Pelo menos, em Portugal, a tradição manda que o nome de um indivíduo seja formado por: nome próprio (pode ter dois) + apelidos da família da mãe (até dois) + apelidos da família do pai (até dois). Em 1, Joana é o nome próprio (o primeiro nome), Simões é o apelido da mãe, e Lemos, o do pai.
substantivo masculino Nome que se baseia numa qualidade de alguém, geralmente depreciativa: tinha apelidos na escola, mas sofria com eles. Último nome; nome de família; sobrenome: Ribeiro era seu apelido. Nomeação que expressa uma particularidade de alguma coisa. Nome particular usado no lugar do nome próprio; alcunha.
Em Portugal a lei apenas obriga, ao registar-se um neófito, a que este receba um nome próprio, e um dos sobrenomes paternos, do pai, não necessariamente o último sobrenome do pai, pode ser até o da mãe do pai, ou sobrenome paterno do meio.
(1) O apelido de família compreende a indicação do apelido usual adquirido pelo casamento. O apelido de nascimento deve ser sempre indicado (se for igual ao apelido de família, preencher “IDEM”) As expressões “DITO” e “ALIÁS” e as partículas devem ser mencionadas segundo a ordem do registo civil.
Nome é nome e já inclui o apelido. ... Em português europeu, é de facto tradicional fazer uma distinção entre nome de baptismo ou nome próprio e nome de família ou apelido (sobrenome, no Brasil). Nome ou nome completo são as designações da sequência de nomes próprios e de família que identifica um indivíduo.
O "apelido" nada mais é do que uma maneira do usuário identificar o cartão que está sendo utilizado e, assim, evitar possíveis confusões na hora de efetuar o pagamento do pedido.
Alcunha — designação informal para identificar uma pessoa, objeto ou lugar; alcunha, apodo (é o sentido mais comum no Brasil).
Nomes como Viking, Jimmy, Rihanna, Nirvana e Sayonara não são permitidos em crianças portuguesas. Outros nomes estrangeiros também podem não ser aprovados, ainda assim, são muitos os nomes usados em território nacional que são exceção, como é o caso de bebés com dupla nacionalidade, por exemplo.
Poucos nomes não são diferentes dos antigos sobrenomes portugueses, como Camarinha, Castro, Crespim. Alguns estudiosos revelaram que os judeus naturalizados portugueses em geral escolheram patronímicos como novos sobrenomes, e, quando a conversão não foi obrigatória, eles costumavam escolher o sobrenome do padrinho.
Entre os sobrenomes mais frequentes na população portuguesa estão dois referentes a árvores (Pereira e Oliveira): Nogueira tem baixa frequência percentual (0,46%) em Portugal. Talvez tenham sido judeus cristãos-novos emigrantes para o Brasil durante os acontecimentos históricos narrados em outro post. 61
Para que você entenda a origem do seu sobrenome é preciso, em primeiro lugar, saber de onde os seus antepassados vieram. Isso quer dizer que, a forma mais fácil de saber se você é descendente de português ou não, é através dos seus pais, avós, bisavós e assim por diante.
Os maiores exemplos de sobrenomes tradicionais são: Geralmente, muitos dos sobrenomes, e até nomes, eram passados de geração em geração. Com isso, era comum se avô, pai e filho tivessem o mesmo nome e sobrenome. Isso era ainda mais comum se a família fosse da realeza.
Qual a melhor forma de voltar a estudar?
O que é ser uma pessoa deprimida?
O que é código na comunicação exemplos?
Qual é a emissora de televisão mais rica do mundo?
Quanto tempo demora para ser chamado para uma entrevista?
O que é o CNJ Qual sua função?
O que é a verdade para Sócrates e qual a diferença entre verdade e opinião?
Quanto ganha um estagiário de Pedagogia na Fundação Bradesco?
O que é a Paidéia e como ela expressa a concepção de educação dos gregos?
Quais os desafios sociais e ambientais da Amazônia?
Quanto tempo deixar a ventosa na pele?
Como é a estrutura do texto dissertativo?
Porque os animais são importantes para a nossa vida?
Como fazer um layout de uma empresa no PowerPoint?