O álcool 70 (álcool etílico hidratado 70º INPM) é um desinfetante de média eficiência que contém álcool etílico e água (deionizada), ou seja, uma solução aquosa de álcool.
Ingredientes para produção de 1 litro:
São obtidos por misturas de materiais naturais ou sintéticos na água ou mistura de solventes, em um processo chamado geleificação. Uma forma fácil de criar um gel é fazendo uma solução em 10ml de água de 3g de acetato de cálcio e em seguida disolver em 75ml de álcool etílico.
Para a produção do álcool em gel, além do etanol deve-se utilizar como excipientes (veículos para o princípio ativo) água, espessante e, facultativamente, peróxido de hidrogênio e glicerol como aditivos.
O álcool 70% possui o melhor efeito bactericida porque a água facilita a entrada do álcool na bactéria e também retarda a evaporação, permitindo maior tempo de contato.
Somente fórmulas acima de 70% são eficientes e, vale lembrar, que aquelas que possuem uma quantidade muito elevada de álcool, como a 96%, também não devem ser utilizadas na pele, pois quanto mais forte, maior é a agressão.
O álcool gel pode diminuir a camada lipídica (proteção externa) da pele, deixando-a ressecada. A dica para preservar a hidratação é checar as informações do rótulo do produto e escolher o que leva glicerina na composição. Hidratação é essencial.
A porcentagem em volume recomendada para o álcool líquido ou em gel usado como antisséptico é de 77% (v/v) ou 77 ºGL. Já a porcentagem INPM (ou m/m) é de 70%. Há, portanto, uma grande diferença no título (porcentagem) em massa ou volume.
A produção de álcool em gel está em alta no mundo. Em função da pandemia da COVID-19, esta é uma das formas de prevenção da infecção gerada pelo vírus SARS-CoV-2.
O etanol utilizado como insumo para a produção de álcool em gel deve ter o seu grau alcoólico determinado utilizando-se um alcoômetro de Gay-Lussac, em uma temperatura conhecida. Segundo a Farmacopeia Brasileira, [2] a porcentagem de etanol (v/v) deve ser medida na temperatura de 15 ºC.
Para que se obtenha a consistência de gel, há dois grupos de agentes espessantes usualmente empregados. Os mais utilizados são os polímeros acrílicos, dos quais o Carbopol® é o mais conhecido, e os polímeros derivados de celulose, como a hidroxietilcelulose (HEC) e, mais recentemente, a hidroxipropilmetilcelulose (HPMC).
Qual é o tempo de uma sessão de fisioterapia?
Quem financiou a construção do Canal do Panamá?
Porque não se deve utilizar cimentos fora do prazo de validade?
Como se inicia a marcação de uma régua?
Como tirar a segunda via da identidade em Maceió?
Como escrever a razão 3 8 na forma de taxa percentual?
O que faz uma ação se valorizar?
Qual link de pagamento mais barato?
Quantos bits possuem um endereço IPv4?
Como funciona o pagamento do Sportingbet?
Porque meu WhatsApp está com zoom?
Qual a madeira leve e resistente?
Quando capricorniano terminar um relacionamento?
Qual é a carga máxima de uma bateria de 60 amperes?
Pode tomar banho com prótese ocular?
Pode carregar DualSense na tomada?
Qual a diferença entre necessidade desejo e demanda de um exemplo para cada?