A Apuração de Resultados (ARE) é uma rotina contábil que consiste em confrontar os valores das receitas, custos e despesas a fim de calcular o lucro ou prejuízo gerado em determinado período pela movimentação realizada pela empresa.
Passo 1: conhecer a Receita Operacional Líquida.Passo 2: conhecer o Resultado Operacional Bruto.Passo 3: conhecer o Resultado Operacional Antes do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro.Passo 4: conhecer o Lucro Líquido Antes das Participações.Passo 5: conhecer o Resultado Líquido do Exercício.
Contas de resultado
São aquelas em que registramos as despesas e as receitas. Quando representam despesas são denominadas de devedora e terão sempre o saldo devedor, e quando representam as receitas são denominadas de credoras e terão sempre o saldo credor.
Além de ser uma prática obrigatória no ramo contábil, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), é essencial para a gestão financeira dos negócios, pois ela mostrará se todas as ações aplicadas no empreendimento estão gerando os números esperados.
A apuração de resultados da empresa é uma parte essencial para a gestão. Por meio dela, é possível saber se está ganhando (lucro) ou perdendo (prejuízo) dinheiro nos negócios. O que permite enxergar qual caminho seguir para alcançar os objetivos desejados.
31 curiosidades que você vai gostar
Para que serve a DRE? A DRE é uma grande aliada do empreendedor. Por isso, saber usá-la é tão importante para a administração da sua empresa. Esse relatório confronta os dados das receitas e das despesas do negócio, mostrando o resultado líquido do seu desempenho e detalhando a real situação operacional de um negócio.
Estrutura da DREReceita Bruta.(-) Deduções e abatimentos.(=) Receita Líquida.(-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)(=) Lucro Bruto.(-) Despesas com Vendas.(-) Despesas Administrativas.(-) Despesas Financeiras.
As Contas de Resultados, dividem-se em Contas de Despesas e Contas de Receitas. Aparecem durante o exercício social encerrando-se no final do mesmo. Não fazem parte do Balanço Patrimonial, mas permitem apurar o resultado do exercício. As contas de resultados são aquelas que representam as despesas e as receitas.
O que são contas patrimoniais
As contas se dividem basicamente em dois tipos: patrimoniais e de resultado. As patrimoniais se referem ao ativo, passivo e ao patrimônio líquido da entidade, enquanto as de resultado são as receitas e despesas verificadas em determinado período.
Como usar a expressão ao passo?
O que é virtu e fortuna para Maquiavel?
Como usar a função Somases no Excel?
Como fazer cortes diferentes no Photoshop?
O que precisa para ser recepcionista de hospital?
Como comprovar dependência econômica do filho?
São ferramentas de seleção no Photoshop?
O que fazer na primeira noite com ele?
Quando usar Possessive adjectives e quando usar possessive pronouns?
Como é feita a consulta no cardiologista?
Como usar farinha de osso vitaplan?
Como funciona a comunicação via ondas de rádio?
O que preciso para viajar para a Turquia?
Como usar a função Datadif no Excel?
Como era a linguagem e a comunicação na Pré-história?