A arte literária está relacionada com a leitura de textos verbais. Por isso, ela é considerada como sendo a arte construída pelas palavras. A Literatura é uma das formas de expressão artística.
A literatura faz parte do movimento artístico e, portanto, essa disciplina e a arte se completam. As relações entre literatura e arte, bem como outros saberes, estão sempre presentes nos vestibulares, principalmente no caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no Enem.
A Literatura é uma arte produzida com palavras. Sua definição específica depende de questões diversas, tais quais de ordem social, histórica, cultural etc. A Literatura tem papel fundamental na construção do homem enquanto sujeito e cidadão.
Literárias: drama, poesia e prosa.
Na lista, Pintura, Escultura, Música, Literatura, Dança e Arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923.
16 curiosidades que você vai gostar
As funções da literatura1- Função político-social: realizar críticas sociais e políticas.2- Função catártica: liberar emoções e sentimentos.3- Função estética – gerar admiração pelo belo.4- Função cognitiva – transmitir conhecimento.5- Função lúdica – entreter, relaxar, envolver.
A Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.
Candido destaca que chama de literatura, nesse texto, tudo aquilo que tem toque poético, ficcional ou dramático nos mais distintos níveis de uma sociedade, em todas as culturas, desde o folclore, a lenda, as anedotas e até as formas complexas de produção escritas das grandes civilizações.
A Literatura é a arte de compor e expor escritos artísticos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos e práticos; o exercício dessa arte ou da eloquência e poesia. A palavra Literatura vem do latim "litteris" que significa "Letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee".
A vivência das artes ao lado da língua portuguesa faz o educando descobrir uma escola mais humana, prazerosa e sensível. ... A arte ao lado da língua portuguesa instiga a construção e socialização de conhecimentos úteis e práticos a toda comunidade escolar.
Literatura. A arte literária é concebida com a arte da palavra, materializada pela expressão do pensamento do artista seguindo as vivências relativas a cada época, a cada momento.
Os textos literários são baseados na imaginação do escritor/artista e, portanto, são subjetivos. Com a função de entreter o leitor, esse tipo de texto está intimamente relacionado com a arte. Por ser um texto artístico, não tem compromisso com a objetividade e com a transparência das ideias.
Apesar de originar-se etimologicamente da palavra letra (do latim, littera, letra), a Literatura surgiu nos primórdios da humanidade, quando o homem ainda desconhecia a escrita e vivia em tribos nómadas, à mercê das forças naturais que ele tentava entender através dos primeiros cultos religiosos.
Certos tempos primários podem ser considerados como os primeiros passos da literatura. Exemplos muitos antigos são Epopeia de Gilgamexe, datada de aproximadamente 2 000 a.C., e o Livro dos mortos, escrito em Papiro aproximadamente no ano 1600 a.C., mais provavelmente na data do século XVII a.C..
Um texto literário é marcado pela função poética da linguagem, ou seja, pela seleção e combinação das palavras com ideia de privilegiar ritmo, sonoridade, beleza, criatividade, entre outros. A literatura não tem compromisso com a realidade, e sim com a recriação dela.
A literatura (do latim littera, que significa “letra”) é uma das manifestações artísticas do ser humano, ao lado da música, dança, teatro, escultura, arquitetura, dentre outras. Ela representa comunicação, linguagem e criatividade, sendo considerada a arte das palavras.
De acordo com Antonio Candido (1972), a literatura possui uma função humanizadora, pois atua na formação do próprio homem, isto é, a literatura supre a necessidade universal que o homem tem de ficção e poesia, contribuindo para a formação da personalidade humana e propiciando o conhecimento do mundo e do ser que dela ...
A concepção de Roland Barthes de que a literatura é a utilização da linguagem não submetida ao poder, deve-se ao fato de que a linguagem literária não necessita de regras de estruturação para se fazer compreender. ... A linguagem literária assume aspectos de representação e demonstração.
A função social da literatura é facilitar ao homem compreender – e, assim, emancipar-se - dos dogmas que a sociedade lhe impõe. Isso é possível pela reflexão crítica e pelo questionamento proporcionados pela leitura.
A literatura brasileira tem desenvolvimento a partir dos textos descritivos de viajantes sobre a terra recém-descoberta. Os documentos escritos eram destinados à coroa portuguesa e são classificados como conteúdos informativos sobre a natureza e os habitantes da colônia. Esse período é denominado como Quinhentismo.
Com origens no século XII, a Literatura Portuguesa teve seus primeiros registros em galego-português, haja vista a integração cultural e linguística entre Portugal e Galícia, região na península Ibérica que hoje pertence ao território espanhol.
As primeiras formações literárias em solo lusitano começaram por volta dos séculos XII e XVI, entre a Baixa Idade Média e o Renascimento. Com a vinda dos colonizadores ao Brasil, seus ideais aqui também chegaram. Sempre que falamos em literatura, nos deparamos com as expressões estilos de época ou estilos literários.
Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Já os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar. ... É um texto informativo e, portanto, não literário.
Obra de arte, trabalho artístico ou somente obra, é uma obra criada ou avaliada por sua função artística ao invés de prática. Por função artística, se entende a representação de um símbolo, do belo. Apesar de não ter isso como principal objetivo, uma obra de arte pode ter utilidade prática.
Arte é a expressão de um ideal estético (ou seja, de um ideal de beleza) através de uma atividade criadora. É uma manifestação humana universal (existe em todas as culturas) que produz coisas reconhecidas como belas pela sociedade. Uma obra de arte transmite uma ideia, um sentimento, uma crença ou uma emoção.
Quais são os benefícios da casca do ovo?
Qual é o dígito da Agência Caixa?
Como saber se tem denúncia no meu nome?
Quem é o maior campeão brasileiro sub-20?
Qual óleo tem maior ponto de fumaça?
O que significa vento no grego?
Como acabar com a ruminação mental?
Como tratar sarna com sabonete?
Quais os melhores filmes de ação e comédia?
Como remover meus dados da internet?
É bom usar o mesmo shampoo por muito tempo?
O que significa o óleo de mirra?
Qual o prazo do direito de superfície?
Qual a diferença da gasolina Shell V-power?
Tem diferença entre bicarbonato de farmácia e supermercado?