As principais complicações relacionadas aos estomas incluem a adaptação inadequada da placa de ostomia, devido à má localização do estoma na parede abdominal, dermatite periostomal, necrose isquêmica, retração, prolapso, estenose, fístula periostomal, hérnia periostomal, abscesso periostomal e câncer.
Exponha a pele ao redor do estoma (sempre que possível) ao sol da manhã, de 15 a 20 minutos por dia. Tenha o cuidado de sempre proteger o estoma com gaze umedecida. Não utilize substâncias agressivas à pele, como álcool, benzina, colônias, tintura de benjoim, mercúrio, pomadas e cremes.
Fístulas são a complicação mais temida da cirurgia de reversão da bolsa de colostomia, e acontecem quando a emenda ou os pontos no intestino não cicatrizam adequadamente, levando ao extravasamento de material fecal na cavidade do abdome.
Beba de seis a oito copos - de água e outros líquidos por dia. Para obter uma quantidade maior de líquidos, fibras e vitaminas, alimente-se, no mínimo, de cinco porções de frutas e vegetais por dia. Uma maneira fácil de fazer isso seria encher metade do prato com frutas e/ou vegetais em cada refeiçãoA.
O pós-operatório da reversão da ostomia
A internação costuma durar entre 3 e 10 dias e, em casa, o paciente deve manter a dieta balanceada, as caminhadas e evitar ao máximo carregar peso e dirigir. Nas primeiras semanas é comum apresentar diarreia, constipação, flatulência, incontinência das fezes e dor anal.
32 curiosidades que você vai gostar
O tempo necessário para a parte a ser suturada se recuperar pode ser de três meses.
Para cirurgias laparoscópica um período de 20 a 30 dias é o suficiente para a retomada das práticas diárias. Em caso de cirurgia aberta este período de repouso deve se estender de 30 a 90 dias e o uso de cintas (faixas) elásticas abdominais devem ser estimuladas durante este período.
Existe uma dieta específica para paciente com estoma (colostomia/ileostomia)? Não existe uma dieta especial para estomias intestinais. Eventualmente, pode haver alguma restrição alimentar por conta da doença que levou à necessidade de realização de um estoma, ou mesmo dietas específicas para o pós-operatório.
Alguns alimentos devem assim ser evitados por pessoas ostomizadas, pois são responsáveis pelo aumento da produção de gases, prisão de ventre, odor forte ou alteração de cor das fezes ou urina e também diarreias.
...
Odor forteAspargos;Ovos;Laticínios no geral;Peixe;Alho;Feijão;Repolho.
Como se cadastrar no CadÚnico para receber o Auxílio Brasil?
O que posso ligar em um nobreak de 600VA?
Como saber se o leite materno está sustentando o bebê?
Qual mecanismo não está relacionado a interação fármaco-receptor?
Como calcular altura bancada cozinha?
Quantas calorias têm 3 colheres de sopa de feijão?
Qual a melhor anestésico para micropigmentação?
O que é privacidade na internet?
Quais as etapas em ordem do marketing de resultados?
Como elaborar um processo de cobrança?
Como morar fora do país de graça?
Quais são os 3 principais grupos de alimentos?
Qual a diferença entre pênfigo e penfigóide?
Como calcular taxa efetiva mensal e anual na HP 12c?