É papel do professor, especialmente do professor que atua na EJA, compreender melhor o aluno e sua realidade diária. Pois o papel do educador deve ser o de acreditar nas possibilidades do ser humano, buscando seu crescimento pessoal e profissional.
A Didática é de suma importância para a formação do professor, pois deve proporcionar o desenvolvimento de sua capacidade crítica e reflexiva, possibilitando que o professor faça uma análise de forma clara sobre a realidade do ensino, proporcionando situações em que o aluno construa seu próprio saber.
Os recursos didáticos foram utilizados como atividade de fixação do conteúdo e como suporte para a realização de atividades propostas nas diversas disciplinas. Os resultados mostram maior interação entre os alunos, atenção, dinamização das aulas e aprendizagem significativa dos conteúdos abordados.
Sua tarefa é estimular jovens e adultos lhes proporcionando acesso à sala de aula. O professor da EJA deve redirecionar concepções e conceitos em sua organização pedagógica, considerando as especificidades desse segmento.
A Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.
44 curiosidades que você vai gostar
Fundamentos da Didática 2018 A Didática é uma disciplina do campo da Pedagogia que tem como objeto central de estudos, e de práticas, as relações entre as formas de ensino e aprendizagem e os desafios da docência na sociedade.
As características da fase psicológica da Didática se fundamentam na Psicologia e se delimitam em relação à Pedagogia. Os métodos e procedimentos de ensino tornam-se, pouco a pouco, caracterizadores desse ramo do conhecimento que se distingue, em sua fase contemporânea, por seu “metodologismo”.
O professor deve está sempre atento às necessidades do aluno, olhar para esse aluno, procurando entendê-lo, ouvi-lo, sempre discutir com os alunos e outros profissionais da área o melhor caminho a ser tomado, assumindo com profissional libertador, respeitando-o, valorizando-o, sempre com intenção de trazer melhorias a ...
Os resultados nos possibilitaram identificar os seguintes enunciados referentes ao perfil do educador para atuar na EJA: profissional paciente; profissional participativo e atento ao esclarecimento das dúvidas dos educandos; profissional extrovertido e atencioso; e profissional que exercite a prática da escrita e na ...
Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo.
A sugestão é que o professor mostre que o mais importante, no caso da alfabetização, é pensar sobre o sistema de escrita, o que inclui refletir e discutir sozinho e com os colegas quais letras usar e em que ordem, quais palavras são familiares e o que pode ser referência para escrever algo novo.
Ensinar, não é somente fazer o aluno aprender a escrever, mas também mostrar-lhe o significado social da leitura e da escrita, a significação é também transmitida aos alunos da EJA por meio da leitura de livros, de jornais e revistas, são rituais que promovem a observação, esses educandos estão ali naquela sala não ...
Livro didático da EJA: ações e reações
Sua importância aumenta ainda mais em países como o Brasil, onde uma precaríssima situação educacional faz com que ele acabe determinando conteúdos e condicionando estratégias de ensino, marcando, pois, de forma decisiva, o que se ensina e como se ensina o que se ensina.
A didática como campo de estudos e pesquisa possibilita investigação, aprofundamento e análise do processo de construção dos saberes e conhecimentos da práxis docente considerado elemento relevante para o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais do professor.
O que é a Didática:
Os professores e instrutores utilizam a didática como meio para aplicar modelos de abordagens que possibilitam o aprendizado dos seus alunos. Em suma, a didática é o modo como o professor ensina determinado conteúdo para os discentes, garantindo, através de estratégias, a construção do conhecimento.
É uma relação dinâmica na qual o professor dirige o processo de ensinar. Isso significa que, com a parceria dele, o próprio aluno vai ampliando suas capacidades cognoscitivas. E assim realiza, ele mesmo, as tarefas de aprendizagem. O ensino desenvolve uma relação num determinado contexto social.
Em síntese, dizemos que o professor deve ser um profissional do humano em sua forma integral que: ajuda o desenvolvimento pessoal/intersubjetivo do aluno; um facilitador do acesso do aluno ao conhecimento (informador informado); um ser de cultura que domina de forma profunda sua área de especialidade (científica e ...
Se ao optar pela EJA, o professor manter a mente aberta para todas as possibilidades que essa modalidade de ensino permite, ele conseguirá enxergar de fato seu aluno. Ele será capaz de transformar a realidade dele e dessa forma modificar a sua própria realidade.
O professor deve analisar se o instrumento eleito, qualquer que seja, atenderá às diferentes características dos alunos da EJA, se é relevante para compreender o processo de aprendizagem e se possibilita mostrar caminhos para intervenções construtivas que possam sanar as dificuldades da turma.
Dicas para um professor novato na EJAReserve bastante tempo para explicar a proposta de cada aula. ... Preocupe-se com os procedimentos escolares. ... Preste atenção ao ritmo da turma. ... Prepare-se para os alunos rápidos. ... Cuidado com a infantilidade.
Os educadores da EJA enfrentam inúmeros desafios no desenvol- vimento de sua prática docente, como a heterogeneidade, a evasão, a ju- venilização das turmas, a falta de materiais didáticos específicos, a baixa autoestima dos educandos, a rigidez institucional.
Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno.
O sistema educacional clássico, em sala de aula, pode ser modelizado pela relação entre três elementos: o professor, o aluno e o conteúdo a ser aprendido.
Em síntese, o processo de ensino e aprendizagem abarca todas essas dimensões: técnica, humana e político-social.
Aqui, as "Diretrizes para uma Pedagogia de Qualidade" apontam para três focos: identidade, diversidade e autonomia. A interdisciplinaridade e a contextualização devem ser as novas marcas para a educação brasileira.
Tem como usar SSD de notebook em PC?
Como a política de valorização do café pode ser resumida?
O que é processos de fundição continua?
Como criar E-mail institucional Gmail?
Quais são as complicações da colostomia?
O que deve constar no contrato de honorários advocatícios?
Quando lança a 11 geração da Intel?
Quem tem diabetes tem algum benefício do governo?
O que pode comer quem tem lama na vesícula?
Quem tem artrose pode fazer exercício físico?
Qual é a importância da qualidade dos produtos?
Quem representa o primeiro setor da economia?
Quais sinais vitais são monitorados pelo monitor multiparamétrico do CTI?
Quais são os níveis de atendimento do SUS?
Como enviar pdf por messenger?