O álcool 70 (álcool etílico hidratado 70º INPM) é um desinfetante de média eficiência que contém álcool etílico e água (deionizada), ou seja, uma solução aquosa de álcool.
Ingredientes para produção de 1 litro:
São obtidos por misturas de materiais naturais ou sintéticos na água ou mistura de solventes, em um processo chamado geleificação. Uma forma fácil de criar um gel é fazendo uma solução em 10ml de água de 3g de acetato de cálcio e em seguida disolver em 75ml de álcool etílico.
Para a produção do álcool em gel, além do etanol deve-se utilizar como excipientes (veículos para o princípio ativo) água, espessante e, facultativamente, peróxido de hidrogênio e glicerol como aditivos.
O álcool 70% possui o melhor efeito bactericida porque a água facilita a entrada do álcool na bactéria e também retarda a evaporação, permitindo maior tempo de contato.
Somente fórmulas acima de 70% são eficientes e, vale lembrar, que aquelas que possuem uma quantidade muito elevada de álcool, como a 96%, também não devem ser utilizadas na pele, pois quanto mais forte, maior é a agressão.
O álcool gel pode diminuir a camada lipídica (proteção externa) da pele, deixando-a ressecada. A dica para preservar a hidratação é checar as informações do rótulo do produto e escolher o que leva glicerina na composição. Hidratação é essencial.
A porcentagem em volume recomendada para o álcool líquido ou em gel usado como antisséptico é de 77% (v/v) ou 77 ºGL. Já a porcentagem INPM (ou m/m) é de 70%. Há, portanto, uma grande diferença no título (porcentagem) em massa ou volume.
A produção de álcool em gel está em alta no mundo. Em função da pandemia da COVID-19, esta é uma das formas de prevenção da infecção gerada pelo vírus SARS-CoV-2.
O etanol utilizado como insumo para a produção de álcool em gel deve ter o seu grau alcoólico determinado utilizando-se um alcoômetro de Gay-Lussac, em uma temperatura conhecida. Segundo a Farmacopeia Brasileira, [2] a porcentagem de etanol (v/v) deve ser medida na temperatura de 15 ºC.
Para que se obtenha a consistência de gel, há dois grupos de agentes espessantes usualmente empregados. Os mais utilizados são os polímeros acrílicos, dos quais o Carbopol® é o mais conhecido, e os polímeros derivados de celulose, como a hidroxietilcelulose (HEC) e, mais recentemente, a hidroxipropilmetilcelulose (HPMC).
Estava recebendo seguro-desemprego e comecei a trabalhar?
Qual é um dos impactos ambientais positivos do turismo?
Quanto tempo em média se leva para aprender a tocar viola?
Qual a diferença do própolis e da geleia real?
O que é intangibilidade poder?
É normal sentir fome de 3 em 3 horas?
Quais são as áreas do marketing digital?
Quais as igrejas tradicionais no Brasil?
Quais as exigências da escrita formal?
Quais são os elementos comuns de todas as vias sensoriais?
Quando foi a morte de Kurt Cobain?
Qual o significado da linguagem literária?
O que são as doenças ocupacionais?
Quais os pontos principais devem ser analisados para um bom orçamento de uma obra?