A apneia (ausência de respiração) da prematuridade é uma pausa na respiração que dura 20 segundos ou mais no bebê nascido antes de 37 semanas de gestação e que não tem um distúrbio de base causando a apneia.
Para os papais e mamães que têm bebê em casa é importante saber que a apneia do sono é uma doença que, apesar de ser mais comum em adultos, pode afetar os recém-nascidos, principalmente, os prematuros ou aqueles que nasceram com baixo peso.
Uma crise de apneia é um episódio em que a criança para de respirar involuntariamente e perde a consciência por um curto período após um acontecimento ou experiência assustadora, ou emocionalmente perturbadora ou dolorosa.
Entende-se por apneia a interrupção completa do fluxo de ar através do nariz ou da boca por um período de pelo menos 10 segundos nos adultos.
A massagem cardíaca deve ser feita com alguma pressão e rapidamente, sem perder o ritmo. Após, aproximadamente, 30 compressões, jogue todo o ar de sua boca na boca do bebê, se ele ainda não estiver respirando sozinho, enquanto aguarda pelo socorro.
É definida como a pausa respiratória por mais de 20 segundos, onde não se identifica fluxo respiratório/movimento respiratório ou quando ocorre uma pausa respiratória menor (5 a 10 segundos) associada à queda de saturação e/ou bradicardia em recém-nascidos (RN) com idade gestacional menor que 37 semanas.
Em longo prazo, uma pessoa com apneia do sono é mais propensa a desenvolver hipertensão, diabetes, dentre outras doenças crônicas. No entanto, em casos mais graves, a apneia do sono pode levar à morte por parada cardíaca.
Uma das formas mais eficazes para resolver as pausas na respiração durante o sono é o uso de um mecanismo chamado CPAP — sigla para pressão positiva contínua nas vias aéreas, em inglês. Como o nome sugere, trata-se de uma máscara que cobre o nariz e a boca e joga o ar para as vias respiratórias.
Alguns dos sinais e sintomas de apneia do sono em bebê, também conhecida pela sigla ALTE, podem ser identificados quando: O bebê pode ficar muito mole e apático. Geralmente, pequenas paradas da respiração não causam nenhum dano na saúde do bebê e podem ser consideradas normais.
A apneia do sono infantil, quando não é tratada, pode trazer inúmeros problemas para a criança, como danos cerebrais, retardo no desenvolvimento e hipertensão pulmonar, por exemplo.
Se o bebê realmente não estiver respirando, deve-se chamar uma ambulância imediatamente, ligando para o número 192, e deve-se tentar acordar o bebê pegando no colo e chamando por ele. Após uma apneia do sono, o bebê deve voltar a respirar sozinho somente com estes estímulos, porque geralmente a parada da respiração é rápida.
Qual a diferença entre a enxaqueca é o aneurisma?
Quais são os principais tipos de espalhamento da radiação solar pela atmosfera terrestre?
Qual o tamanho máximo da mangueira de gás?
Qual parte do corpo o polichinelo trabalha?
O que fazer para mão parar de formigar?
Pode passar zarcão em cima da ferrugem?
Quanto custa uma consulta com advogado de família?
Quais são os limites do método indutivo?
Quais são as cores de lentes de contato?
O que significa colágeno tipo 2?
Qual a importância do estudo da disciplina de metodologia da pesquisa para o curso de Direito?
Quais os fatores que influenciam na qualidade da imagem radiográfica?
Qual o objetivo do processo de laminação?
Quais as características da solda MIG?
Quantos pontos tem a categoria B?
Quando posso fazer uma ultrapassagem?
O que atrai a picada do pernilongo?