidas. Podemos ter dois tipos de associação. O número de imagens do ponto A, formadas nos espelhos, é infinita.
Um espelho plano dá apenas uma imagem de cada objeto. Unindo-se dois espelhos planos, de fato que eles formam um ângulo entre si, notam-se duas ou mais imagens. O número de imagens é resultado de várias reflexões nos dois espelhos, e aumenta conforme diminui o ângulo entre eles.
Portanto, é correto dizer que o número de imagens e o ângulo entre os espelhos são inversamente proporcionais.
Dois espelhos planos podem ser associados, com as superfícies refletoras se defrontando e formando um ângulo entre si, com valores entre 0° e 180°. Por razões de simetria, o ponto objeto e os pontos imagem ficam situados sobre uma circunferência.
A translação de um espelho plano ocorre quando um espelho se desloca de uma distância d fazendo com que a imagem translada, no mesmo sentido que o espelho, uma distância 2d. ... Sendo assim, podemos dizer que os espelhos planos são objetos que nos permitem ver imagens por eles formadas.
Quando a imagem formada por um espelho é invertida em relação ao seu objeto, essa imagem é chamada de imagem real. Imagens virtuais e reais são duas categorias de imagens formadas por sistemas ópticos, como lentes ou espelhos.
Um espelho plano é aquele em que a superfície de reflexão é totalmente plana. As principais propriedades de um espelho plano são a simetria entre os pontos objeto e imagem e que a maior parte da reflexão que acontece é regular. ...
Ao manusearmos dois espelhos planos, podemos obter a formação de imagens através da associação de espelhos. Se colocarmos dois espelhos planos formando um ângulo de 90º entre eles, obteremos a formação de três imagens. Conforme o ângulo entre eles diminui, o número de imagens formadas aumenta.
Em um espelho plano temos a formação de uma única imagem, mas quando associamos dois espelhos planos formando um ângulo entre eles podemos obter a formação de várias imagens. ... Podemos observar que cada espelho formará uma imagem do objeto (I1 e I2), além de uma imagem da imagem formada pelo outro espelho.
O número de imagens nada mais é do que o resultado de sucessivas reflexões nos dois espelhos, que aumenta a medida que o ângulo entre os espelhos diminui. Figura 5 – Ilustra a associação de dois espelhos com um determinado ângulo.
Imagens como as que são formadas nos espelhos planos são chamadas de imagens virtuais.
Imagem: http://www.dma.uem.br/matemativa/conteudo/exposicao/simetrias/ frisos_rosetas/2_espelhos_articulados/s08_15.JPG De maneira geral, podemos utilizar uma expressão matemática que relaciona o número de imagens n com o ângulo entre os espelhos a.
Figura 3 – Exemplo de imagem real que será invertida ao ser observado por um espelho plano.
Quanto custa para fazer uma placa nova?
Qual a relação da arte e do público com a poética pessoal dos artistas?
Como tratar inflamação nas articulações?
Qual o país que mais usa as redes sociais?
Quais são os casos de inadmissibilidade de habeas corpus?
Como eram os jardins no renascimento?
Porque o cabelo descolorido escurece com o tempo?
Quais são as principais determinantes da fadiga no trabalho?
O que é biologia molecular e qual é a sua função na área biológica?
Qual antialérgico quem tem asma pode tomar?
Qual a força de um motor de 1 cv?