A doença degenerativa da coluna é um conjunto de patologias relacionadas ao processo de degeneração da mesma e está associada a síndromes clínicas como doença degenerativa discal, discogênica, osteoartrite facetária, entre outras.
As Doenças Degenerativas da Coluna Vertebral referem-se a qualquer patologia resultante do processo de envelhecimento e desgaste que ocorre ao osso e aos tecidos moles da coluna vertebral. As pessoas que colocam mais pressão no pescoço e nas costas podem aumentar a taxa de desgaste.
Tradicionalmente, um procedimento cirúrgico chamado fusão espinhal tem sido utilizado para tratar doenças degenerativas da coluna vertebral. Usando enxertos ósseos e instrumentação, como placas metálicas e parafusos, este procedimento funde duas ou mais vértebras adjacentes.
Discopatia degenerativa lombar e uma condição de desgaste do disco (estrutura que se localiza entre as vértebras para atenuar as sobrecargas mecânicas decorrentes dos movimentos da coluna); lombar L5 S1 e uma descrição da localização desta degeneração, onde L5 e uma abreviação do 5 vértebra lombar e S1 da primeira ...
Envelhecimento é a causa mais comum de degeneração do disco. À medida que o corpo envelhece, os discos na coluna desidratam e perdem a capacidade de agir como absorvedores de choque entre as vértebras. Os ossos e ligamentos que constituem a coluna também ficam menos flexíveis e mais espessos.
Confira as principais doenças que afetam a coluna:
A discopatia degenerativa acompanhada de desidratação discal é uma consequência do envelhecimento fisiológico natural do disco. Os discos na coluna são constituídos essencialmente de água. Com o passar dos anos, eles perdem líquido e ficam mais finos.
Sabe-se que o disco intervertebral é a estrutura do sistema musculoesquelético mais vulnerável a alterações degenerativas, com início em idade precoce. O processo degenerativo da coluna vertebral pode ser organizado em 3 estágios distintos: disfunção, instabilidade e estabilização.
Nessa imagem em corte axial de ressonância magnética, é possível ver os elementos que compõem a “unidade funcional” da coluna vertebral, composta anteriormente pelo disco-corpo vertebral e posteriormente pelas articulações facetárias (setas) de vértebras adjacentes.
A “unidade funcional” ou “segmento móvel” da coluna vertebral é anatomicamente constituída por 2 vértebras adjacentes, separadas dorsalmente pelas articulações facetárias ou zigoapofisárias e anteriormente pelo disco intervertebral (Figura 2).
Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Coluna. A degeneração do disco intervertebral está associada com diversas entidades clínicas, como lombalgia, estenose do canal vertebral e hérnia de disco. Sabe-se que o disco intervertebral é a estrutura do sistema musculoesquelético mais vulnerável a alterações degenerativas, com início em idade precoce.
O que são agravos de notificação?
Qual o cheiro que o cupim não gosta?
Quais são os compostos orgânicos encontrados na célula de exemplos?
Como pagar dívidas altas com pouco dinheiro?
Quais músculos trabalha pedalando?
O que é necessidade total de financiamento permanente?
Quem é o maior biólogo do Brasil?
Quanto rende R$ 1000 no Tesouro Direto por um ano?
Quem achou o corpo de Kurt Cobain?
Quem tem espinha fica mais jovem?
Quais são as principais características da literatura romântica?
Como configurar o meu correio do IG no meu iPhone?
O que ele defendia Jean-paul Sartre?
Quais são os tipos de riscos no ambiente laboratorial?